O que você deve fazer se sua faringite não desaparecer há quatro meses? Aprenda sobre as possíveis causas e tratamentos para essa condição para que você possa voltar à sua vida normal.
A faringite é uma doença inflamatória da faringe que geralmente é causada por uma infecção. É manifestado pela dor, irritação e coceira na garganta, além de tossir. A faringite geralmente desaparece por conta própria dentro de alguns dias, mas às vezes os sintomas podem durar mais, especialmente se não forem tomadas medidas apropriadas para tratar e prevenir recorrências.
Uma explicação possível para a faringite em andamento pode ser a presença de inflamação crônica da faringe. A faringite crônica pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo infecções frequentes, alergias, tabagismo ou uso prolongado da voz. Se a sua faringite persistir por mais de quatro meses, você deve consultar seu médico para testes adicionais e tratamento apropriado.
- O que é faringite?
- Vídeo sobre o assunto:
- Causas de faringite
- Sintomas de faringite
- Q & amp; A:
- O que é faringite?
- Quanto tempo a faringite geralmente dura?
- O que pode causar faringite prolongada?
- Como a faringite deve ser tratada se persistir por quatro meses?
- Duração da faringite
- Como tratar a faringite?
- Complicações da faringite
- Diagnóstico de faringite
- Prevenção da faringite
- Faringite e imunidade
- Segredos de recuperação rápida na faringite
O que é faringite?
A faringite aguda é geralmente causada por vírus, como influenza ou vírus sincicial respiratório (RSV). Também pode ser causado por uma infecção bacteriana, como a garganta da rua. A faringite crônica pode ser causada por fatores irritantes, como tabagismo, alergias ou refluxo do conteúdo do estômago na garganta.
Os sintomas da faringite podem incluir dor e irritação na garganta, vermelhidão e inchaço da parte de trás da garganta, dificuldade em engolir, tosse seca ou úmida, mudanças vocais, dor de cabeça e fraqueza geral. O tratamento para faringite pode incluir o uso de medicamentos antivirais ou antibacterianos, bem como terapia sintomática para aliviar os sintomas e reduzir o desconforto. Nos casos de faringite crônica, um tratamento adicional, como mudanças no estilo de vida ou o uso de medicamentos anti-inflamatórios, pode ser necessário.
Vídeo sobre o assunto:
Causas de faringite
- Infecções virais: A faringite pode ser causada por vírus como influenza, o resfriado comum ou o vírus Epstein-Barr. Os vírus são transportados pelo ar e geralmente causam inflamação da garganta.
- Infecções bacterianas: Um dos patógenos bacterianos mais comuns da faringite é a infecção estreptocócica, causando o que é conhecido como “garganta estreptocosa”. Infecções bacterianas requerem antibióticos para tratamento.
- Alergias: Algumas pessoas podem desenvolver faringite como resultado de uma reação alérgica a certas substâncias, como pólen, poeira ou certos alimentos. A faringite alérgica pode ser acompanhada por congestionamento e lacrimação nasal.
- Refluxo ácido: O ácido do estômago pode entrar na garganta e causar inflamação. Isso geralmente ocorre em pessoas com doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).
- Uso do tabaco: o uso do tabaco ou do tabaco pode irritar a garganta e levar à faringite.
Essas são apenas algumas das causas que podem levar ao desenvolvimento da faringite. Se você continuar a ter sintomas de faringite por um longo tempo, é importante consultar um médico para diagnóstico e tratamento.
Sintomas de faringite
Outros sintomas de faringite podem incluir:
- Uma garganta vermelha e inflamada;
- Inchaço e vermelhidão da parte de trás da garganta;
- Dor e irritação da faringe;
- Grandes quantidades de muco na garganta;
- Sentimento de um nódulo ou corpo estranho na garganta;
- Sintomas mais graves pela manhã ou depois do sono;
- Secura e uma sensação seca e arranhada na garganta;
- Aumento da temperatura corporal;
- Sentind o-se fraco e cansado;
Além desses sintomas comuns, a faringite também pode mostrar outros sinais específicos, dependendo do tipo de faringite. Por exemplo, a faringite viral pode ser acompanhada por um nariz escorrendo, tosse e dor de cabeça, enquanto a faringite bacteriana pode causar push de pus na faringe e nos linfonodos do pescoço inflamado. Portanto, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico preciso e prescrever tratamento eficaz.
Q & amp; A:
O que é faringite?
A faringite é uma inflamação da parede traseira da faringe. Pode causar dor, coceira e desconforto na garganta, além de tossir e dificuldade de engolir.
Quanto tempo a faringite geralmente dura?
Geralmente, a faringite desaparece por conta própria em 1 a 2 semanas. No entanto, em alguns casos, os sintomas podem durar mais, especialmente se não forem tratados adequadamente ou se você tiver um sistema imunológico enfraquecido.
O que pode causar faringite prolongada?
A faringite prolongada pode ser devida a inflamação crônica, alergias, infecções ou outras razões médicas. Além disso, tratamento inadequado ou infecções repetidas podem fazer com que os sintomas durem mais.
Como a faringite deve ser tratada se persistir por quatro meses?
Se a faringite persistir por mais de quatro meses, você deve consultar um médico para consulta e diagnóstico profissional. O médico pode recomendar testes adicionais e prescrever o tratamento adequado, dependendo da causa da duração dos sintomas.
Duração da faringite
A duração da faringite pode ser devida a uma variedade de fatores, incluindo comorbidades, um sistema imunológico fraco, tratamento inadequado ou maus hábitos de estilo de vida. Em alguns casos, a faringite prolongada pode ser um sinal de problemas mais graves, como inflamação crônica das vias aéreas, reações alérgicas ou mesmo tumores na área da garganta.
Para determinar a causa da faringite prolongada, é importante ver um otorrinolaringologista. O médico examinará a garganta, possivelmente prescreverá testes e investigações adicionais para identificar a causa da doença. Os principais métodos de tratamento da faringite a longo prazo são o uso de antibióticos, medicamentos antivirais ou soluções anti-sépticas para gargarejar a garganta. Além disso, é importante seguir as recomendações do médico sobre o fortalecimento do sistema imunológico, nutrição adequada e eliminação de fatores que contribuem para a doença.
Como tratar a faringite?
O tratamento da faringite deve ser abrangente e incluir medidas para aliviar os sintomas, eliminar causas e fortalecer o sistema imunológico. É importante entrar em contato com um médico para fazer um diagnóstico e prescrever tratamento apropriado. Ele pode prescrever testes, raios-X de tórax, faringoscopia e outros procedimentos para determinar a causa da doença.
Os seguintes métodos podem ser usados para aliviar os sintomas da faringite:
- lavar a garganta com solução salina quente;
- o uso de analgésicos da garganta;
- aplicação de medicamentos antivirais ou antibacterianos;
- fortalecer o sistema imunológico com a ajuda de vitaminas e medicamentos que promovem sua ativação;
- usando bebidas quentes, compressas quentes e inalações;
- evitando fumar e má ecologia;
- observância de um regime de sono e nutrição adequada.
No entanto, é importante lembrar que a faringite pode ser causada pela infecção viral e bacteriana. Portanto, o auto-tratamento pode ser ineficaz ou até prejudicial. Um médico pode prescrever antibióticos apenas se houver certeza sobre a natureza bacteriana da doença.
Causas de faringe
Infecção viral ou bacteriana | Dor de garganta, tosse, congestão nasal | Limpando a garganta, tomando medicamentos antivirais ou antibacterianos |
Reação alérgica | Coceira e vermelhidão da garganta, nariz escorrendo, espirros | Exclusão do alérgeno, uso de ant i-histamínicos |
Danos à membrana mucosa da garganta | Dor e desconforto na garganta, dificuldade em engolir | Resto da garganta, uso de analgésicos |
De qualquer forma, é importante seguir as recomendações do médico e não se auto-medicar para evitar complicações e se livrar da faringite mais rapidamente.
Complicações da faringite
As complicações da faringite podem ser diferentes e depender da causa da doença. Aqui estão algumas das possíveis complicações:
- Amigdonite: A faringite crônica pode causar inflamação das amígdalas, levando à amigdalite. Essa condição é acompanhada por uma dor de garganta mais severa, febre, dificuldade em engolir e linfonodos aumentados na área do pescoço.
- Abscesso peritonsilar: Esta é uma complicação grave decorrente da amigdalite. A inflamação das amígdalas pode resultar em um abscesso purulento que requer intervenção cirúrgica para remov ê-lo.
- Febre reumática: A faringite causada por uma infecção bacteriana, especialmente a infecção estreptocócica, pode levar ao desenvolvimento da febre reumática. É uma doença sistêmica grave que pode danificar o coração, as articulações e o sistema nervoso.
- Glomerulonefrite: A faringite causada por uma infecção bacteriana pode levar à glomerulonefrite, uma doença renal inflamatória.
- Complicações da gravidez: a faringite em mulheres grávidas pode afetar a mãe e o bebê. Nascimento prematuro, prematuridade, atraso no desenvolvimento intr a-uterino e outros problemas podem ocorrer.
Diagnóstico de faringite
Para diagnosticar a faringite, o médico examinará a garganta e fará perguntas ao paciente sobre os sintomas e a duração da condição. Ele também pode realizar testes adicionais para esclarecer o diagnóstico e descartar outras possíveis causas de sintomas.
O exame da garganta inclui uma avaliação visual da membrana mucosa da parte de trás da garganta e da faringe. O médico procurará sinais de inflamação, como vermelhidão, inchaço e presença de depósitos de pus ou úlceras. A amostragem para testes de laboratório também pode ser realizada para descobrir o agente causador e determinar a sensibilidade aos antibióticos.
Testes adicionais incluem:
- Semeadura bacteriológica de um cotonete da garganta para patógenos;
- Exames de sangue para detectar marcadores inflamatórios e outros indicadores;
- Testes de alergia se houver suspeita de reação alérgica;
- Endoscopia para examinar a garganta e a laringe com mais detalhes;
- Raios-x ou tomografia computadorizada da garganta e peito;
- Biópsia se suspeita de um tumor ou outra patologia grave.
O conjunto exato de testes a serem realizado depende da natureza dos sintomas e da condição geral do paciente. O médico sempre pretende prescrever o menor número de testes suficientes para fazer um diagnóstico e determinar a causa da faringite.
Prevenção da faringite
1. Observação da higiene das mãos. A lavagem regular das mãos com água e sabão ajuda a prevenir a transmissão de infecções, incluindo faringite. Lavar as mãos antes de comer, depois de visitar locais públicos, após o contato com pessoas doentes e depois de usar o transporte público.
2- Evitar o contato com pessoas doentes. O contato próximo deve ser evitado quando pessoas doentes com sintomas de faringite estão presentes, especialmente durante os primeiros dias de doença, quando a transmissão é mais provável.
- 3. Nutrição adequada. A dieta deve ser equilibrada e contém uma quantidade suficiente de vitaminas e minerais necessários para manter a imunidade. Atenção especial deve ser dada a comer alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais frescos.
- 4. Beber quantidade adequada de água. A água potável ajuda regularmente a hidratar a membrana mucosa da garganta e a impedir que ele seque, o que ajuda a proteger contra a faringite.
- 5. Evitar superaquecimento e hipotermia. Alterações acentuadas de temperatura podem enfraquecer o sistema imunológico e contribuir para o início da faringite. Recomend a-se vesti r-se adequadamente para o clima e evitar a exposição prolongada a condições frias ou quentes.
- 6. Construção de imunidade. Exercício regular, estilo de vida saudável, sono adequado, evitar maus hábitos (fumar, beber álcool) e uso moderado de antibióticos podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico e prevenir a faringite.
7. Uso adequado da voz. O uso alto e prolongado da voz pode irritar a garganta e contribuir para o desenvolvimento da faringite. Recomend a-se evitar gritar e conversar alto por longos períodos de tempo e para lidar com as cordas vocais corretamente.
8. Ventilação regular da sala. A ventilação frequente de salas ajuda a reduzir a concentração de microorganismos prejudiciais no ar e os impede de atingir a membrana mucosa da garganta.
9. Evitando substâncias irritantes. Fumar, poeira, fumaça química e outros irritantes podem causar faringite e agravar seus sintomas. Recomend a-se evitar o contato com essas substâncias e, se necessário, usar equipamentos de proteção (máscaras, respiradores etc.).
Faringite e imunidade
A imunidade desempenha um papel importante na proteção do corpo contra infecções. Quando o sistema imunológico está funcionando normalmente, é capaz de combater a maioria dos microorganismos que podem causar faringite. No entanto, se o sistema imunológico estiver enfraquecido, pode não ser capaz de combater a infecção e a faringite poderá persistir por um longo tempo.
Existem vários fatores que podem levar a um sistema imunológico enfraquecido. Alguns podem ser temporários, como estresse, falta de sono ou dieta ruim. Outros fatores podem ser mais graves, como doenças crônicas, condições de deficiência imunológica ou tomar certos medicamentos.
Se a faringite persistir por quatro meses, consulte seu médico para obter mais testes para determinar por que seu sistema imunológico está enfraquecido. O médico pode solicitar testes laboratoriais para determinar os níveis celulares imunes, bem como um exame para descartar outras possíveis causas de faringite prolongada.
O tratamento para faringite com um sistema imunológico enfraquecido pode incluir o uso de antibióticos, medicamentos antivirais ou outros medicamentos para fortalecer o sistema imunológico. Também é importante prestar atenção à dieta, manter um estilo de vida saudável e evitar fatores que podem enfraquecer o sistema imunológico.
Segredos de recuperação rápida na faringite
No entanto, além dos cuidados médicos, existem outras maneiras de acelerar a recuperação da faringite. Abaixo estão alguns segredos para uma rápida recuperação:
- Gargadas de garganta. A garrafa regular da garganta com uma solução quente de sal ajudará a aliviar a inflamação e reduzir a dor. Para preparar a solução, apenas dilua meia colher de chá de sal em um copo de água morna.
- Uso de medicamentos anti-inflamatórios. Os medicamentos contendo componentes anti-inflamatórios em sua composição ajudarão a lidar com a causa subjacente da faringite. No entanto, antes de começar a tomar medicamentos, você deve consultar um médico.
- Observância do regime de descanso e vocal. Com a faringite, é muito importante não sobrecarregar as cordas vocais. Tente falar suavemente e não estresse sua voz o máximo possível.
- Umidificando o ar. O ar seco pode piorar a condição da sua mucosa na garganta. Use umidificadores ou simplesmente coloque toalhas úmidas ou um copo de água na sala.
- Fortalecendo o sistema imunológico. A nutrição adequada, um estilo de vida ativo e o consumo de vitaminas suficientes ajudarão a fortalecer o sistema imunológico e lidar com a faringite mais rapidamente.
Não esqueça que essas recomendações não substituem a consulta de um médico. Se a faringite não desaparecer por quatro meses, procure ajuda médica para determinar a causa e prescrever um tratamento eficaz.