Onicólise: causas e tratamento eficaz da doença das unhas

Estudamos onicólise: causas, sinais e métodos de tratamento. Aprenda a manter as unhas saudáveis e evitar essa doença desagradável.

Uma doença das unhas é chamada de onicólise. É um distúrbio em que as unhas se tornam quebradiças, quebradiças e frequentemente flocadas. Isso pode levar a problemas não sérios, como manchas cosméticas, bem como a problemas mais sérios, como infecções e inflamação.

A onicólise pode ter várias causas, como fatores genéticos, uma dieta desequilibrada, deficiências em certas vitaminas e minerais, danos nas unhas e doenças como psoríase e infecções fúngicas.

Existem vários tratamentos para a onicólise, dependendo da causa da condição. Isso pode incluir alterações na dieta, como aumentar a ingestão de proteínas e vitaminas, o uso de materiais e ferramentas de unhas especializadas e terapia medicamentosa para suspeitas de infecções ou doenças.

É importante perceber que o tratamento de onicólise não é um processo rápido. Pode levar algum tempo até que as unhas recuperem suas propriedades e funções normais.

A onicólise pode causar desconforto e até dor ao realizar tarefas de rotina, como digitar ou abrir uma garrafa. Portanto, é importante consultar um médico se você notar algum sintoma dessa condição.

Onicólise: O que é?

Onicólise: O que é?

Onicólise é o termo para a separação da unha da placa da unha ao longo da borda. Em outras palavras, é uma quebra da unha que resulta em manchas brancas ou estrias na placa da unha. Embora essa condição geralmente não seja dolorosa, pode ser um problema estético sério e pode levar a uma qualidade de vida diminuída.

A onicólise é frequentemente associada a deficiências nutricionais e efeitos tóxicos no corpo. As pessoas que não comem o suficiente, têm problemas digestivos ou consomem comida de junk com maior probabilidade de experimentar essa condição. Além disso, certos fatores físicos e químicos podem causar onicólise, incluindo manicures excessivas, contato com produtos químicos agressivos ou trauma na unha.

  • As principais causas da onicólise são:
    1. Fatores ambientais (substâncias nocivas no meio ambiente, poluição do ar);
    2. Nutrição inadequada e deficiências nutricionais;
    3. Doenças de órgãos e sistemas internos;
    4. Manicures e pedicures excessivos;
    5. Hábitos prejudiciais (tabagismo, álcool);
    6. Fatores psicológicos (estresse, depressão).

Vídeo sobre o assunto:

Definição e características da doença

A onicólise é uma doença das unhas, caracterizada por esfoliação, divisão, delaminação, amolecimento, curvatura e outras deformações da placa de unha. É uma das razões mais comuns para encaminhamento a um dermatologista ou pedicurista.

A peculiaridade da doença é que ela pode se desenvolver não apenas nas unhas nas mãos e nos pés, mas também nas unhas nos pés, que estão em constante contato com sapatos, sujeira e germes. Além disso, a onicólise pode ser uma conseqüência de outras doenças do corpo, como infecções fúngicas, psoríase e dermatite.

  • Fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença:
    • Cuidados inadequados inadequados;
    • Dano mecânico às unhas (frequentemente repetidas);
    • Deficiências de vitaminas e minerais;
    • Fumar e álcool;
    • Perturbação do equilíbrio hormonal;
    • Estilo de vida e obesidade sedentários;
    • Tensões e distúrbios psicológicos.

    Para entender as causas e escolher o tratamento mais eficaz para a doença das unhas, você deve consultar um dermatologista ou pedicurista para aconselhamento e diagnóstico profissional.

    Quantas horas você dorme?
    Menos de 5 horas
    5-8 horas
    Mais de 8 horas

    Q & amp; A:

    Quais sintomas acompanham a onicólise?

    A onicólise pode ser manifestada pelos seguintes sintomas: descascamento da placa de unha, dor da placa de unha, vermelhidão da pele perto da unha, infecção por unhas.

    É possível curar a onicólise sem consultar um médico?

    Se a causa da onicólise não tiver sido eliminada, a doença pode retornar mesmo após o auto-tratamento. Portanto, é sempre aconselhável consultar um médico e realizar tratamento sob sua supervisão.

    Quais são os tratamentos para a onicólise?

    Os métodos de tratamento para onicólise incluem: eliminar as causas da doença, tratar a infecção, usar sapatos adequados, usar cremes especiais e esmaltes, palmilhas ortopédicas, banhos de carvão e terapia dielétrica.

    O que causa onicólise?

    A onicólise pode ser causada por vários fatores, como: distúrbios nutricionais, danos nas unhas, exposição química, doenças da pele, infecções por fungos, reações alérgicas e até tensão nervosa.

    Quais alimentos devem ser consumidos para prevenir a onicólise?

    Para prevenir a onicólise, você deve consumir alimentos ricos em proteínas, cálcio, zinco e vitaminas B. Isso pode incluir produtos lácteos, ovos, carne, nozes, cereais, frutas e vegetais.

    As infecções fúngicas podem ser uma causa de onicólise?

    Sim, as infecções fúngicas podem ser uma das causas da onicólise. Eles podem danificar a placa da unha, fazer com que ela se afaste e danifique a pele ao redor da unha. As infecções fúngicas são tratadas com medicamentos prescritos por e sob a supervisão de um médico.

    Causas de onicólise

    Causas de onicólise

    A onicólise é uma doença desagradável das unhas, que pode levar à sua destruição e desapego. Existem muitas causas que podem causar o desenvolvimento dessa condição.

    • Trauma das unhas – Os danos à unha podem fazer com que ela enfraqueça e se destaque, o que pode levar ao desenvolvimento da onicólise
    • Infecções fúngicas – Onychomicose, uma infecção da placa de unha, é uma das causas mais comuns de onicólise
    • Danos à matriz – A matriz da unha é onde a unha cresce. Danos à matriz podem levar a um crescimento prejudicado das unhas e enfraquecimento da unha
    • Exposição química – a exposição frequente da unha a produtos químicos agressivos pode fazer com que a unha enfraqueça e desenvolva onicólise
    • Dietas ruins – deficiências em vitaminas e minerais necessários para fortalecer as unhas podem levar ao enfraquecimento da placa de unha e da onicólise.

    Ao descobrir as causas da onicólise, o médico pode determinar o melhor método de tratamento para ajudar a restaurar a condição das unhas e evitar possíveis complicações. É importante observar que o tratamento deve ser supervisionado por um médico e deve ser individualizado para cada paciente, com base nas causas da condição.

    Fatores genéticos no desenvolvimento da onicólise

    A onicólise é um distúrbio das unhas que pode ser causado por fatores genéticos. Os genes podem influenciar o enfraquecimento da placa de unha, fazendo com que ela se destace do leito da unha. A onicólise pode ser herdada dos pais ou aparecer devido a mutações nos genes.

    Algumas síndromes genéticas também podem levar ao desenvolvimento da onicólise. Por exemplo, a síndrome de Elschmer é um distúrbio herdado raro associado a alterações nos genes responsáveis pela saúde da pele e unhas. Nesta síndrome, as unhas podem ficar facilmente trituradas e se afastar da placa da unha.

    Embora os fatores genéticos sejam uma causa possível de onicólise, a maioria dos casos está ligada a outros fatores, como lesão, infecção ou tratamento de unhas inadequadas.

    No entanto, se você tiver um histórico familiar de onicólise ou genes relacionados à saúde das unhas, monitore suas unhas mais de perto e consulte um médico no primeiro sinal da condição.

    Dano mecânico

    As unhas são frequentemente submetidas a lesões mecânicas que podem levar à onimólise. Feridas abertas, abrasões e arranhões podem causar infecção, o que causará alterações na estrutura e na cor das unhas.

    O uso excessivo de cortadores de unhas ou pinças interrompe a integração da placa de unha e pode causar fragmentação de unhas. Além disso, a pressão pesada e prolongada nas unhas, como o uso de saltos, pode causar danos e alterações na estrutura da placa da unha.

    Os atletas, por exemplo, jogadores de basquete e vôlei, são suscetíveis à onimólise devido a trauma nas unhas durante o jogo. Isso é especialmente verdadeiro para o dedão do pé, que é submetido ao maior estresse.

    Para evitar danos mecânicos às unhas, os calçados apropriados devem ser usados, as ferramentas de unhas não devem ser usadas por outras pessoas, e a higiene suficiente das unhas e a pele circundante devem ser garantidas.

    Influências químicas nas unhas

    Influências químicas nas unhas

    Todos os dias, as unhas são expostas a vários produtos químicos, como detergentes, preparações de unhas, polimento e tintas. Essas substâncias podem afetar negativamente a estrutura da placa de unha, fazendo com que ela enfraqueça e se torne quebradiça.

    Dev e-se lembrar que o uso frequente de preparações de unhas ou vernizes contendo componentes químicos agressivos podem levar à desidratação da placa de unha e à aparência de rachaduras e delaminações. Também é importante considerar a sensibilidade individual do seu corpo a certos produtos químicos.

    Para proteger as unhas das influências químicas, é necessário lembrar de usar luvas de proteção ao trabalhar com produtos químicos agressivos, bem como usar produtos de alta qualidade e cuidados com as unhas naturais. É importante escolher produtos que contenham menos componentes químicos e mais ingredientes naturais, como óleos naturais e extratos de plantas.

    • Evite o contato com produtos químicos;
    • Use produtos de qualidade natural de qualidade;
    • Use luvas de proteção ao lidar com produtos químicos agressivos.

    Seguindo essas dicas simples, você pode reduzir significativamente o risco de onicólise e manter unhas bonitas e saudáveis.

    Distúrbios alimentares

    Os distúrbios nutricionais são uma das principais causas da onicólise. A falta de vitaminas e minerais importantes pode levar ao enfraquecimento da placa de unha, o que, por sua vez, leva à sua fragilidade e desapego. A dieta humana deve conter quantidades suficientes de elementos como cálcio, ferro, zinco, vitaminas A, C, D, E, B.

    Também vale a pena prestar atenção ao uso de proteínas animais e vegetais, necessárias para a formação de unhas saudáveis. A ingestão insuficiente de proteínas pode fazer com que a placa de unha se torne fina e fraca, e em alguns casos pode até começar a cair ou quebrar.

    • Para manter unhas saudáveis, é recomendável consumir:
      • produtos lácteos (queijo, queijo cottage, iogurte);
      • carne, peixe, ovos;
      • vegetais e frutas ricos em vitaminas (cenouras, tomate, beterraba, maçãs, laranjas);
      • Sementes de nozes;

      Para evitar a falta de elementos importantes na dieta, é recomendável consultar um médico ou nutricionista sobre como fazer mudanças alimentares adequadas. Você também deve incluir em sua dieta complexos naturais de vitaminas e minerais, que podem ser adquiridos em farmácias e lojas de alimentos saudáveis especializados.

      Sintomas de onicólise

      A onicólise é um distúrbio de unhas que pode se manifestar com uma variedade de sintomas. O primeiro sinal de onicólise pode ser uma mudança na cor e na estrutura da unha. Pode ficar mais fino, curvado ou torcido. A unha também pode parecer deformada e se assemelhar à forma de uma colher.

      Outro sintoma de onicólise é a fragilidade da unha. As pontas da unha podem flocos e a própria unha pode quebrar facilmente. Algumas pessoas podem sofrer de delaminação de unhas em várias camadas. Nesse caso, a camada externa da unha se separará e se separará da próxima camada.

      Muitas vezes, a onicólise se manifesta na forma de rachaduras nas unhas. Pequenas rachaduras geralmente aparecem ao longo da borda da unha e podem causar desconforto quando você tenta remov ê-las. Rachaduras maiores podem se aprofundar na unha e causar dor e desconforto ao fazer atividades simples, como lavar a louça.

      Mudanças na cor da unha

      A cor da unha pode ser um indicador de saúde do corpo e doenças de unhas. Uma manifestação comum da doença das unhas é uma mudança na cor da placa de unha. A cor da unha pode mudar de amarelo para marrom escuro, roxo ou preto.

      A cor amarela das unhas pode ser um sintoma de infecção fúngica, diabetes, doença hepática ou tuberculose. A cor marrom pode indicar pigmentação ou contato com corantes. As unhas roxas ou azuis podem ser coloridas devido a estresse ou lesão. A cor preta pode ser um sintoma de melanoma, um crescimento maligno.

      Se você encontrar alterações na cor das unhas, entre em contato com um especialista que conduzirá um diagnóstico e prescreverá o tratamento. Determine a causa da mudança de cor pode ser determinada por exames de sangue e material de unha, bem como dermatoscopia e biópsia.

      • A cor amarela das unhas é um sintoma de infecção fúngica, diabetes, doença hepática ou tuberculose.
      • Cor marrom da unha – indica pigmentação ou contato com corantes.
      • Cor roxa ou azul – as unhas podem ser coloridas devido a estresse ou lesão.
      • Cor preta preta – um sintoma de melanoma.

      Dependendo da causa da descoloração das unhas, o médico pode prescrever tratamento local ou sistêmico. No caso de infecção fúngica, a terapia antimicótica pode ser usada, na presença de melanoma, a cirurgia pode ser realizada.

      Camadas da placa de unha

      A camada da placa de unha é o defeito mais comum das unhas e é frequentemente associada à onicólise. Ele se manifesta quando a placa de unha se separa em camadas separadas, fazendo com que as unhas se tornem fracas e quebradiças. As camadas podem ser causadas por vários fatores, como deficiências de vitaminas, moagem de unhas, exposição química e uso prolongado de esmalte.

      A camada da placa de unha pode ser tratada com vários métodos, como nutrição adequada, uso de complexos vitamínicos, uso de cremes e óleos especiais para fortalecer as unhas. Também não se deve esquecer o cuidado adequado das unhas e evitar o uso de cosméticos não testados que podem prejudicar as unhas.

      • Um dos métodos de tratamento é aplicar esmaltes especiais ou gel, que contém componentes que ajudam a fortalecer a placa de unha.
      • É importante evitar o uso excessivo de ferramentas de manicure, como tesoura e arquivos, o que pode danificar as unhas.
      • Muita atenção deve ser dada à escolha de produtos cosméticos. Você deve escolher aqueles que são adequados para o seu tipo de unha e evitar o uso de esmaltes que contêm formaldeído e tolueno, o que pode prejudicar suas unhas.

      Destruição da unha

      A onicólise é uma doença da placa de unha que pode levar à sua destruição. Considere as causas da ocorrência desse processo:

      • Danos mecânicos – golpes, esfregamento grave, procedimentos de manicure executados de forma inadequada atrapalham a estrutura da placa de unha, o que pode causar sua destruição adicional.
      • Danos às unhas no fundo das doenças – certas doenças podem levar a uma violação da estrutura da unha, por exemplo, fungo, eczema.
      • A falta de nutrientes – vitaminas e elementos na dieta humana afetam a condição da unha. A falta de nutrientes pode levar à quebra e delaminação da placa de unha.

      Para evitar a destruição da unha, é necessário eliminar as causas de seus danos. No caso de dano mecânico, você deve evitar golpes fortes e cuidar adequadamente das unhas. Se o dano ocorreu contra os antecedentes de uma doença, é necessário consultar um especialista e passar por tratamento. Para prevenção, você deve seguir a dieta e comer alimentos ricos em vitaminas e minerais.

      Métodos de tratamento de onicólise

      Dependendo do grau de doença das unhas e de suas causas, existem vários métodos de tratamento com onicólise.

      • Terapia medicamentosa. No caso de infecção fúngica da placa de unha, os medicamentos antifúngicos são prescritos. No caso de lesões bacterianas, são utilizados antibióticos. Para aumentar os processos metabólicos na placa de unha, são prescritos complexos de vitaminas e preparações contendo elementos de rastreamento.
      • Procedimentos cosméticos. As medidas de terapia cosmética incluem a aplicação de gesso de desvio e remendos com componentes médicos para fortalecer as unhas, aplicações de bálsamos e óleos para nutrir a cutícula e a placa de unha.
      • Métodos de tratamento cirúrgico. Eles são realizados nos casos em que os danos à placa de unha são tão graves que sua restauração é impossível. Nesse caso, a placa de unha é removida e a remoção periódica da cutícula é realizada, melhorando assim a aparência do leito da unha.

      Ao escolher um método de tratamento para onicólise, é necessário levar em consideração as causas de sua ocorrência, a condição das placas de unhas e as características pessoais do paciente.

      Terapia medicamentosa para onicólise

      Terapia com medicamentos para onicólise

      O tratamento da doença das unhas pode incluir o uso de medicamentos. Um deles são medicamentos antifúngicos prescritos para infecções fúngicas das unhas. Eles destroem os fungos e ajudam a melhorar a condição das unhas.

      Outros medicamentos que podem ajudar com a onicólise são vitaminas e minerais. Deficiências de certas vitaminas e minerais no corpo podem levar a unhas quebradiças e frágeis. Complexos e suplementos de vitaminas podem ajudar a resolver esse problema.

      Os medicamentos anti-inflamatórios esteróides e não esteróides também podem ser usados para a onicólise para ajudar a aliviar a dor e a inflamação intensas ao redor da unha. Esses medicamentos devem ser prescritos apenas por e sob a supervisão de um médico, pois têm efeitos colaterais e exigem uso cuidadoso.

      • Medicamentos antifúngicos
      • Complexos de vitaminas e minerais
      • Medicamentos anti-inflamatórios esteróides e não esteróides

      Antes de iniciar o tratamento com medicamentos, é necessário consultar um médico e fazer um diagnóstico da condição das unhas. O uso inadequado de medicamentos pode piorar a condição das unhas e levar a consequências indesejáveis.

      Remoção extrema da placa de unha

      A remoção da placa de emergência é um procedimento de emergência, que é realizado apenas em casos especiais e com estrita adesão às regras da assepsia e antisepsia.

      É realizado em casos de doenças infecciosas graves que não podem ser tratadas com medicação. Além disso, o procedimento pode ser necessário em caso de trauma na placa de unha, com sua inflamação purulenta e outras complicações.

      A remoção de emergência realizada incorretamente da placa de unha pode causar complicações graves e até incapacidade do paciente. Portanto, seu desempenho é estritamente regulamentado pelos padrões médicos e é realizado apenas em clínicas especializadas e sob a supervisão de médicos experientes.

      O paciente antes do procedimento é necessariamente conduzido treinamento e preparação pr é-operatória, com base no qual o tipo de anestesia é selecionado, o volume da operação é determinado e o período de reabilitação é prescrito.

      Um dos tipos de remoção de emergência da placa de unha é a remoção da micronavel – uma pequena parte da placa de unha, realizada em caso de pregos excitados. Esse tipo de operação já é menos traumático e é realizado usando instrumentos microcirúrgicos e tecnologia a laser, o que reduz o risco de complicações e acelera a reabilitação do paciente.

      Manicure de hardware

      Manicure de hardware

      A manicure de hardware é uma maneira moderna de cuidar de unhas, que oferece um resultado mais duradouro e melhor do que a manicure tradicional. Ele é realizado com a ajuda de um dispositivo especial que ajuda a remover suavemente a pele queratinizada ao redor da unha, corrige a forma da placa da unha e polir sua superfície.

      A manicure de hardware ajuda a evitar lesões e microcracks nas unhas, o que pode ocorrer ao aparar e polir unhas manualmente. Sua principal vantagem é a higiene, pois os anexos de hardware podem ser esterilizados após cada cliente.

      • Remoção da pele queratinizada ao redor da unha
      • Corrigindo a forma da placa de unha
      • Polimento da superfície da unha

      Uma manicure de hardware é um procedimento mais caro do que uma manicure tradicional, mas seus benefícios na higiene e nos resultados duradouros podem justificar o custo. É recomendado para pessoas que têm problemas de placa de unha, como a onicólise, o que requer cuidados com as unhas suaves.

      Remédios folclóricos para tratamento de onicólise

      Remédios populares para o tratamento da onicólise

      Alho e cebola

      O alho e a cebola contêm poderosas propriedades ant i-sépticas que podem ajudar a combater a infecção sob a unha. Recomend a-se aplicar o suco à unha afetada diariamente para acelerar o processo de cicatrização e impedir que a infecção se espalhe ainda mais.

      Óleo da árvore do chá

      O óleo da árvore do chá possui várias propriedades antifúngicas e antivirais que podem ajudar a reduzir a infecção e aumentar o sistema imunológico. Recomend a-se usar algumas gotas de óleo da árvore do chá na unha e massagem afetadas por alguns minutos. Você também pode adicionar algumas gotas de óleo da árvore do chá ao seu banho de pé.

      Camomila

      A camomila possui propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, tornando-o ideal para o tratamento da onicólise. Recomend a-se infundir um saco de camomila em água fervente e depois aplica r-a à unha afetada. Antes de us á-lo, você precisa garantir que a água esfriasse o suficiente para não prejudicar a pele.

      Refrigerante

      O refrigerante é outro remédio folclórico útil para o tratamento da onicólise. Recomend a-se misturar bicarbonato de sódio com água para criar um mingau, que deve ser aplicado à unha afetada e deixada por alguns minutos. Depois disso, você precisa lavar o pé com água morna e secar com uma toalha.

      Óleo de jojoba

      Óleo de jojoba

      O óleo de jojoba contém vitamina E e outros nutrientes que podem ajudar a fortalecer e regenerar as unhas. Recomend a-se massagear o óleo de jojoba na unha afetada diariamente para acelerar o processo de cicatrização e evitar a maior disseminação da infecção.

      Prevenção de onicólise

      O objetivo da prevenção de onicólise é preservar a saúde e a beleza das unhas, impedir várias doenças e aumentar sua resistência a fatores externos negativos. Abaixo estão as principais recomendações para a prevenção da onicólise.

      • Nutrição apropriada. A dieta deve conter todas as vitaminas e minerais necessários, como cálcio, ferro, zinco, vitaminas B e C. Recomend a-se consumir mais vegetais, frutas, vegetais verdes e alimentos de proteínas que promovem o crescimento de unhas saudáveis.
      • Cuidado com as unhas. Fortalecimento regular, cuidados com cutículas, remoção de partes queratinizadas das unhas e aparar suas pontas ajudarão a manter as unhas saudáveis.
      • Evite lesões. Falls, inchaços, forte compressão das unhas podem danificar as unhas e causar onicólise. Portanto, é necessário evitar tais lesões e, se acontecer – tratar imediatamente a área danificada e monitorar sua recuperação.
      • Seleção adequada de sapatos. É necessário escolher sapatos feitos de materiais de qualidade, adequados para o tamanho e a forma do pé. Não use sapatos com saltos altos, o que pode causar sobrecarga estática e danificar a placa de unha.

      Cuidado com as unhas oportunas

      A doença das unhas, incluindo a onicólise, pode resultar da falta de cuidados com as unhas. É importante perceber que as unhas precisam de cuidados regulares, assim como a pele das mãos e dos pés. Embora as unhas não cresçam tão rápido quanto o cabelo ou a pele, elas são constantemente expostas a fatores externos dos quais precisam ser protegidos.

      A condição das suas unhas pode depender de sua dieta, estilo de vida, maus hábitos e, é claro, cuidados com as unhas. O fortalecimento regular das unhas e a prevenção da onicólise começa com a higiene da mão e do pé adequada, incluindo lavagem e secagem. As unhas devem ser cortadas e arquivadas regularmente, usando ferramentas de qualidade.

      Para manter as unhas saudáveis, você precisa prestar atenção à nutrição deles. A dieta deve conter vitaminas e minerais que ajudem a fortalecer as unhas e impedir sua fragilidade. Por exemplo, uma rica fonte de zinco, um elemento importante para as unhas, é frutos do mar e nozes, e a proteína é abundante em carne, peixe e ovos.

      As unhas também podem ser ameaçadas pela umidade excessiva, que as pessoas que trabalham em ambientes úmidos enfrentam. Protege r-os em tais condições, pode ser com a ajuda de luvas especiais que não permitem que a umidade entre nas unhas.

      Obviamente, os cuidados com as unhas oportunos não garantem a completa ausência de onicólise e outras doenças das unhas, mas permite reduzir o risco de sua ocorrência e manter as unhas saudáveis.

      Evitando situações traumáticas

      Evitando situações traumáticas

      Uma das causas da onicólise, ou esfoliação da unha, é o dano mecânico na placa da unha. Tais lesões podem ocorrer como resultado de acertar, apertar ou apertar a placa da unha. Para evitar lesões, é necessário seguir várias regras simples:

      • Use equipamentos de proteção ao realizar trabalhos envolvendo contato com ferramentas mecânicas;
      • Não exponha suas mãos a um esforço físico significativo;
      • Evite bater, comprimir ou apertar a placa da unha;
      • Use luvas de proteção especiais ao praticar esportes ou fazer trabalho físico;
      • Evite usar sapatos que possam afetar a unha;
      • Procure atendimento médico para lesões agudas ou feridas abertas em várias partes do corpo, incluindo as unhas.

      Evitar situações traumáticas mecânicas pode ajudar a impedir o desenvolvimento da onicólise e manter as unhas saudáveis.

      Limitando a exposição às unhas a produtos químicos

      Os produtos químicos que encontramos diariamente podem ter um impacto negativo na saúde e na beleza de nossas unhas. Uma das causas da onicólise é a exposição prolongada a compostos químicos nas unhas.

      Compreender os efeitos que os produtos químicos têm em nossas unhas pode nos ajudar a evitar o início da condição. Uma das recomendações de especialistas é escolher produtos cosméticos de qualidade sem componentes agressivos e tóxicos, como formaldeído, tolueno, cânfora.

      Além disso, você deve limitar o impacto dos produtos químicos nas unhas em casa e no trabalho. Para proteger as mãos e as unhas, as luvas devem ser usadas ao limpar, lavar a louça e outras tarefas que envolvem exposição a produtos químicos domésticos.

      • Antes de trabalhar com substâncias agressivas, é necessário limpar as unhas com azeite ou outro óleo para evitar a absorção de compostos tóxicos.
      • Também é importante observar as condições de segurança profissional ao trabalhar com produtos químicos – use luvas e máscaras, ventile a sala.

      Limitando adequadamente o impacto dos produtos químicos nas unhas – um fator importante na preservação de sua saúde e beleza. Seguindo regras e recomendações simples, podemos evitar não apenas a onicólise, mas também outras doenças causadas pela exposição a componentes tóxicos.