Dieta após 55: como se manter saudável e manter seu corpo

Aprenda sobre a dieta certa após os 55 anos e como ela pode ajud á-lo a se manter saudável e energizado nos próximos anos. Nossas recomendações nutricionais, com base na pesquisa e prática atuais, podem ajudá-lo a gerenciar as alterações relacionadas à idade do seu corpo e manter o peso ideal e a saúde geral.

Após os 55 anos, o corpo muda e requer mais atenção. Saúde e humor dependem diretamente de uma dieta adequadamente selecionada e de um estilo de vida ativo. Hoje, falaremos sobre quais produtos o ajudarão a manter sua saúde e humor em “alto”.

A categoria de idade após 55 anos é caracterizada por imunidade mais fraca e eficiência reduzida do corpo. A única coisa que pode apoiar a saúde e um estilo de vida ativo é uma dieta adequadamente selecionada que inclui todas as vitaminas e microelementos necessários.

Recomend a-se consumir alimentos ricos em proteínas, vitaminas e elementos de rastreamento que garantem o funcionamento adequado do corpo. No entanto, você deve ter em mente que nem todos os alimentos são igualmente benéficos nessa idade – alguns alimentos podem piorar sua saúde.

É por isso que temos várias recomendações para ajud á-lo a se manter saudável na idade adulta e aproveitar uma vida cheia de vitalidade.

Contents
  1. Mudanças relacionadas à idade no corpo
  2. Por que assistir sua dieta depois dos 55 anos?
  3. Recomendações alimentares para pessoas com mais de 55 anos
  4. Aumentar a ingestão de proteínas e fibras
  5. Reduza a ingestão de açúcar e sal
  6. Beba fluidos suficientes
  7. Reduzindo o número de calorias
  8. Que alimentos devem ser excluídos da dieta
  9. 1. doces e carboidratos
  10. 2. alimentos gordurosos e fritos
  11. 3. Sal e especiarias
  12. Regime de bebida suficiente
  13. Como incluir proteínas suficientes em sua dieta
  14. Hábitos prejudiciais e seu impacto negativo na saúde na idade avançada
  15. Alimentos úteis para o cérebro
  16. Os principais grupos de vitaminas e sua importância na idade adulta
  17. Alimentos formadores de ácidos e alcalinos
  18. Por que frutas e vegetais são necessários na dieta após os 55 anos de idade
  19. Que check-ups periódicos você deve ter com seu médico
  20. A importância do cálcio e suas fontes na dieta
  21. Mitos sobre gordura e açúcar na nutrição
  22. Os perigos das restrições alimentares ao perder peso após os 55 anos
  23. Vídeo sobre o assunto:
  24. Q & amp; A:
  25. Que alimentos devo eliminar da minha dieta após os 55 anos?
  26. Minha dieta deve incluir frutos do mar?
  27. Qual o papel de vegetais e frutas na dieta?
  28. É possível substituir a carne por alimentos de proteína à base de plantas?
  29. Com que frequência devo consumir doces e assados?
  30. A dieta após os 55 anos deve ser de baixa caloria?
  31. Qual é o papel das vitaminas e minerais na dieta após 55?
  32. O álcool pode ser consumido na dieta após os 55 anos?
  33. Fatores que afetam a digestão na idade adulta
  34. Mudanças no corpo
  35. Estilo de vida
  36. Tomando medicamentos
  37. Benefícios de uma dieta saudável na idade adulta

Mudanças relacionadas à idade no corpo

À medida que envelhecemos, várias mudanças ocorrem no corpo que podem afetar a saúde de uma pessoa. Essas mudanças incluem diminuição da massa muscular, diminuição da taxa metabólica, alteração no equilíbrio hormonal e outros fatores. Todas essas mudanças podem levar a várias doenças, como obesidade, diabetes, artrite e outras.

Um dos fatores significativos que afetam a condição do corpo é a falta de algumas vitaminas e microelementos. É por isso que é importante observar sua dieta e consumir nutrientes suficientes.

Além disso, com idade, o risco de várias doenças cardiovasculares, como hipertensão, doenças cardíacas e vasculares aumenta. Para evitar essas doenças, é importante monitorar os níveis de colesterol no sangue, reduzir a ingestão de sal e gordura animal, se necessário, e exercita r-se regularmente.

Em geral, as mudanças relacionadas à idade no corpo são inevitáveis, mas há muito que pode ser feito para manter a saúde e o humor. É importante observar sua dieta, exercitar-se, fazer exames médicos regulares e tomar as medidas necessárias para evitar várias doenças.

Por que assistir sua dieta depois dos 55 anos?

A nutrição é um dos principais fatores que afetam a saúde de uma pessoa. Após os 55 anos, o corpo começa a envelhecer e requer uma dieta melhor e mais moderada. A falta de vitaminas e microelementos afeta o trabalho de todos os órgãos e sistemas e pode levar a várias doenças.

Uma dieta adequadamente formulada após 55 anos de idade pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, artrite, diabetes e garantir o funcionamento normal do sistema digestivo. Também a nutrição tem um impacto direto no estado emocional de uma pessoa, fortalecendo seu humor e aumentando a vitalidade.

É por isso que é tão importante observar sua dieta depois de 55 anos, senti r-se confortável, impedir o aparecimento de doenças e manter a saúde por muitos anos.

Preocupado com taquicardia?

Recomendações alimentares para pessoas com mais de 55 anos

Aumentar a ingestão de proteínas e fibras

Aumento da ingestão de proteínas e fibras

À medida que você envelhece, seu corpo começa a perder a massa muscular, por isso é importante aumentar sua ingestão de proteínas. Alimentos altos proteicos recomendados incluem peixes, ovos, frango, frutos do mar, feijão branco e trigo sarraceno.

Você também deve aumentar sua ingestão de fibras para manter o intestino saudável e impedir a constipação. Alimentos recomendados em fibras são frutas, vegetais, produtos de grãos integrais e nozes.

Reduza a ingestão de açúcar e sal

Após os 55 anos, o corpo se torna mais sensível ao açúcar e ao sal, por isso é necessário reduzir sua ingestão. Recomend a-se reduzir o consumo de doces, bebidas carbonatadas e refeições prontas. Em vez de sal, você pode usar especiarias e ervas, o que não apenas adicionará sabor, mas também melhorará o trabalho dos órgãos digestivos.

Beba fluidos suficientes

É importante beber líquidos suficientes para evitar a desidratação e manter a saúde dos rins. Recomend a-se beber de 6 a 8 copos de água por dia e consumir fluidos na forma de compostos, sucos e chá verde. No entanto, álcool e chá forte não são recomendados, pois podem desidratar ainda mais o corpo.

Reduzindo o número de calorias

Diminuição das calorias

Após os 55 anos, o metabolismo diminui, então o corpo requer menos calorias. Recomend a-se reduzir o tamanho das porções e aumentar o número de refeições por dia. Você também deve reduzir o consumo de alimentos gordurosos e de alta caloria, como maionese, manteiga e fast food.

Que alimentos devem ser excluídos da dieta

Após os 55 anos, é especialmente importante monitorar sua saúde e compor adequadamente sua dieta. Existem alimentos que é melhor não consumir em grandes quantidades ou excluir completamente sua dieta diária.

1. doces e carboidratos

Altas quantidades de açúcar, conservantes e outros aditivos que são comumente encontrados em doces e bebidas carbonatadas podem levar a sérios problemas de saúde, especialmente se você sofre de diabetes ou colesterol alto. Você também deve limitar a ingestão de assados e arroz branco, substituind o-os por cereais e vegetais mais saudáveis.

2. alimentos gordurosos e fritos

Altas quantidades de gordura e colesterol podem levar a problemas de saúde cardiovascular. Você deve substituir comida frita por carne cozida ou assada e peixe. Também vale a pena limitar o consumo de manteiga e maionese e substituí-los por falta de ar e outros molhos mais saudáveis e com baixo teor de gordura.

3. Sal e especiarias

Muito sal pode levar à pressão alta e aos problemas de saúde renal. Vale a pena substituir o sal por especiarias e ervas mais saudáveis e naturais que melhorarão o sabor da sua comida e lhe darão originalidade.

Excluir esses produtos da sua dieta e substitu í-los por análogos mais saudáveis e naturais ajudará a preservar sua saúde e melhorar sua qualidade de vida após os 55 anos de idade.

Regime de bebida suficiente

À medida que envelhecemos, os níveis de fluido no corpo diminuem; portanto, manter um regime de consumo adequado é importante com qualquer dieta, especialmente após os 55 anos. Água suficiente no corpo ajuda o corpo a digerir adequadamente os alimentos, livra r-se das toxinas e, assim, manter o imunesistema em um estado normal.

Recomend a-se que as mulheres consumam cerca de 2, 2 litros de fluido por dia e homens cerca de 3 litros por dia. No entanto, é importante lembrar que esse valor é maior ao beber café forte ou bebidas alcoólicas.

Além da água, chás, sucos caseiros e smoothies feitos de frutas e vegetais frescos podem ser uma boa fonte de fluidos. É importante evitar bebidas carbonatadas, o que pode causar efeitos negativos no sistema digestivo e aumentar o risco de doença cardiovascular.

Se você sofrer inchaço, aumento do desconforto respiratório ou boca seca, vale a pena consultar seu médico para verificar possíveis distúrbios de bebida e corrigir quaisquer problemas em potencial de antemão.

Como resultado, é importante observar que a manutenção de um regime de consumo adequado pode ajudar a controlar o apetite, impedir a desidratação e doenças transmitidas por alimentos e melhorar a qualidade do sono e o humor geral.

Como incluir proteínas suficientes em sua dieta

Após os 55 anos, é especialmente importante obter sua dieta certa para manter seu corpo saudável. Um dos elemento s-chave de uma dieta saudável são as proteínas. Eles são essenciais para o crescimento e reparo dos tecidos, a formação de hormônios e enzimas e fortalecimento do sistema imunológico. As proteínas também ajudam a controlar o apetite e a reduzir o desejo de fazer um lanche.

As principais fontes de proteínas são

  • Carne (carne, carne de porco, frango)
  • Peixe e frutos do mar (atum, salmão, camarão)
  • Ovos
  • Produtos lácteos (queijo, iogurte, queijo cottage)
  • Legumes (lentilhas, feijões, ervilhas)
  • Nozes e sementes (amêndoas, caju, sementes de chia)

Para vegetarianos e veganos, a proteína pode ser derivada de misturas de proteínas e suplementos vegetais (como a proteína de soja).

Quanta proteína eu preciso por dia?

Para adultos, incluindo aqueles com mais de 55 anos, é recomendável consumir 0, 8 a 1 grama de proteína por quilograma de peso por dia. Por exemplo, uma pessoa que pesava 65 kg deve consumir 52 a 65 gramas de proteínas por dia.

Como incluir proteínas em sua dieta

A incorporação de proteínas na dieta pode ser facilmente realizada. No café da manhã, você pode escolher ovos ou iogurte com frutas e nozes. Para o almoço ou jantar, é melhor escolher carne ou peixe com um prato de legumes e legumes. Você também pode adicionar barras de proteína ou smoothies de proteínas à sua dieta.

Hábitos prejudiciais e seu impacto negativo na saúde na idade avançada

Fumar, bebidas fortes e dieta ruim são apenas alguns dos maus hábitos que muitas pessoas têm. Eles não apenas são prejudiciais à saúde ao longo da vida, mas também exacerbam os efeitos de um corpo envelhecido na idade avançada.

Fumar é um dos hábitos mais perigosos, especialmente para pessoas mais velhas. Aumenta o risco de desenvolver várias doenças, como câncer de pulmão, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma brônquica, doenças cardiovasculares e outras. Fumar também leva ao envelhecimento prematuro da pele, perda de dentes e outros problemas de saúde.

O consumo de álcool também leva a sérias conseqüências à saúde na idade avançada. O consumo constante de álcool aumenta o risco de complicações do fígado, coração, cérebro e outros órgãos. Além disso, o alcoolismo pode levar à depressão, memória e problemas de concentração.

A dieta inadequada pode levar à obesidade, diabetes e outras doenças. Em idade avançada, o corpo não digere facilmente alimentos pesados e gordurosos, bem como alimentos que contêm muito açúcar e sal. Portanto, é importante observar sua dieta e comer alimentos mais leves e saudáveis, incluindo frutas, vegetais, grãos e alimentos de proteína.

Em geral, hábitos prejudiciais aumentam o risco de desenvolver muitas doenças na idade avançada. Eles podem prejudicar significativamente a qualidade de vida, o que enfatiza a necessidade de evit á-los ou pelo menos reduzir seu uso o máximo possível.

Alimentos úteis para o cérebro

Cuidar da saúde do cérebro é um aspecto importante de qualquer dieta, especialmente para idosos. É especialmente importante obter vitaminas, minerais e antioxidantes suficientes para manter o sistema nervoso saudável e melhorar a função cognitiva.

Um dos componentes mais benéficos são os ácidos graxos ômega-3. O consumo de alimentos ricos em ômega-3 pode melhorar o humor, reduzir os níveis de estresse e ansiedade e melhorar as habilidades cognitivas. As melhores fontes de ômega-3 são peixes marinhos, nozes e sementes.

Frutas e bagas contêm compostos fenólicos exclusivos, antioxidantes e vitaminas que aumentam os níveis de nutrientes no corpo. Além disso, a presença de antioxidantes ajuda a combater os radicais livres que podem levar a várias doenças, especialmente quando o sistema imunológico não é mais tão eficaz quanto costumava ser.

  • As bagas negras são uma rica fonte de antocianinas, que podem reduzir o nível de pré-poluentes no cérebro.
  • A melancia contém licopeno, um composto que pode impedir a oxidação das células cerebrais.
  • Chocolates escuros – contém magnésio, que ajuda a proteger o sistema nervoso contra influências negativas.

Obtenha o suficiente dos nutrientes necessários para a saúde do cérebro e desfrute de um ótimo estado de espírito e corpo.

Os principais grupos de vitaminas e sua importância na idade adulta

Vitamina A – essencial para manter a visão, a pele saudável e o sistema imunológico. Na idade adulta, também pode ajudar na redução do risco de diversas doenças.

Vitamina C – é um poderoso antioxidante que ajuda a reduzir a inflamação no corpo e a estimular o sistema imunológico. Também ajuda na organização do metabolismo e na reparação dos tecidos.

Vitamina D – é essencial para ossos e músculos saudáveis. Na idade madura de uma pessoa, ajuda a reduzir o risco de osteoporose e várias outras doenças associadas ao comprometimento do metabolismo do cálcio no organismo.

Vitamina E – Ajuda a reduzir a inflamação no corpo e a melhorar a circulação sanguínea. Isto é especialmente importante para a saúde cardiovascular, que necessita de apoio extra na idade adulta.

Vitamina K – é essencial para a formação óssea adequada e a coagulação do sangue. Portanto, sua deficiência pode levar a diversas doenças relacionadas à saúde óssea e vascular.

Alimentos formadores de ácidos e alcalinos

Nosso corpo possui um complexo sistema de autorregulação do equilíbrio ácido-base, que depende de uma alimentação balanceada. Alimentos formadores de ácido são aqueles que produzem ácidos quando decompostos no corpo. E os alimentos alcalinos são aqueles que proporcionam uma reação alcalina.

Quando há uma superabundância de produtos formadores de ácido, o corpo acumula ácidos, que podem perturbar os sistemas internos, incluindo dores nas articulações. Os alimentos alcalinos, por outro lado, ajudam a neutralizar o ácido e a garantir níveis normais de pH no sangue e nos tecidos.

Alimentos formadores de ácido:

  • Carne e produtos à base de carne (asas e coxas de frango, porco, vaca)
  • Peixes e mariscos (camarão, polvo, robalo, cavala)
  • ovos
  • Produtos de farinha (trigo, milho, trigo sarraceno)
  • Açúcar e confeitaria (chocolate, bolos, biscoitos)
  • Frutas e vegetais enlatados

Alimentos formadores de alcalinidade:

  1. frutas (maçãs, bananas, damascos, uvas, kiwi, laranjas)
  2. Legumes (espinafre, brócolis, repolho, ervilha, abóbora)
  3. Nozes e sementes (avelãs, amêndoas, gergelim)
  4. produtos lácteos fermentados (iogurte, kefir, queijo cottage)
  5. Chá verde

Alimentos formadores de ácidoAlimentos formadores de alcalinos

Carne Fruta
Peixe Vegetais
Ovos Nozes e sementes
Produtos de farinha Produtos lácteos azedos
Açúcar e confeitaria Chá verde

Por que frutas e vegetais são necessários na dieta após os 55 anos de idade

Após os 55 anos, o corpo começa a exigir mais vitaminas e minerais para manter todos os sistemas e órgãos funcionando corretamente. Nessa idade, o sistema imunológico se torna mais vulnerável e o metabolismo diminui. Portanto, você precisa aumentar a quantidade de frutas e vegetais em sua dieta.

Frutas e vegetais contêm uma enorme quantidade de vitaminas, minerais e formigas antioxidas que ajudam a reduzir o risco de várias doenças como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes. Eles também podem ajudar a manter a pele e os dentes saudáveis, melhorar a digestão e inibir a inflamação.

  • Frutas e vegetais reduzem o risco de doenças cardiovasculares porque contêm fibras, que reduzem os níveis de colesterol no sangue.
  • Os altos níveis de vitamina C encontrados em muitas frutas e vegetais fortalecem o sistema imunológico e protegem contra infecções e inflamação.
  • O potássio, encontrado em bananas e outras frutas e vegetais, ajuda a controlar a pressão arterial e reduzir o risco de doença renal.

Assim, frutas e vegetais são uma parte essencial de uma dieta saudável após os 55 anos.

Que check-ups periódicos você deve ter com seu médico

Após os 55 anos, é especialmente importante ficar de olho na sua saúde e obter exames periódicos com seu médico para evitar possíveis problemas de saúde. Os procedimentos mais importantes a serem submetidos incluem:

  • Um exame de sangue geral. Ajuda a identificar a anemia, reduzindo a hemoglobina, doenças da natureza alérgica e infecciosa.
  • Ultrassom de órgãos abdominais. É necessário detectar doenças da vesícula biliar, fígado, pâncreas e outros órgãos internos.
  • ECG. É necessário avaliar o trabalho do coração e detectar distúrbios do ritmo.
  • Consultas com um nutricionista e endocrinologista. Necessário para a nutrição adequada e manter o peso na norma, bem como a prevenção de doenças da glândula e do pâncreas da tireóide.

Além disso, é aconselhável ter um exame médico preventivo pelo menos uma vez por ano e, se possível, examinar seus parentes próximos infectados com câncer. Isso dará a oportunidade de identificar oportunamente quaisquer problemas e iniciar o tratamento em um estágio inicial.

A importância do cálcio e suas fontes na dieta

O cálcio é um dos principais macronutrientes essenciais para a saúde humana, especialmente após os 55 anos. Esse elemento afeta a saúde dos ossos, dentes, sistema nervoso e cardiovascular, bem como a regulação da circulação sanguínea e fortalecimento da imunidade.

A principal fonte de cálcio é a nutrição. O cálcio é encontrado em vários alimentos, como laticínios, verduras, nozes, ovos de galinha, etc. Além das fontes de alimentos, o cálcio pode ser obtido a partir de suplementos alimentares se estiver faltando na dieta diária.

  • Produtos lácteos: leite, iogurte, queijo cottage, queijo
  • Verdes: espinafre, couve, brócolis, cebola.
  • Nozes: amêndoas, avelãs, caju
  • Ovo de galinha

Além disso, para uma melhor absorção de cálcio, você precisa aumentar sua ingestão de vitamina D, que adicionalmente pode ser obtida pelo consumo de frutos do mar, ovos, produtos lácteos, suplementos de grupos de alimentos e outros produtos.

Mitos sobre gordura e açúcar na nutrição

Há uma crença comum de que os alimentos gordurosos podem levar à obesidade e às doenças cardíacas. No entanto, isso é apenas meia-verdade. Algumas gorduras, como os ácidos graxos ômega-3, são bons para o corpo e podem reduzir o risco de doenças cardíacas.

O consumo de produtos de açúcar, por outro lado, é considerado um mito generalizado, fazendo mais mal do que bem. É importante perceber que nem todos os açúcares são iguais. Os açúcares que ocorrem naturalmente, como os encontrados em frutas, têm concentrações mais baixas e açúcares adicionados durante a preparação dos alimentos. Muito açúcar livre na dieta pode aumentar o risco de diabetes, mas a melhor solução é reduzir a ingestão de açúcar adicionado, em vez de elimin á-lo da sua dieta.

Além disso, é importante perceber que a nutrição não se trata apenas de escolher alimentos individuais. Uma dieta onívora de alimentos equilibrados é a solução mais apropriada para fornecer ao corpo todas as vitaminas e minerais necessários. Seguir uma dieta pode ser útil, mas a melhor maneira de se manter saudável é continuar a amar e apreciar alimentos que são satisfatórios.

Os perigos das restrições alimentares ao perder peso após os 55 anos

Muitas pessoas começam a restringir sua dieta quando querem perder peso. No entanto, essa abordagem pode ser perigosa, especialmente para pessoas com mais de 55 anos.

A restrição de alimentos pode levar à falta de nutrientes essenciais, o que pode levar a problemas de saúde e ao mau humor. É importante lembrar que nosso corpo precisa de uma certa quantidade de proteínas, gorduras e carboidratos para funcionar corretamente.

Além disso, a restrição excessiva de uma dieta equilibrada pode diminuir o metabolismo e diminuir o processo de perda de peso. Isso ocorre porque o corpo começa a economizar lojas de energia, dificultando a perda de peso.

É importante lembrar a necessidade de moderação. Você precisa encontrar um equilíbrio entre nutrição adequada e atividade física. Recomend a-se consumir alimentos ricos em nutrientes, como vegetais, frutas, legumes, nozes e frutos do mar. A ingestão excessiva de açúcar, gorduras, sal e álcool também deve ser evitada.

Vídeo sobre o assunto:

Q & amp; A:

Que alimentos devo eliminar da minha dieta após os 55 anos?

Após os 55 anos, você deve reduzir a ingestão de alimentos gordurosos, sal, açúcar e carboidratos simples e limitar o consumo de álcool.

Minha dieta deve incluir frutos do mar?

Sim, frutos do mar, especialmente peixes, são ricos em micronutrientes benéficos e ácidos graxos ômega-3, que são especialmente importantes para a saúde do coração e dos vasos sanguíneos. No entanto, você precisa garantir que eles sejam frescos e cozidos adequadamente.

Qual o papel de vegetais e frutas na dieta?

Vegetais e frutas devem ser a principal fonte de vitaminas, minerais e fibras na dieta após os 55 anos.

É possível substituir a carne por alimentos de proteína à base de plantas?

Sim, substituir a carne por alimentos de proteína à base de plantas, como feijão, lentilha, tofu e outros, pode ajudar a diminuir o colesterol e as gorduras do sangue e a prevenir doenças cardiovasculares.

Com que frequência devo consumir doces e assados?

O consumo de doces e assados deve ser limitado e apenas em ocasiões especiais, pois são ricas em carboidratos simples e açúcar, o que pode levar ao ganho de peso e aos vasos sanguíneos e à saúde do coração.

A dieta após os 55 anos deve ser de baixa caloria?

A dieta após 55 anos deve ser equilibrada em todos os grupos de alimentos e não deve ser rigorosa e de baixa caloria, porque o corpo nessa idade não é mais tão rápido metabolização de alimentos quanto nos anos mais jovens e precisa de nutrientes suficientes.

Qual é o papel das vitaminas e minerais na dieta após 55?

Vitaminas e minerais são importantes para a saúde e devem estar presentes na dieta após os 55 anos em quantidades suficientes. Eles ajudam a aumentar a imunidade, apoiar ossos e dentes saudáveis, melhorar a digestão e o metabolismo e ajudam a combater o estresse e a fadiga.

O álcool pode ser consumido na dieta após os 55 anos?

Vale a pena limitar ou até evitar o álcool na dieta após os 55 anos, pois pode exacerbar os problemas cardíacos, vasos sanguíneos e fígado, além de afetar os níveis hormonais e deprimente a imunidade.

Fatores que afetam a digestão na idade adulta

Mudanças no corpo

Mudanças no corpo

Na idade adulta, há mudanças no corpo que podem afetar a digestão dos alimentos. Por exemplo, a quantidade de suco gástrico e enzimas responsáveis pela digerir alimentos diminui. Isso pode fazer com que os alimentos digestem mais lentamente e sejam menos absorvidos.

Além disso, as pessoas maduras podem experimentar uma diminuição no apetite e um desejo de comer coisas que costumavam desfrutar. Tudo isso pode levar à falta de nutrientes no corpo, o que afeta negativamente a saúde.

Estilo de vida

O estilo de vida também pode afetar a digestão na idade adulta. Por exemplo, as pessoas que têm pouca atividade física podem experimentar um movimento mais lento dos alimentos através do intestino, levando à constipação. A exposição ao álcool e da nicotina ao corpo também afeta negativamente a digestão.

Além disso, o estresse e o estresse psicológico podem reduzir o apetite e causar distúrbios digestivos na idade adulta. Portanto, é importante controlar os níveis de estresse na vida e seguir um estilo de vida saudável em todos os aspectos da vida.

Tomando medicamentos

Muitas pessoas maduras precisam tomar medicamentos que podem afetar negativamente a digestão e a absorção de nutrientes. Por exemplo, os antibióticos podem matar microorganismos benéficos no intestino, o que afeta negativamente o sistema digestivo. Os medicamentos para tratar distúrbios digestivos também podem ter um efeito direto na digestão, por isso é importante consultar seu médico sobre possíveis efeitos colaterais dos medicamentos.

Benefícios de uma dieta saudável na idade adulta

Depois de atingir os 55 anos, o corpo começa a envelhecer e, portanto, esse período de vida deve ser enfatizado em termos de alimentação saudável. Estudos mostram que a nutrição adequada pode ajudar a reduzir o risco de muitas doenças e melhorar a qualidade de vida.

  • Impedir a obesidade. À medida que você envelhece, seu metabolismo diminui e, como resultado, as oportunidades de ganho de peso. Portanto, comer uma dieta com pouca calorias e ricos em proteínas reduzirá as chances de obesidade e ajudará a permanecer em forma.
  • Digestão melhorada. À medida que envelhecemos, o processo digestivo pode desacelerar, levando a algum desconforto e problemas gastrointestinais. No entanto, comer uma dieta rica em fibras e outros nutrientes ajudará o sistema digestivo a funcionar corretamente.
  • Níveis de energia aumentados. Na idade adulta, a falta de energia pode ser um fator muito dificultado na vida cotidiana. Uma ingestão aumentada de frutas e vegetais, bem como uma dieta rica em vitaminas e minerais, ajudará a manter seus níveis de energia enormes e alertas o dia inteiro.

É importante lembrar que a alimentação saudável não é apenas sobre o que você come, mas também sobre as partes que você consome e com que frequência você come. O conteúdo de vitaminas e minerais nos alimentos é um aspecto importante de um estilo de vida saudável para pessoas com mais de 55 anos. Comer alimentos saudáveis regularmente ajuda a manter a saúde e o humor, o que é importante na vida de uma pessoa.