Tipos de sangramento: capilar, venoso, arterial, interno. Maneiras de parar e primeiros socorros

O artigo fala sobre os principais tipos de sangramento – capilar, venoso, arterial e interno. Você aprenderá sobre maneiras de parar de sangrar e como conduzir os primeiros socorros à vítima.

O sangramento pode ser causado por muitas coisas, desde pequenos cortes a ferimentos graves e doenças. A gravidade do sangramento depende do tipo e da quantidade de danos aos vasos sanguíneos e da condição do corpo.

Existem vários tipos de sangramento, incluindo sangramento capilar, venoso e arterial. Cada tipo requer uma abordagem e métodos específicos para parar.

Independentemente de que tipo de sangramento tenha ocorrido, a primeira prioridade é impedir ainda mais a perda de sangue e eliminar a ameaça à vida da vítima. Vamos dar uma olhada em cada tipo de sangramento e os métodos de primeiros socorros em cada caso.

Contents
  1. Tipos de sangramento
  2. Sangramento capilar
  3. Sangramento venoso
  4. Sangramento arterial
  5. Sangramento capilar: o que é?
  6. Sangramento capilar: causas e sintomas
  7. Maneiras de parar o sangramento capilar
  8. Sangramento venoso: o que é?
  9. Causas e sintomas de sangramento venoso
  10. O que fazer em caso de sangramento venoso
  11. Sangramento arterial: o que é?
  12. Sangramento arterial: causas e sintomas
  13. Parando o sangramento arterial
  14. Primeiros socorros para sangramento: regras básicas
  15. Ações a serem tomadas em caso de emergência
  16. Pedir ajuda
  17. Tratamento de feridas
  18. Aplicando uma compressa fria
  19. Preste atenção à condição da vítima
  20. Como se proteger durante os primeiros socorros para sangramento
  21. 1. Use luvas ou outro equipamento de proteção
  22. 2. Lidar com a situação antes de administrar os primeiros socorros
  23. 3. Permita que a pessoa ferida se sente ou se deite
  24. 4 Avalie a condição da vítima
  25. 5. Pare o sangramento
  26. O que devo fazer se o sangramento não parar?
  27. Quando é necessário procurar atendimento médico por sangramento?
  28. Diagnosticando sangramento em ambientes médicos
  29. Informações gerais
  30. Métodos de diagnóstico
  31. Especificos de diagnóstico de sangramento arterial
  32. Conclusão
  33. Vídeo sobre o assunto:
  34. Q & amp; A:
  35. O que é sangramento capilar?
  36. O que é sangramento venoso?
  37. Quais são algumas maneiras de parar o sangramento arterial?
  38. O que mais pode ser feito para parar o sangramento?
  39. Quais medicamentos podem ser usados para parar de sangrar?
  40. Como fornecer devidamente os primeiros socorros para a sanção nasal?
  41. Quais devem ser os primeiros socorros para sangrar da orelha?
  42. O que deve ser feito ao sangrar nos olhos?
  43. O que é síndrome de estresse pós-traumático?
  44. Prevendo os efeitos psicológicos após um evento traumático

Tipos de sangramento

Sangramento capilar

Os capilares são os menores vasos que transportam sangue de arteríolas a veias. No sangramento capilar, os vasos são danificados, resultando na perda de uma pequena quantidade de sangue. Esse sangramento geralmente para por conta própria ou com pequenas bandagens de compressão.

Você tem um check-up abrangente (check-up) de todo o seu corpo?

Sangramento venoso

O sangramento venoso, em comparação com o sangramento capilar, pode ser mais grave. Os vasos venosos carregam sangue de volta ao coração e geralmente estão mais próximos da superfície da pele. O sangue é geralmente vermelho escuro e não bate fortemente com a ferida. A parada de sangramento pode ser realizada pela compressão e elevação do membro.

Sangramento arterial

As artérias são grandes vasos que carregam sangue do coração para outras partes do corpo. Quando uma artéria é ferida, o sangue pode derrotar violentamente a ferida e exigir atenção médica imediata. Para parar o sangramento, um curativo de pressão ou mesmo um torniquete deve ser aplicado acima do local da lesão para reduzir o fluxo sanguíneo.

É importante reconhecer rapidamente e tomar medidas para interromper diferentes tipos de sangramento. Em caso de grande perda de sangue, chame uma ambulância.

Sangramento capilar: o que é?

O sangramento capilar está sangrando de vasos sanguíneos pequenos danificados chamados capilares. Geralmente ocorre quando a pele é danificada para que o dano não afete os vasos sanguíneos mais profundos.

O sangramento capilar geralmente aparece como uma pequena quantidade de sangue que se projeta da ferida na forma de gotículas ou escorregadores. O sangue é vermelho brilhante porque contém oxigênio.

O sangramento capilar geralmente pára rapidamente por conta própria, pois o sangue coagula no vaso danificado e um coágulo se forma. No entanto, se o sangramento continuar por mais de 10 minutos, medidas adicionais devem ser tomadas para det ê-lo.

  • Para parar o sangramento capilar, você deve aplicar pressão à ferida com um pano limpo e seco. Se a ferida estiver em um membro, é melhor elev á-la para reduzir o sangramento.
  • É importante não usar panos sujos e não remover molhos antigos para evitar danificar um coágulo que já se formou.
  • Se o sangramento continuar ou a ferida for profunda, um médico ou profissional de primeiros socorros deve ser consultado.

Sangramento capilar: causas e sintomas

Capilares são pequenos vasos que conectam arteríolas e vênulas. O sangramento capilar ocorre quando os capilares são danificados e o sangue é liberado deles para a superfície da pele.

Os danos capilares podem ser causados por uma variedade de fatores, incluindo trauma e feridas, pequenas contusões, queimaduras, picadas de insetos e até atrito grave da pele.

Os sintomas do sangramento capilar incluem uma dor penetrante ou sensação de queimação, cor avermelhada ou rosa de pele encharcada de sangue, fluxo sanguíneo pulsante e integridade da pele comprometida.

  1. Primeiros socorros: para parar o sangramento capilar, um molho de pressão feito de material estéril deve ser aplicado ao local da lesão para interromper o sangramento.
  2. Se a lesão estiver associada a uma queimadura ou ferida: a superfície da ferida ou queima deve ser limpa cuidadosamente para evitar possíveis infecções ou complicações.
  3. Em caso de sangramento grave: você deve chamar uma ambulância imediatamente e manter a parte ferida do corpo acima do nível do coração.

Maneiras de parar o sangramento capilar

O sangramento capilar ocorre quando pequenos vasos sanguíneos são danificados. Não é perigoso, mas pode ser bastante prolongado.

Para parar o sangramento capilar, as seguintes medidas devem ser tomadas:

  • Aplique um curativo estéril ou pano na ferida. Se não houver material estéril à mão, você poderá usar um pano limpo comum ou algodão absorvente.
  • Aplique a pressão à ferida e mantenh a-a pressurizada por alguns minutos. Isso ajudará a parar o sangramento.
  • Se necessário, uma compressa fria pode ser aplicada à ferida para restringir os vasos sanguíneos e acelerar o processo de interromper o sangramento.
  • Se o sangramento não parar, você deve procurar atendimento médico.

Sangramento venoso: o que é?

O sangramento venoso está sangrando que ocorre de um vaso venoso danificado, um vaso responsável por drenar o sangue dos tecidos e devolv ê-lo ao coração.

No sangramento venoso, o sangue pode fluir lentamente e ser de cor escura, pois contém menos oxigênio que o sangue arterial. O sangramento venoso geralmente não é tão perigoso quanto o sangramento arterial, porque o sangue flui mais lentamente e não forma jatos fortes, mas também deve ser interrompido.

Você pode parar o sangramento venoso aplicando um curativo de pressão ou um pano estéril na área lesionada, aplicando pressão à ferida sangrando usando meios improvisados, como roupas ou bandagens e usando gelo ou outros agentes de refrigeração para ajudar a restringir os vasos e o fluxo de sangue lento.

  • É fortemente aconselhado não remover nenhum corpo da ferida – isso pode piorar o sangramento.
  • Se o sangramento continuar, uma ambulância e os médicos devem ser chamados imediatamente, que podem parar o sangramento e avaliar a extensão do dano ao corpo.

O autocuidado por sangramento venoso raramente é recomendado e pode ser perigoso para a sua saúde. Portanto, no caso de sangramento, você deve procurar atendimento médico imediato ou chamar uma ambulância.

Causas e sintomas de sangramento venoso

O sangramento venoso ocorre quando uma veia é ferida ou quando uma ferida existente perto da veia sangra. Pode ser causado por várias lesões, como contusões, abrasões, cortes e cirurgias, doenças do sistema circulatório.

Os sintomas do sangramento venoso são manifestados por um sangramento profuso, mas lento, o sangue é de cor vermelha escura. Geralmente, o sangramento não é pesado e não leva a uma rápida perda de sangue, mas pode ser acompanhada de dor e inchaço intensos. Se o sangramento estiver nos braços ou pernas, podem ocorrer sintomas de fraqueza e tontura.

Para parar o sangramento venoso, aplique um molho de pressão sobre a ferida no local do sangramento e eleve o membro acima do nível do coração. Também é recomendável aplicar resfriado ao local de sangramento para restringir os vasos e reduzir o sangramento. Se o sangramento persistir, procure atendimento médico imediato.

O que fazer em caso de sangramento venoso

O sangramento venoso ocorre quando uma veia é danificada, fazendo com que o sangue flua para fora através de um canal aberto apropriado.

Se você encontrar sangramento venoso, precisará aplicar imediatamente os primeiros socorros para interromper a perda de sangue.

No caso de sangramento venoso, você precisa:

  • Aplique pressão direta ao local da ferida. Isso reduzirá o sangramento e prenderá o vaso sanguíneo de onde vem o sangue.
  • Eleve o membro onde a ferida está localizada. Isso reduzirá o fluxo sanguíneo e ajudará a prender o vaso sanguíneo ainda mais apertado.
  • Deixe a prensagem no lugar até que o sangramento pare. Lembr e-se de que remover a prensa muito rapidamente pode fazer com que o sangramento se repita.
  • Se o sangramento não parar, procure atendimento médico. Continue aplicando pressão à ferida até que uma ambulância chegue.

Conhecer as regras de primeiros socorros para o sangramento venoso pode salvar a vida de uma pessoa, então memoriz e-as e us e-as quando necessário.

Sangramento arterial: o que é?

O sangramento arterial está sangrando de uma artéria danificada que carrega sangue rico em oxigênio do coração por todo o corpo. Esses sangramentos são os mais perigosos e podem levar a complicações graves, incluindo perda de consciência e morte.

As artérias danificadas podem estar em qualquer parte do corpo e podem levar a uma ampla gama de sintomas. Alguns deles podem incluir batimentos cardíacos rápidos, perda de consciência, fraqueza, palidez, perda de sensação nas extremidades e dor. A questão de como se deve administrar primeiros socorros em caso de sangramento arterial é extremamente importante, pois é o que determina a saúde futura da vítima.

Para parar o sangramento arterial, deve pressionar imediatamente a ferida, cobrind o-a com um tampão ou pano estéril e aplicar pressão direta na artéria acima da ferida. O membro lesionado deve ser preferencialmente suspenso na posição vertical para reduzir o fluxo sanguíneo. Se a ferida for grande e continuar a sangrar, a ajuda médica deve ser convocada imediatamente.

  • Pare o sangramento, isso é muito importante.
  • Aplique a pressão à ferida para parar o sangramento.
  • Ligue para uma ambulância se o sangramento não puder ser interrompido.

Sangramento arterial: causas e sintomas

O sangramento arterial é causado pela ruptura de uma artéria, responsável pelo transporte de sangue do coração para os órgãos e tecidos do corpo. Este é o tipo mais perigoso de sangramento, pois o sangue flui a uma taxa alta e pode resultar na perda de uma grande quantidade de sangue. O sangramento arterial pode ser causado por vários fatores, como trauma, lesão ou doença arterial.

O principal sintoma do sangramento arterial é o fluxo rápido e perceptível do sangue vermelho brilhante da ferida. O sangramento é acompanhado pela descoloração da pele (torn a-se branco), aumento da frequência cardíaca e diminuição da pressão arterial. Com sangramento prolongado, inconsciência e até morte são possíveis.

Portanto, é necessário interromper imediatamente o sangramento arterial e chamar uma ambulância. Para parar de sangrar, é necessário pressionar a ferida ou na artéria acima de seus danos. É importante lembrar que não é recomendável aplicar um torniquete em casa sem treinamento, pois isso pode causar mais lesões.

  • Tenha cuidado ao lidar com objetos nítidos.
  • Evite a manipulação de objetos energizados.
  • Procure atendimento médico profissional imediatamente para evitar complicações.

Parando o sangramento arterial

O sangramento arterial é o mais perigoso e pode levar a uma rápida perda de grandes quantidades de sangue e morte. Em caso de perda de sangue, uma ambulância deve ser chamada imediatamente e o sangramento deve ser interrompido com urgência.

Inicialmente, o sangramento deve ser interrompido prendendo a ferida com um curativo estéril (a melhor opção é usar um curativo especial para parar de sangrar com um elemento de compressão).

Se houver pontos de sangramento pesado na superfície do corpo, é necessário aplicar um curativo de compressão. Isso pode ser feito com um curativo regular bem enrolado, mas é importante não pux á-lo com muita força para evitar causar danos adicionais à ferida.

Se a ferida estiver localizada em um membro e o sangramento não puder ser interrompido, um suporte firme deverá ser colocado sob o curativo. Essa ação ajuda o curativo a pressionar mais firmemente contra a ferida, o que ajuda a parar o sangramento rapidamente.

Não é recomendável parar de sangrar com água muito fria ou gelo. Isso pode causar vasoespasmo e prejudicar o fluxo sanguíneo.

Primeiros socorros para sangramento: regras básicas

O sangramento é a perda de sangue devido a danos aos vasos sanguíneos de vários diâmetros. Ao parar de sangrar, é vital dar primeiros socorros rápidos e corretos.

  • Imobilize o membro lesionado. Isso diminuirá o sangramento e reduzirá o risco de infecção por feridas.
  • Aplique um curativo de pressão. Use um pano ou curativo para prender com segurança o curativo na superfície da ferida. Ao faz ê-lo, não contrai os vasos sanguíneos ou puxe o curativo firmemente.
  • Levante a parte ferida do corpo acima do nível do coração. Isso reduzirá o sangramento e diminuirá o inchaço.
  • Chame uma ambulância imediatamente. Se o sangramento for incontrolável ou de tecido profundo, não se arrisque, mas exige atenção médica.

Lembr e-se de que cada segundo conta. Em alguns casos, pode ser necessária uma transfusão de sangue ou cirurgia, portanto, não demore em chamar uma ambulância.

Ações a serem tomadas em caso de emergência

Pedir ajuda

Se você testemunhar sangramento, deve chamar uma ambulância imediatamente. Não atrase a chamada para mais tarde, cada segundo pode ser decisivo. Verifique o endereço e a localização do incidente, cont e-lhes sobre o sangramento e sua natureza.

Tratamento de feridas

Antes que a ambulância chegue, é importante proteger a vítima e iniciar os primeiros socorros. Primeiro de tudo, é necessário tratar a ferida. Se o sangramento ocorre com os capilares, basta colocar um curativo estéril na ferida. Se o sangramento de uma veia, é necessário aplicar um curativo de pressão. No caso de sangramento de uma artéria, um curativo de pressão deve ser aplicado acima da ferida.

Aplicando uma compressa fria

Para parar de sangrar, você pode aplicar uma compressa fria no local da ferida. Para isso, você pode usar um pedaço de gelo ou um pano embebido em água fria. O frio contrai os vasos sanguíneos e reduz o sangramento.

Preste atenção à condição da vítima

Ao fornecer os primeiros socorros, preste atenção à condição da vítima. Se ele perdeu a consciência ou começou a sufocar, é necessário iniciar medidas de ressuscitação antes da chegada de uma ambulância. Se o sangramento for interrompido, não enfraqueça a atenção para a condição da vítima até a chegada dos médicos.

Como se proteger durante os primeiros socorros para sangramento

1. Use luvas ou outro equipamento de proteção

Antes de começar a ajudar a pessoa ferida, protej a-se para evitar o contato com substâncias infecciosas, se houver algum sangue. Use luvas, preferencialmente luvas estéreis ou outros equipamentos, como os projetados para os profissionais de saúde.

2. Lidar com a situação antes de administrar os primeiros socorros

Antes de administrar quaisquer primeiros socorros à pessoa ferida, cuide da situação, possivelmente cuidando da segurança dos outros. Desligue a eletricidade se o sangramento for devido a uma lesão elétrica. Remova quaisquer objetos nítidos que possam causar mais lesões.

3. Permita que a pessoa ferida se sente ou se deite

Se o sangramento for pequeno, peça à vítima para deitar e elevar a parte ferida do corpo acima do nível do coração para reduzir o fluxo sanguíneo. Se o local do sangramento estiver no pescoço ou na cabeça, faça com que a vítima se sente e incline a cabeça para a frente para que o sangue flua para baixo.

4 Avalie a condição da vítima

Preste atenção à condição da vítima. Se ele se sentir mal, pálido ou inconsciente, chame uma ambulância. Se a condição estiver estável, você poderá continuar fornecendo primeiros socorros, monitore seu pulso e respiração.

5. Pare o sangramento

A maneira de parar o sangramento depende do tipo de sangramento. No sangramento capilar, é suficiente aplicar um molho limpo e seco. Para sangramento venoso ou arterial, aplique um torniquete ou pressão na ferida, aplique resfriado. De qualquer forma, tenha cuidado para não causar danos adicionais à pessoa ferida.

O que devo fazer se o sangramento não parar?

Se você aplicou todas as medidas necessárias para interromper o sangramento e ainda não diminui, é necessário chamar imediatamente uma ambulância. Se houver uma perda significativa de sangue, o corpo pode se enfraquecer gravemente, o que pode levar à morte.

Até que o pessoal médico chegue, você deve continuar interrompendo o sangramento, usando todos os meios disponíveis. Se o sangramento for arterial, você pode tentar aplicar pressão à artéria acima do nível da ferida. Para sangramento capilar e venoso, você deve continuar a aplicar pressão à ferida e aplicar um molho de gelo ou água fria.

É importante lembra r-se de permanecer calmo e agir rapidamente ao sangrar. Não entre em pânico ou tente abrir a ferida para ver qual é a situação. Isso só pode aumentar o sangramento. Siga as instruções sobre como parar o sangramento e não remova o curativo até que o pessoal médico chegue.

  • Se você suspeitar que a pessoa ferida pode perder a consciência, não a deixe sozinha.
  • Certifique-se de que a pessoa ferida esteja respirando normal e regularmente.
  • Tente persuadir a pessoa ferida a deitar-se de costas para garantir que receba oxigênio suficiente.

Não se esqueça que os primeiros socorros para sangramento são uma habilidade muito importante que pode salvar uma vida em uma situação extrema. Aprenda as técnicas adequadas e não hesite em usá-las se precisar ajudar alguém ao seu redor em caso de sangramento.

Quando é necessário procurar atendimento médico por sangramento?

O sangramento pode ser uma séria ameaça à saúde ou até à vida de uma pessoa. Na maioria dos casos, os primeiros socorros devem ser administrados imediatamente quando ocorre sangramento. No entanto, existem situações em que é necessário um profissional médico.

Se o sangramento não puder ser estancado, não entre em pânico e chame uma ambulância. Além disso, consulte um médico se o sangramento for causado por uma lesão, uma doença interna ou se você estiver tomando medicamentos que possam causar distúrbios de coagulação sanguínea.

Além disso, você deve consultar um médico se o sangramento for acompanhado de outros sintomas, como fraqueza, tontura, perda de consciência ou se o sangramento vier de uma abertura no corpo (como o ânus ou a vagina).

De qualquer forma, se você não tiver certeza se é necessário um profissional médico, é melhor chamar uma ambulância e consultar o despachante. Existe uma regra geral: é melhor reagir exageradamente do que reagir mal.

Diagnosticando sangramento em ambientes médicos

Informações gerais

O diagnóstico de sangramento é uma etapa importante do atendimento médico à vítima. Os médicos em instalações médicas usam vários métodos e ferramentas para determinar e avaliar o grau de sangramento de uma vítima.

Um dos primeiros passos do diagnóstico é avaliar o estado geral da vítima. Os médicos prestam atenção à presença de sintomas de choque, como pele pálida, batimentos cardíacos acelerados e tremores nas mãos e nos pés.

Métodos de diagnóstico

Os médicos podem usar uma variedade de métodos e ferramentas para determinar os tipos de sangramento e avaliar sua gravidade:

  • Inspeção visual da ferida ou área lesada do corpo e avaliação da natureza e intensidade do sangramento;
  • Uso de instrumentos especiais, como cateter arterial ou manguito de pressão arterial, para medir a pressão arterial e avaliar sangramento;
  • Testes clínicos e laboratoriais, como exames de sangue, que podem ajudar os médicos a determinar a presença de sangramento no corpo e sua gravidade.

Especificos de diagnóstico de sangramento arterial

O diagnóstico de sangramento arterial é uma etapa particularmente importante na prestação de cuidados médicos, porque é um tipo de sangramento que pode levar a sérias conseqüências. Os médicos usam ferramentas especializadas, como uma máquina Doppler, para determinar a localização do sangramento e sua gravidade. Os médicos também podem usar tomografias e angiografia para diagnosticar com mais precisão o sangramento arterial e escolher os métodos mais eficazes para interromper o sangramento.

Conclusão

O diagnóstico de sangramento é um estágio importante de ajudar a vítima. Os médicos em instalações médicas usam vários métodos e ferramentas para identificar e avaliar o grau de sangramento, dependendo de seu tipo e gravidade. Quanto mais cedo o sangramento for detectado e parado, maiores as chances de recuperação total da condição da vítima.

Vídeo sobre o assunto:

Q & amp; A:

O que é sangramento capilar?

O sangramento capilar vem de pequenos vasos sanguíneos chamados capilares. Pode ser causado por pequenos cortes ou arranhões na pele. O sangramento é pequeno e pára rapidamente por conta própria. Nenhuma atenção médica especial é necessária, apenas um pequeno curativo ou curativo.

O que é sangramento venoso?

O sangramento venoso está sangrando em veias, os vasos sanguíneos que levam sangue de volta ao coração. Esse sangramento pode ser causado por vários fatores, como lesões, dissecções, etc. O sangramento venoso pode ser interrompido aplicando um molho de pressão na ferida e pressionand o-o manualmente no local do sangramento. Se o sangramento não parar, é necessário chamar uma ambulância.

Quais são algumas maneiras de parar o sangramento arterial?

O sangramento arterial é o tipo mais grave de sangramento, porque as artérias carregam sangue sob alta pressão. Se ocorrer sangramento arterial, uma ambulância deve ser chamada imediatamente. Para parar o sangramento antes da chegada dos profissionais médicos, você deve aplicar um molho de pressão na ferida e aplicar pressão na área de sangramento usando sua mão ou alguns pedaços de pano. Se o sangramento continuar, você poderá aplicar pressão a uma artéria mais alta que o local de sangramento.

O que mais pode ser feito para parar o sangramento?

É importante lembrar que para parar de sangrar, a vítima deve ser deixada para descansar e uma ambulância deve ser chamada o mais rápido possível. Se a vítima estiver consciente e não tiver problemas respiratórios, você pode sentar ou deitar no chão. Você também pode elevar os braços da vítima acima da cabeça para reduzir a pressão do sangue na ferida.

Quais medicamentos podem ser usados para parar de sangrar?

Se não for possível chamar uma ambulância em breve, você poderá usar agentes hemostáticos. Estes podem ser pós, géis, sprays usados para parar de sangrar. Os preparativos contêm componentes que contribuem para a compressão dos vasos sanguíneos e param de sangramento. Mas dev e-se ter em mente que o uso de agentes hemostáticos requer certas habilidades e pode levar a complicações, por isso é melhor não correr riscos e chamar uma ambulância.

Como fornecer devidamente os primeiros socorros para a sanção nasal?

Em caso de sanção nasal, sent e-se e incline a cabeça para a frente. Aplique pressão nas narinas com um anel de gaze ou um curativo dobrado. Um pirulito ou cubo de gelo deve ser colocado na ponte do nariz. Durante o sangramento, você pode respirar o ar pela boca. O sangramento deve parar em 10 a 15 minutos. Se o sangramento não parar, é necessário entrar em contato com um médico.

Quais devem ser os primeiros socorros para sangrar da orelha?

Ao sangrar da orelha, você precisa sentar e inclinar a cabeça para o lado da hemorragia. Pressione um curativo de pressão, anteriormente molhado, no local do sangramento. Pare onde você está e chame uma ambulância. Em nenhum caso você deve inserir paus e outros objetos no ouvido, o que pode danificar o aparelho auditivo e agravar a situação.

O que deve ser feito ao sangrar nos olhos?

Ao sangrar no olho, é necessário sentar, inclinar a cabeça levemente para a frente e, pressionando um dedo, aplique resfriado ao globo ocular fechado. O frio pode ser aplicado na forma de gelo do freezer, uma garrafa da geladeira ou simplesmente embebida em água fria. Os movimentos dos olhos e o fricção não devem ser evitados. Se o sangramento não parar em 10 a 15 minutos, você deve procurar atendimento médico.

O que é síndrome de estresse pós-traumático?

A síndrome do estresse pós-traumática (TEPT) é uma condição psicológica que ocorre depois que uma pessoa experimenta um evento traumático. Isso pode ser um acidente, desastre, agressão ou outro evento com risco de vida.

Os principais sinais de TEPT incluem ataques repetidos de pânico e ansiedade, distúrbios do sono, pesadelos e flashbacks, onde uma pessoa revive um evento que aconteceu no passado.

Psicoterapia, terapia em grupo e medicamentos para ansiedade e depressão são usados para tratar PTSs. É importante perceber que o PTSS não é uma fraqueza ou uma falha de caráter, e que buscar ajuda e tratamento é um passo em direção à recuperação.

Prevendo os efeitos psicológicos após um evento traumático

Eventos traumáticos podem deixar uma marca profunda no estado mental de uma pessoa. No entanto, existem maneiras de prevenir efeitos psicológicos.

  • Garantir a segurança . Se o evento traumático ocorreu em um ambiente de trabalho ou escola, é importante garantir a segurança de todos os envolvidos. Isso reduzirá a ansiedade e o pânico.
  • Mostrar cuidado e empatia. Senti r-se cuidado pela família e amigos pode ser de grande benefício. Dá à pessoa a oportunidade de compartilhar seus sentimentos e emoções.
  • Fornecer informações. Ter informações sobre o evento pode ajudar uma pessoa a ver que é real e a perceber o que aconteceu com eles.
  • Oferecer ajuda psicológica. É importante discutir abertamente a possibilidade de obter ajuda psicológica se a pessoa sentir a necessidade de faz ê-lo.

Além disso, o uso de bebidas e drogas alcoólicas deve ser evitado, pois isso pode piorar os efeitos psicológicos de um evento traumático.

A responsabilidade pela saúde mental de alguém está com o indivíduo. A prestação de serviços e assistência neste caso são apenas ferramentas adicionais para lidar com o evento traumático.