Hepatite ABCs: principais causas, sintomas e tratamento

Hepatite ABCS – Informações úteis sobre os sintomas, causas e tratamento da hepatite. Saiba mais sobre essa doença perigosa e como evit á-la.

Antes de você ser um artigo que o ajudará a entender um tópico tão sério como hepatite. Segundo as estatísticas, ter o vírus da hepatite é um dos problemas mais comuns do mundo. Juntos, entenderemos que tipo de vírus é, que tipos são, que sintomas ele causa e como a prevenção pode impedir a infecção.

A hepatite é uma doença hepática infecciosa causada por vários vírus. Isso pode levar a uma variedade de problemas hepáticos, incluindo cirrose e câncer de fígado. No entanto, não é necessário ser infectado com a hepatite se você seguir certas medidas preventivas. A prevenção e a profilaxia da contratação de hepatite é o que o slogan deste artigo nos diz.

O objetivo final deste artigo é aumentar a conscientização sobre a hepatite e sua prevenção. É importante conhecer seus direitos e como permanecer seguro em situações extremamente diversas. Do estado de saúde da carreira e valor social, absolutamente todas as áreas da vida de uma pessoa dependem de sua consciência das características desta doença.

Contents
  1. O que é hepatite
  2. Tipos de hepatite
  3. Hepatite A (HAV).
  4. Hepatite B (HBV)
  5. Hepatite C (HCV)
  6. Hepatite D (HDV)
  7. Hepatite E (HEV)
  8. Como a hepatite é transmitida?
  9. ABC-Book of Hepatite: o que você precisa saber sobre o vírus e sua prevenção
  10. Sintomas de hepatite
  11. Diagnóstico de hepatite
  12. Um exame de sangue abrangente
  13. Ultrassom do fígado
  14. Biópsia do fígado
  15. Tratamento da hepatite
  16. Insuficiência hepática funcional
  17. Vacinação da hepatite A.
  18. O que é hepatite A?
  19. O que é a vacinação contra a hepatite A?
  20. Como o procedimento de vacinação é feito?
  21. Quão eficaz é a vacinação da hepatite A?
  22. Quem deve obter a vacinação com hepatite A?
  23. De onde posso obter a vacinação da hepatite A?
  24. Vacinação da hepatite B.
  25. O que é a vacinação contra a hepatite B?
  26. Quem deve ser vacinado contra a hepatite B?
  27. Quais são os benefícios da vacinação contra a hepatite B?
  28. Como é o processo de vacinação contra a hepatite B?
  29. Conclusão
  30. Prevenção da hepatite C.
  31. Vacinação
  32. Prevenção de infecção durante procedimentos médicos
  33. Precauções ao usar certos medicamentos
  34. Evite contato com sangue de outras pessoas
  35. Modele um estilo de vida saudável
  36. Como não pegar hepatite
  37. Hepatite e álcool
  38. Hepatite e drogas
  39. A relação entre hepatite e drogas
  40. Prevenção de hepatite entre usuários de drogas
  41. Hepatite e gravidez
  42. Como a hepatite afeta a gravidez?
  43. Como prevenir a hepatite durante a gravidez?
  44. Como a hepatite é tratada durante a gravidez?
  45. Nutrição na hepatite
  46. Que tipo de nutrição ajudará no tratamento da hepatite?
  47. Vida depois de combater a hepatite
  48. Onde obter ajuda para hepatite
  49. Q & amp; A:
  50. O que é hepatite?
  51. Que tipos de hepatite existem?
  52. O que é os ABCs da hepatite?
  53. Como posso ser infectado com o vírus da hepatite?
  54. Quais sintomas indicam a presença de hepatite?
  55. Como posso impedir que a contratação de hepatite?
  56. Como a hepatite é diagnosticada?
  57. Como a hepatite é tratada?

O que é hepatite

A hepatite é uma doença hepática inflamatória que pode ser causada por vírus da hepatite A, B, C, D e E. A hepatite também pode ocorrer como resultado de álcool, certas drogas ou venenos.

Muitas vezes, a hepatite é assintomática, mas em alguns casos as manifestações podem ser graves e com risco de vida. Isso inclui icterícia, náusea, vômito, fadiga, perda de apetite e dor na área do fígado.

A hepatite pode ser aguda ou crônica, o que significa que a doença pode se desenvolver despercebida no corpo por algum tempo, levando a sérias conseqüências, incluindo cirrose e câncer de fígado.

No entanto, a hepatite pode ser evitada e tratada seguindo regras simples de higiene, sendo vacinadas contra vírus da hepatite, evitando maus hábitos e monitorando sua saúde.

Tipos de hepatite

Tipos de hepatite

Você usa lentes de contato?
Não, fiz uma cirurgia de correção de visão.
Não, eu tenho uma boa visão

Hepatite A (HAV).

Esse tipo de hepatite é causado pelo vírus HAV e é transmitido através do contato com superfícies desinfetadas ou através da rota fecal-oral altamente viral. Os sintomas podem incluir icterícia, fadiga e dor abdominal;

Hepatite B (HBV)

A hepatite B é transmitida através do contato com sangue infectado ou portadores crônicos do vírus. Os sintomas podem incluir fadiga, dor abdominal e icterícia. O primeiro passo na prevenção da hepatite B está sendo vacinado;

Hepatite C (HCV)

Hepatite C (HCV)

Esse tipo de hepatite é transmitido através do contato com sangue contaminado, incluindo o uso de drogas. Os sintomas podem incluir fadiga, perda de peso e icterícia. Há uma vacinação para apenas alguns subtipos do vírus;

Hepatite D (HDV)

O HDV pode não se manifestar por conta própria. Esse tipo de hepatite só pode se manifestar quando o HBV e o HDV são co-infectados. Os modos de transmissão são os mesmos do HBV;

Hepatite E (HEV)

O HEV é transmitido através do contato com água contaminada ou comida contaminada com alimentos mal cozidos. Os sintomas podem incluir icterícia, fadiga e dor abdominal.

Como a hepatite é transmitida?

A hepatite é uma doença viral transmitida através do sangue ou de outros fluidos corporais (urina, saliva, sêmen, secreções vaginais). Você pode obter hepatite se o sangue ou outro líquido de uma pessoa infectada entrar em contato com uma ferida aberta ou membrana mucosa de uma pessoa saudável.

A principal rota de transmissão da hepatite é através do uso de instrumentos não estéril, por exemplo, Manicures, pedicures, injeções em hospitais, uso de drogas e compartilhamento de equipamentos de injeção (seringas, agulhas). A rota sexual de transmissão de hepatite, quando ocorre relação sexual de maneira padronizada, não deve ser negligenciada.

Os recé m-nascidos podem ser infectados com hepatite de sua mãe, se ela também é transportadora do vírus. Nesse caso, o risco de transmissão de hepatite é bastante alto. Também é possível contratar hepatite em casa através de contato com itens domésticos e de higiene infectados, como escovas de dentes, barbear ou tesoura.

De qualquer forma, juntamente com a prevenção adequada, é importante conhecer os sinais de hepatite para que, nos primeiros sintomas, você possa consultar um médico e iniciar o tratamento a tempo.

ABC-Book of Hepatite: o que você precisa saber sobre o vírus e sua prevenção

Sintomas de hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado causada por uma variedade de causas, incluindo vírus infecciosos, danos ao álcool, certos medicamentos e doenças autoimunes. Dependendo da causa da hepatite, os sintomas podem variar.

No entanto, alguns sinais comuns em diferentes tipos de hepatite incluem:

  • Fadiga: A hepatite pode causar sentimentos de fadiga e fraqueza.
  • Dor abdominal: dor acentuada no quadrante superior direito do abdômen pode indicar problemas hepáticos.
  • Perda de apetite: muitas pessoas com hepatite têm problemas de apetite e podem se sentir cheios após uma pequena refeição.
  • Depressão: Algumas pessoas com hepatite desenvolvem depressão.
  • Icterícia: Este é um sintoma clássico da hepatite A, B e C, onde a pele e os brancos dos olhos ficam amarelos.

Se você suspeitar de hepatite, é melhor consultar um médico o mais rápido possível.

Diagnóstico de hepatite

Um exame de sangue abrangente

Uma das maneiras mais comuns de diagnosticar a hepatite é um exame de sangue. Pode mostrar a presença de vírus e anticorpos para eles no corpo. Além disso, os níveis de enzimas hepáticas, como ALT e AST, podem ser determinadas. Se seus níveis estiverem elevados, pode indicar a presença de um processo inflamatório no fígado.

Ultrassom do fígado

Um ultrassom do fígado pode ser usado para avaliar sua condição e identificar possíveis anormalidades em seu funcionamento. O ultrassom pode mostrar o tamanho do fígado, sua estrutura e a presença de possíveis tumores ou cistos.

Biópsia do fígado

Uma biópsia hepática é um procedimento no qual uma pequena amostra de tecido hepática é realizada para um exame mais aprofundado. Este método pode ser usado para determinar a extensão dos danos ao fígado e avaliar quanta inflamação se desenvolveu. Uma biópsia hepática pode ser realizada usando um scanner de ultrassom ou injetando uma agulha no fígado através da pele.

  1. IMPORTANTE: Você sempre deve consultar um hepatologista ou médico de doenças infecciosas para esclarecer o diagnóstico de hepatite e prescrever adequadamente o tratamento.
  2. NOTA: Agora também existem testes rápidos disponíveis para diagnosticar rapidamente a hepatite. Eles não são o principal método de diagnóstico e podem fornecer resultados falsos, por isso é sempre melhor consultar um especialista.

Tratamento da hepatite

A hepatite é uma doença hepática grave que pode levar a vários problemas de saúde. A presença do vírus da hepatite no corpo pode causar certos sintomas, como icterícia, fadiga e perda de apetite. O tratamento para hepatite deve estar sob a supervisão de um médico e deve ter como objetivo eliminar o vírus do corpo e melhorar a função hepática.

Existem vários tratamentos para hepatite, incluindo o uso de medicamentos antivirais, medicamentos anti-inflamatórios e métodos para desintoxicar o corpo. Algumas pessoas com hepatite podem exigir um transplante de fígado, especialmente se a doença estiver em um estágio avançado.

O principal objetivo do tratamento da hepatite é eliminar o vírus do corpo. Os médicos geralmente prescrevem um curso de terapia antiviral, que pode durar de vários meses a vários anos, dependendo da gravidade da doença.

No entanto, o tratamento da hepatite não se limita a tomar medicamentos – os pacientes geralmente são aconselhados a monitorar seu estilo de vida, incluindo otimizar sua dieta, evitar álcool e nicotina e exercita r-se. Tais medidas podem ajudar a melhorar a função corporal e reduzir o risco de complicações da hepatite.

Se você notar sintomas de hepatite ou se tiver sido exposto ao vírus, consulte seu médico para testar e recomendações de tratamento. O tratamento adequado e oportuno pode ajudar a evitar problemas graves de saúde e até se livrar completamente da doença.

Insuficiência hepática funcional

A falha hepática funcional, ou insuficiência hepática, refer e-se ao fato de que o fígado não pode desempenhar suas funções de maneira eficaz. Pode ocorrer por vários motivos, incluindo vírus, álcool, medicamentos e doenças crônicas.

Os sintomas de insuficiência hepática funcional podem incluir icterícia, abdômen e pernas aumentadas, inchaço, baço aumentado e problemas digestivos. Em casos graves, pode ser necessário um transplante de fígado.

A prevenção de insuficiência hepática funcional inclui seguir um estilo de vida saudável, evitar álcool e bebidas alcalinas estáveis, tomar medicamentos apenas conforme prescrito pelo seu médico e se comunicar com doadores de sangue apenas através de doadores de sangue verificados.

  • Evite álcool e fumar
  • Limite a ingestão de gorduras e açúcar
  • Verifique se os medicamentos que você está tomando são seguros para o seu fígado
  • Armazenar medicamentos de acordo com as instruções do pacote
  • Verifique se todas as injeções e seringas são descartáveis e descartadas adequadamente
  • Feridas e cortes limpos para evitar a infecção com a hepatite A, B e C

Uma das maneiras primárias e mais eficazes de proteger contra insuficiência hepática funcional é ser imunizado contra a hepatite A e B, que podem causar insuficiência hepática e podem levar a consequências frequentemente desfavoráveis.

Categorias de pessoas que precisam da vacinação contra hepatite B: categorias de pessoas que precisam da vacinação contra hepatite A:

Profissionais de saúde Viajantes para países com alto risco de infecção
usuários de drogas Pessoas que trabalham em ambientes de reassentamento
Recé m-nascidos de mães infectadas Residentes de regiões hipotérmicas

Vacinação da hepatite A.

O que é hepatite A?

A hepatite A é uma doença hepática viral causada pelo vírus da hepatite A. É transmitido através do contato com fezes infectadas, que geralmente ocorre através de alimentos ou água. Os sintomas da hepatite A incluem icterícia, náusea, vômito e fadiga.

O que é a vacinação contra a hepatite A?

A vacinação contra a hepatite A é um procedimento para injetar uma vacina no corpo que protege contra a infecção pelo vírus da hepatite A. A vacina geralmente contém vírus de hepatite A mortos ou enfraquecidos, o que permite que o corpo desenvolva imunidade ao vírus.

Como o procedimento de vacinação é feito?

O procedimento de vacinação geralmente envolve a administração da vacina através de um tiro no músculo do braço. Duas doses da vacina geralmente são necessárias, mas em alguns casos uma terceira dose pode ser necessária para uma proteção completa.

Quão eficaz é a vacinação da hepatite A?

Quão eficaz é a vacinação da hepatite A?

A vacinação contra hepatite A geralmente é 90-100% eficaz na proteção contra a infecção por hepatite A. No entanto, em casos raros, pode haver problemas com a eficácia da vacina ou efeitos colaterais indesejados.

Quem deve obter a vacinação com hepatite A?

A vacinação contra hepatite A deve ser dada a qualquer pessoa que viaje para países com alto risco de infecção por hepatite A, bem como aqueles que trabalham ou vivem em um ambiente com um risco aumentado de infecção. A vacinação também é recomendada para crianças e adolescentes em alguns países.

De onde posso obter a vacinação da hepatite A?

A vacinação contra a hepatite A geralmente é oferecida por agências de saúde pública e é fortemente recomendada para pessoas que têm um risco aumentado de infecção. A vacinação também pode ser oferecida antes de viajar para países onde o risco de infecção por hepatite A é alto.

Vacinação da hepatite B.

O que é a vacinação contra a hepatite B?

A vacinação é o processo de injetar uma vacina no corpo para prevenir doenças. A vacinação contra a hepatite B é uma maneira eficaz de proteger contra o vírus da hepatite B e evita o desenvolvimento de formas crônicas da doença, o que pode levar à cirrose e ao câncer de fígado. A vacinação envolve duas ou três injeções, dependendo do tipo de vacina.

Quem deve ser vacinado contra a hepatite B?

Primeiro de tudo, as pessoas que lidam com sangue profissionalmente, como profissionais de saúde e parentes próximos de pessoas infectadas, devem ser vacinadas. A vacinação também é obrigatória para os recé m-nascidos para impedir a transmissão da hepatite B de mãe para criança. Além disso, a vacinação é recomendada para todas as pessoas, especialmente aquelas que correm alto risco de contrair o vírus.

Quais são os benefícios da vacinação contra a hepatite B?

A vacinação contra a hepatite B oferece muitos benefícios. Em primeiro lugar, a vacinação é a maneira mais eficaz de proteger contra o desenvolvimento da hepatite B. evita o desenvolvimento de formas crônicas da doença. Evita o desenvolvimento de formas crônicas da doença, o que pode levar a complicações graves, como cirrose e câncer. A vacinação também permite que você se mantenha saudável e trabalhe sem problemas sem se expor ou a outros ao risco de infecção.

Como é o processo de vacinação contra a hepatite B?

A vacinação contra a hepatite B é dada em vários estágios. Na primeira etapa, a vacina é dada duas vezes por mês. No segundo estágio – 6 meses após a primeira vacinação. Para as crianças, esse período pode ser aumentado para 12 meses, dependendo da idade. A vacina é injetada no músculo do braço e geralmente não causa efeitos colaterais graves, apenas dores raras e vermelhidão no local da injeção.

Conclusão

A vacinação contra a hepatite B é uma maneira eficaz de proteger contra o vírus da hepatite B. Evita o desenvolvimento de formas crônicas da doença, o que pode levar a complicações graves, como cirrose hepática e câncer. A vacinação deve ser dada a todas as pessoas, especialmente aquelas que correm alto risco de contrair o vírus. O processo de vacinação é seguro e não causa efeitos colaterais graves.

Prevenção da hepatite C.

Vacinação

Uma das maneiras mais eficazes de prevenir a hepatite C é através da vacinação. A vacina ajuda o corpo a se proteger do vírus e impedir que a doença se desenvolva. A vacinação não é necessária, mas é recomendada para certos grupos, incluindo profissionais de saúde, pessoas que vivem com HIV ou aquelas com valores pessimistas do fígado.

Prevenção de infecção durante procedimentos médicos

Ao visitar um centro de saúde, certifique-se de que todas as precauções necessárias sejam tomadas para prevenir a infecção pelo vírus da hepatite C durante procedimentos médicos. Isso inclui o uso de instrumentos médicos descartáveis, a esterilização de instrumentos e o tratamento das mãos do pessoal médico.

Precauções ao usar certos medicamentos

Precauções para usar certos medicamentos

Ao usar medicamentos, devem ser tomadas precauções para minimizar os riscos de contrair o vírus da hepatite C. É especialmente importante tomar precauções ao partilhar seringas e agulhas, pois isso pode levar à transmissão.

Evite contato com sangue de outras pessoas

Evite o contato com o sangue de outras pessoas em sua vida diária para reduzir os riscos de contrair o vírus da hepatite C. Isto inclui uma boa higiene geral das mãos, utilizar os seus próprios produtos de higiene pessoal e brinquedos e evitar a partilha de agulhas e seringas.

Modele um estilo de vida saudável

Siga um estilo de vida saudável que inclua uma dieta balanceada, atividade física moderada e evite drogas e álcool. Isso ajudará a fortalecer o sistema imunológico e reduzir os riscos de contrair o vírus da hepatite C, bem como outras doenças.

Como não pegar hepatite

A hepatite pode ser causada não apenas por vírus, mas também por outros fatores, incluindo álcool e certos medicamentos. No entanto, o tipo mais comum de hepatite é a hepatite viral, que pode ser facilmente prevenida. Aqui estão alguns passos simples para ajudá-lo a evitar contrair hepatite:

  • Siga boas práticas de higiene pessoal. Lave as mãos com água e sabão e use gel antisséptico após contato com itens ou superfícies contaminadas.
  • Nunca use itens pessoais de outras pessoas, como escovas de dente, lâminas de barbear e agulhas para injeções. O vírus da hepatite pode ser transmitido através do sangue e de outros fluidos.
  • Fique seguro se usar tatuagens, piercings ou outros procedimentos com agulhas. Certifique-se de que seu provedor use instrumentos esterilizados.
  • Evite contato sexual de risco e use sempre camisinha. Os vírus da hepatite podem ser transmitidos através do sêmen, secreções vaginais e sangue.
  • A vacinação contra hepatite é a melhor forma de prevenir a doença. É recomendado para todas as pessoas que estão especialmente em risco de contacto com o vírus – para futuros profissionais de saúde, viajantes, consumidores de drogas e para aqueles que já tiveram contacto com o vírus da hepatite B ou C.

Hepatite e álcool

Hepatite e álcool

A hepatite é uma doença hepática inflamatória que pode ser causada por vários fatores, incluindo vírus, bactérias e álcool. Embora o álcool não seja uma causa direta de hepatite, isso pode piorar seriamente a condição de um fígado já afetado.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de álcool pode levar a disfunções hepáticas, como distrofia hepática gordurosa, cirrose hepática e câncer de fígado. O consumo de álcool sobrecarrega o fígado e sua função começa a se deteriorar, a incapacidade do fígado de eliminar toxinas que entra no corpo pode levar à inflamação.

É importante lembrar que o álcool é um fator de risco para a hepatite A, B e C. O consumo de álcool pode aumentar a probabilidade de infecção com o vírus da hepatite e aumentar a gravidade da hepatite. O uso de álcool também pode retardar a cicatrização e reduzir a eficácia do tratamento da hepatite.

Portanto, para prevenir a hepatite, é importante controlar o consumo de álcool. A melhor opção é parar de beber álcool completamente, especialmente se você já foi diagnosticado com hepatite. O consumo de álcool também pode ser perigoso ao tomar medicamentos, por isso é melhor consultar seu médico antes de tomar qualquer medicamento.

Hepatite e drogas

A relação entre hepatite e drogas

Hepatite e drogas são conceitos intimamente relacionados. O vício em drogas é um dos principais fatores de risco para contrair o vírus da hepatite. Injetar medicamentos com seringas que não são esterilizadas após o uso é um importante mecanismo de transmissão de hepatite.

O risco de contrair o vírus da hepatite B, que é o mais infeccioso de todos os tipos de hepatite, é particularmente alto. Os usuários de drogas infectados com esse vírus podem ser uma fonte de transmissão para outros.

Além disso, o uso de drogas, especialmente quando combinado com álcool, não apenas aumenta o risco de contrair hepatite, mas também piora seu curso e aumenta a probabilidade de desenvolver cirrose e câncer de fígado.

Prevenção de hepatite entre usuários de drogas

A prevenção da hepatite entre usuários de drogas envolve várias intervenções. O primeiro e mais importante é parar de usar drogas. Isso ajudará a reduzir o risco de contrair hepatite e outras infecções associadas ao abuso de drogas.

Além disso, os toxicodependentes são aconselhados a utilizar apenas seringas e agulhas novas e estéreis. A sensibilização sobre os possíveis riscos do consumo de drogas e sobre como se proteger da hepatite deveria ser obrigatória.

Também é fornecida vacinação contra a hepatite B e a hepatite A, uma vez que esta última, embora menos infecciosa com o consumo de drogas, também representa um risco para a saúde dos toxicodependentes.

Hepatite e gravidez

Como a hepatite afeta a gravidez?

A hepatite pode ter um sério impacto no processo de gravidez e na saúde do bebê. Alguns tipos de hepatite, especialmente B e C, podem ser transmitidos de mãe para bebê durante a gravidez ou durante o parto.

Se uma mulher for diagnosticada com uma forma crônica de hepatite, ela poderá enfrentar vários problemas durante a gravidez. Podem ocorrer consequências indesejáveis como: abortos espontâneos, parto prematuro, baixo peso ao nascer ou até morte do bebê.

Como prevenir a hepatite durante a gravidez?

Se você estiver grávida ou planejando engravidar, é extremamente importante verificar o seu estado de hepatite. Mulheres que tiveram hepatite antes de engravidar devem receber acompanhamento médico. Eles devem discutir a possibilidade de tomar medicamentos antivirais e outros medicamentos com o seu médico.

É importante praticar uma boa higiene das mãos e genitais, consumir alimentos de alta qualidade e evitar métodos contraceptivos não confiáveis e inseguros.

Se você nunca foi vacinado contra a hepatite B, consulte seu médico e discuta a possibilidade de vacinação contra hepatite B.

Como a hepatite é tratada durante a gravidez?

O tratamento da hepatite em mulheres grávidas pode ser difícil porque alguns medicamentos podem prejudicar o bebê. Portanto, o tratamento só deve ser prescrito por um médico qualificado.

Se você estiver grávida e tiver uma exacerbação da hepatite, precisará ser observada por um médico envolvido no tratamento dessa patologia. Ele prescreverá medicamentos seguros durante a gravidez e monitorará sua condição e a do bebê.

Nutrição na hepatite

Que tipo de nutrição ajudará no tratamento da hepatite?

A dieta desempenha um papel importante na melhoria da condição de um paciente com hepatite. Evite alimentos gordurosos e fritos e reduza o consumo de álcool. Coma refeições quentes em pequenas porções com frequência

Tente incluir alimentos quentes em sua dieta:

  • Frutas e vegetais de alto valor nutricional, como maçãs, peras, laranjas, toranja, damascos, cenouras, repolho, brócolis, etc.
  • Alimentos de proteína, como ovos, leite, kefir, queijo cottage, peixe, frango;
  • GLUTAMINA – Um dos aminoácidos encontrados em grandes quantidades em alimentos como repolho regular, brócolis, espinafre, culturas frondosas relacionadas, abacates e muitos outros.

Observação: siga as recomendações do seu médico, que explicará em detalhes quais alimentos são melhores para excluir e quais incluir em sua dieta, com base nas características da sua doença.

Vida depois de combater a hepatite

Após uma briga completa com a hepatite, você pode levar uma vida completa sem temer pela sua saúde. No entanto, é importante lembrar que o corpo é mais fraco após o tratamento, portanto, é necessário um período de recuperação.

É importante evitar álcool e alguns medicamentos após o tratamento, pois eles podem afetar negativamente o fígado e causar uma recaída da doença. Também vale a pena assistir sua dieta e evitar alimentos gordurosos e picantes para evitar sobrecarregar o fígado.

Além disso, para manter o fígado saudável e fortalecer seu sistema imunológico, você deve se exercitar regularmente e levar um estilo de vida saudável. Uma atitude cuidadosa em relação à sua saúde e ao estilo de vida certo ajudará a evitar recidivas.

  • A prevenção da doença – a prevenção da hepatite inclui vacinação, higiene, usando apenas itens de higiene pessoal e cuidados corporais, não usando medicamentos e procedimentos médicos não autorizados.
  • Suporte ao paciente – as pessoas que tiveram hepatite geralmente precisam de apoio emocional. É importante perceber que a doença não define os limites da vida e apoiar o paciente durante e após o tratamento.

Com o tratamento e a adesão aos conselhos médicos, é possível se recuperar com sucesso da hepatite e levar uma vida completa. É importante lembrar que um estilo de vida saudável e a atitude certa em relação à sua saúde são os principais fatores para manter um fígado saudável e impedir possíveis recorrências da doença.

Onde obter ajuda para hepatite

A hepatite é uma doença grave que requer tratamento oportuno e qualificado. Se você suspeitar que tem sinais de hepatite, não demore em consultar um médico.

Você pode procurar instalações médicas especializadas, onde você pode obter uma consulta sobre hepatite no site do Ministério da Saúde da Rússia ou no Centro de Hepatologia de Moscou.

Também existem lugares em cada região onde você pode obter consulta inicial gratuita ou até receber tratamento para hepatite em determinados estágios. Vale a pena descobrir essas oportunidades em centros de saúde locais e policlínicos.

Vale lembrar que o cuidado da hepatite não é apenas instalações médicas, mas também serviços sociais e organizações que ajudam os pacientes e suas famílias a lidar com as consequências da doença. Por exemplo, a Associação de Hepatite Viral Russa fornece uma ampla gama de apoio e assistência para pacientes com hepatite e seus entes queridos.

  • Ministério da Saúde Russo: https://minzdrav. gov. ru/
  • Moscow Hepatology Center: http://hepcentre. ru/
  • Associação de Hepatite Viral Russa: http://www. hcv. ru/

Q & amp; A:

O que é hepatite?

A hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por várias razões: vírus, álcool, drogas e outras substâncias que entram no corpo através do sistema digestivo.

Que tipos de hepatite existem?

Existem vários tipos de hepatite: A, B, C, D e E. Cada um é causado por um vírus diferente e possui suas próprias características.

O que é os ABCs da hepatite?

Os ABC da hepatite é um conjunto de regras e diretrizes para ajudar a se proteger dos vírus da hepatite e ajudar a manter o fígado saudável.

Como posso ser infectado com o vírus da hepatite?

Os vírus da hepatite são transmitidos através de sangue, saliva, sêmen e secreções vaginais. Rotas comuns de transmissão são mãos não lavadas, ferramentas de manicure sujas, transfusões de sangue, etc.

Quais sintomas indicam a presença de hepatite?

Os sintomas da hepatite podem variar de icterícia, doença matinal, dor abdominal, fadiga, diminuição do apetite. Mas algumas pessoas podem não ter sintomas, por isso é recomendável fazer exames médicos regulares e testes para vírus da hepatite.

Como posso impedir que a contratação de hepatite?

Para se proteger dos vírus da hepatite, você precisa seguir as regras da higiene pessoal: lavar as mãos antes de comer, não use as ferramentas de manicure de outras pessoas, não transfundam sangue, se necessário, neutralize objetos que podem ter entrado em contato com o sangue.

Como a hepatite é diagnosticada?

A hepatite é diagnosticada através de um exame de sangue para a presença de vírus. Se o resultado do teste for positivo, o paciente recebe tratamento para eliminar o vírus e restaurar o fígado.

Como a hepatite é tratada?

O tratamento da hepatite depende do tipo e do estágio da doença. Em alguns casos, pode ser necessária hospitalização e medicação, e às vezes uma dieta adequada e evitar maus hábitos podem ser suficientes. É importante lembrar que a hepatite não tratada pode causar cirrose e câncer de fígado