Instruções de uso de cefotaxima (cefotaxima) – um antibiótico usado para tratar várias infecções. Aprenda as regras de uso, posologia, efeitos colaterais e contraindicações ao uso da cefotaxima.
A cefotaxima (cefotaxima) é um antibiótico que pertence ao grupo das cefalosporinas de 3ª geração. Possui amplo espectro de ação contra diversos tipos de bactérias, incluindo microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos. A cefotaxima tem alta atividade contra agentes infecciosos como pneumococos, meningococos, salmonela, shigella e outros.
O uso da cefotaxima é indicado em diversas doenças infecciosas causadas por microrganismos sensíveis a ela. Pode ser usado no tratamento de infecções do trato respiratório, sistema urinário, pele e tecidos moles, ossos e articulações, abdômen, cérebro e outros órgãos e tecidos.
Importante: Antes de iniciar o tratamento com cefotaxima é necessário consultar um médico e ler as instruções de uso. A automedicação e o uso indevido de antibióticos podem levar ao desenvolvimento de resistência de microrganismos e dificultar o tratamento de infecções.
- Cefotaxima (cefotaxima): descrição do medicamento
- Composição e ação farmacológica
- Indicações para uso
- Como usar o Cefotaxime (Cefotaxime)
- Dose e uso
- Contr a-indicações
- Efeitos colaterais
- Interações com outros medicamentos
- Instruções Especiais
- Q & amp; A:
- Quais são as indicações para o uso do medicamento cefotaxima?
- Como usar o Cefotaxime?
- Com o que as contr a-indicações devem ser familiarizadas antes de usar o Cefotaxime?
- Que efeitos colaterais podem ocorrer durante o uso da cefotaxima?
- A cefotaxima pode ser tomada durante a gravidez e a lactação?
- Armazenamento e vida útil
Cefotaxima (cefotaxima): descrição do medicamento
A cefotaxima é eficaz contra bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, incluindo agentes patogénicos como pseudomonas e Escherichia coli, pneumococos, estreptococos e estafilococos.
Composição e ação farmacológica
A principal substância activa da Cefotaxima é a cefotaxima sódica, que apresenta elevada actividade contra muitas bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, incluindo várias estirpes resistentes a outros antibióticos.
A cefotaxima atua inibindo a síntese da parede celular microbiana. Ele penetra nas células bacterianas e se liga às proteínas envolvidas na síntese da parede celular. Isto leva à perturbação da formação e fortalecimento da parede celular, o que acaba por levar à morte das bactérias.
A cefotaxima é ativa contra muitos microrganismos, incluindo Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e outros. No entanto, não é ativo contra cepas de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina.
A cefotaxima tem alta estabilidade na presença de beta-lactamases, o que permite manter sua atividade e eficácia, mesmo em condições em que outros antibióticos já se tornaram ineficazes.
Indicações para uso
A cefotaxima (cefotaxima) é usada para tratar a infecção causada por microorganismos sensíveis. Pertence ao grupo de antibióticos de cefalosporina e possui um amplo espectro de uso.
A cefotaxime é usada nos seguintes casos:
- Infecções do trato respiratório inferior e superior, incluindo pneumonia, bronquite, doenças sinusais e de garganta;
- Infecções do trato urinário, incluindo cistite, pielonefrite;
- Infecções por pele e tecidos moles, como furúnculos, abscessos, celulite;
- Infecções ósseas e articulares;
- Infecções do trato biliar, incluindo colecistite, colangite;
- Infecções abdominais, incluindo peritonite;
- Infecções dos órgãos pélvicos, incluindo endometrite, salpingite;
- Infecções do sistema nervoso central, incluindo meningite.
A cefotaxima pode ser usada como monoterapia ou em combinação com outros antibióticos, dependendo da gravidade da infecção e sensibilidade do patógeno.
Como usar o Cefotaxime (Cefotaxime)
1. A dosagem e o regime da cefotaxima devem ser prescritos pelo seu médico de acordo com seu diagnóstico, idade, peso e condição médica. Não altere a dosagem ou pare de tomar cefotaxima sem verificar com seu médico.
2. A cefotaxima é geralmente administrada por via intravenosa (intramuscular) em um ambiente hospitalar sob a supervisão do pessoal médico. Um médico ou enfermeiro injetará cefotaxima na sua veia ou músculo, de acordo com o regime prescrito pelo seu médico.
3. O comprimento do tratamento com cefotaxima pode variar dependendo do tipo e gravidade da infecção. Geralmente, o curso do tratamento varia de alguns dias a algumas semanas. Siga as instruções do seu médico e complete todo o curso do tratamento, mesmo que os sintomas da infecção desapareçam mais cedo.
4. Se você sentir falta de tomar o Cefotaxime, entre em contato com seu médico ou enfermeiro para descobrir como proceder. Não tome uma dose dupla para compensar uma dose perdida.
5. Ao tomar cefotaxima, é importante beber líquidos suficientes para manter seus rins funcionando corretamente e impedir que os cristais se formem na urina. Siga as recomendações do seu médico sobre o seu regime de bebida.
6. Enquanto você toma cefotaxima, consulte seu médico regularmente para monitorar sua saúde e avaliar a eficácia do seu tratamento. Conte ao seu médico sobre quaisquer efeitos colaterais ou mudanças no seu estado de saúde.
7. Mantenha a cefotaxima fora do alcance das crianças à temperatura ambiente, protegida da luz e da umidade. Não use o medicamento após a data de validade mostrada no pacote.
8. Em caso de overdose com cefotaxima, procure ajuda médica imediatamente. Os sintomas de overdose podem incluir náusea, vômito, diarréia, dor no estômago, convulsões e função renal prejudicada.
É importante seguir todas as recomendações do seu médico e as instruções da Cefotaxime para uso para alcançar os melhores resultados de tratamento e evitar possíveis complicações. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, entre em contato com seu médico ou farmacêutico.
Dose e uso
Para adultos e crianças com mais de 12 anos, a dose inicial recomendada de cefotaxima é de 1-2 g, que deve ser administrada por via intravenosa ou intramuscular a cada 12-24 horas, dependendo da gravidade da infecção. A dose diária máxima não deve exceder 12 g. Se necessário, a dose pode ser ajustada, dependendo da imagem clínica e dos resultados dos testes de laboratório.
Para as crianças que pesam menos de 50 kg, a dose de cefotaxima é baseada em seu peso corporal. Geralmente, é recomendável uma dose inicial de 50-180 mg/kg de peso corporal por dia dividida em 2-3 doses por via intravenosa ou intramuscularmente. A dose diária máxima não deve exceder 12 g.
A duração do tratamento com cefotaxima é determinada pelo médico e depende do tipo de infecção, sua gravidade e eficácia da terapia.
Contr a-indicações
O uso do medicamento cefotaxima (cefotaxima) é contr a-indicado nos seguintes casos:
- Reação alérgica conhecida a cefalosporinas ou outros antibióticos beta-lactâmicos.
- Reações alérgicas às preparações de penicilina.
- Reações alérgicas graves a medicamentos de injeção única.
- Reação alérgica a antibióticos aminoglicosídeos.
- Disfunção renal ou hepática grave.
- Período neonatal (até 1 mês) e crianças nascidas prematuramente (idade de até 41 semanas).
Efeitos colaterais
É importante contar ao seu médico sobre quaisquer efeitos colaterais incômodos ou não desaparecem com o tempo. Seu médico poderá determinar se você precisa parar de tomar cefotaxima ou reduzir a dose.
- Reações alérgicas: Alguns pacientes podem sofrer uma reação alérgica à cefotaxima. Isso pode se manifestar como uma erupção cutânea, coceira, inchaço do rosto ou garganta. Atenção médica deve ser procurada imediatamente se esses sintomas ocorrerem.
- Diarréia: Alguns pacientes podem sofrer diarréia enquanto tomam cefotaxima. Se a diarréia for acompanhada de dor abdominal intensa ou fezes sangrentas ou aquosas, dev e-se procurar atenção médica imediata.
- Infecções vaginais: as mulheres que tomam cefotaxima podem sofrer infecções vaginais, como candidíase. Se ocorrerem sintomas como coça, queima ou descarga incomum, você deve entrar em contato com seu médico.
- Maior sensibilidade à luz solar: alguns pacientes que tomam cefotaxima podem se tornar mais sensíveis à luz solar. Recomend a-se usar roupas de proteção e usar protetor solar enquanto toma a medicação.
Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais que pode ocorrer ao tomar cefotaxima. Os pacientes devem entrar em contato com o médico ou farmacêutico para obter mais informações sobre possíveis efeitos colaterais deste medicamento.
Interações com outros medicamentos
A cefotaxima pode interagir com outros medicamentos, o que pode alterar sua eficácia ou causar efeitos colaterais. Antes de iniciar o tratamento com cefotaxima, você deve contar ao seu médico sobre todos os medicamentos que está tomando, incluindo medicamentos, vitaminas e suplementos de receita médica e de venda livre.
Abaixo está uma lista de alguns medicamentos que podem interagir com o Cefotaxime:
- Probenecídeo: O probenecídeo pode retardar a eliminação da cefotaxima do corpo, aumentando sua concentração no sangue. Isso pode levar a um aumento nos efeitos tóxicos da droga.
- Aminoglicosídeos: O uso de cefotaxima com aminoglicosídeos pode aumentar sua toxicidade para os rins e o sistema auditivo. As interações também podem ocorrer no nível do mecanismo de ação dos medicamentos.
- Drogas que afetam a coagulação sanguínea: A cefotaxima pode aumentar o efeito de anticoagulantes como a varfarina, o que pode levar a um risco aumentado de sangramento.
- Medicamentos que reduzem a motilidade intestinal: o uso de cefotaxima com medicamentos que diminuem o peristaltismo intestinal, como os medicamentos anticolinérgicos, podem levar ao atraso na passagem do medicamento através do sistema digestivo e aumentar seu efeito.
É importante lembrar que esta lista não está completa e outros medicamentos também podem interagir com o Cefotaxime. Portanto, você deve consultar seu médico ou farmacêutico sobre possíveis interações com outros medicamentos antes de usar o Cefotaxime.
Instruções Especiais
Antes de começar a usar o Cefotaximes (Cefotaxime), é importante considerar algumas peculiaridades:
- Os testes de alergia para reações aos antibióticos do grupo de cefalosporina devem ser realizados antes do início do tratamento.
- Na presença de alergia às cefalosporinas, o uso da cefotaxima (cefotaxima) é contr a-indicado.
- É necessário monitorar cuidadosamente a condição do paciente durante o uso do medicamento, especialmente na presença de intolerância observada anteriormente aos antibióticos.
- Em caso de função renal ou hepática prejudicada, a dose de cefotaxima (cefotaxima) pode ser ajustada.
- Em caso de diarréia grave ao tomar o medicamento, é necessário interromper seu uso e consultar um médico.
- Não altere independentemente a dose ou a duração do uso do medicamento sem consultar um médico.
Se um paciente tiver alguma preocupação ou dúvida sobre o uso da cefotaxima (cefotaxime), deve entrar em contato com o médico ou farmacêutico para obter mais informações e conselhos.
Q & amp; A:
Quais são as indicações para o uso do medicamento cefotaxima?
A cefotaxima é usada para o tratamento de infecções causadas por microorganismos sensíveis a ele: infecções do trato respiratório, infecções do trato urinário, infecções por pele e tecidos moles, infecções ósseas e articulares, infecções do trato biliar, infecções abdominais, etc.
Como usar o Cefotaxime?
A cefotaxima é geralmente administrada por via intravenosa ou intramuscular. A dosagem e a frequência da administração dependem do tipo e da gravidade da infecção, bem como da idade e condição do paciente. O medicamento deve ser diluído em um solvente antes da administração M.
Com o que as contr a-indicações devem ser familiarizadas antes de usar o Cefotaxime?
As contr a-indicações para o uso da cefotaxima incluem alergia à cefotaxima ou outras cefalosporinas, bem como a qualquer um dos componentes da droga. Também não é recomendável usar o medicamento se você for alérgico a penicilinas ou tiver uma reação anterior aos antibióticos.
Que efeitos colaterais podem ocorrer durante o uso da cefotaxima?
Ao usar cefótaxima, vários efeitos colaterais podem ocorrer, como: reações alérgicas, diarréia, náusea, vômito, dor abdominal, distúrbios digestivos, transtornos de sangue e linfonodo, dor de cabeça, tontura, sonolência, distúrbios de fígado e rim, etc. Efeitos colaterais, é necessário consultar um médico.
A cefotaxima pode ser tomada durante a gravidez e a lactação?
Dev e-se ter cuidado ao usar cefotaxima durante a gravidez e a amamentação. O medicamento pode penetrar na placenta e ser excretado no leite materno; portanto, seu uso é possível apenas sob a prescrição de um médico e com controle rigoroso. É necessário pesar os benefícios de usar o medicamento e possíveis riscos para o feto ou criança.
Armazenamento e vida útil
A cefotaxima (cefotaxima) deve ser armazenada fora do alcance das crianças a uma temperatura não superior a 25 graus Celsius.
A vida útil da droga é indicada no pacote e geralmente fica a 2 anos a partir da data de produção. Após a data de validade, o medicamento deve ser descartado.