Diástase de reto abdominal: causas, sintomas e tratamento

O que é diástase dos músculos abdominais e como lidar com isso? Aprenda sobre essa condição problemática e como se exercitar adequadamente para restaurar o tônus muscular. A diástase do reto abdominal não é um julgamento, pode e deve ser tratado!

Na luta pela figura perfeita, muitas mulheres recorrem a exercícios intensivos que visam fortalecer os músculos abdominais. No entanto, a caminho de um corpo saudável, você pode encontrar um problema como diástase do reto abdominal.

Isso é um alargamento da lacuna entre os músculos abdominais direito e esquerdo que ocorre devido a ligamentos sobrecarregados. Infelizmente, essa condição está se tornando mais comum entre as mulheres durante e após a gravidez. Também pode afetar homens e crianças, mas menos comumente.

Se não tratados, a diástase pode levar a consequências inesperadas, incluindo sensações dolorosas, deformação da parede abdominal e até deterioração dos órgãos internos. Portanto, é necessário saber como diagnosticar e como tratar a diástase do reto abdominal.

Contents
  1. O que é diástase do reto abdominal?
  2. Como identificar diástase dos músculos reto abdominis?
  3. Que problemas a diástase reto abdominis podem causar?
  4. Como tratar a diástase Recti abdominis?
  5. Riscos de saúde
  6. Sintomas e causas de diástase do reto abdominal
  7. Sintomas de diástase do reto abdominal
  8. Causas de diástase reta abdominis
  9. Métodos para determinar a diástase
  10. Diagnóstico visual
  11. Diagnóstico instrumental
  12. Como prevenir o desenvolvimento de diástase
  13. Como tratar a diástase Recti abdominis?
  14. Exercícios para fortalecer os músculos abdominais
  15. Correção nutricional
  16. Regime diário adequado
  17. Exercícios para restaurar os músculos do reto abdominal
  18. Nutrição na diástase do reto abdominal
  19. Regras nutricionais para diástase reto abdominal
  20. O que deve ser incluído na dieta para diástase
  21. Bebidas para diástase do reto abdominal
  22. Recomendações de estilo de vida para diástase do reto abdominal
  23. Nutrição
  24. Exercícios
  25. Supervisão do médico
  26. Complicações da diástase Recti
  27. 1. Avaria do tecido muscular
  28. 2. Desenvolvimento de Hérnia
  29. 3. Maior risco de desenvolver diástase reti em mães expectantes
  30. Dicas para mulheres grávidas e pó s-parto
  31. Identifique a diástase reti durante a gravidez
  32. Consulte um especialista depois de dar à luz
  33. Coma direito
  34. Observe seu peso
  35. Exercit e-se para fortalecer seus músculos abdominais
  36. Cirurgia plástica para diástase reti
  37. Prevenção de diástase reta abdominis em recé m-nascidos
  38. Amamentação
  39. Levantamento cuidadoso do bebê
  40. Exercícios físicos
  41. Evite exercícios de abdominais retos
  42. Roupas especiais
  43. Aulas de ioga
  44. Aspectos ginecológicos da diástase reta abdominal
  45. Reabilitação e recuperação após a cirurgia
  46. A importância da reabilitação
  47. Visão de especialista sobre diástase Recti
  48. Avaliações de pacientes sobre o tratamento da diástase dos músculos retos abdominais
  49. Maria, 36 anos:
  50. Ivan, 40 anos:
  51. Ana, 32 anos:
  52. Perguntas e respostas:
  53. O que é diástase do reto abdominal?
  54. Que problemas a diástase reto abdominis podem causar?
  55. Consulte um especialista depois de dar à luz

O que é diástase do reto abdominal?

A diástase do reto abdominal é uma divergência dos músculos do reto abdominal, que prejudica sua função e pode causar vários problemas de saúde. Geralmente ocorre devido à expansão e alongamento dos músculos durante a gravidez, alongamento grave ao levantar pesos ou superexerção dos músculos abdominais.

Como identificar diástase dos músculos reto abdominis?

Você pode determinar a diástase dos músculos do reto abdominal por conta própria, realizando um teste chamado teste de diástase. Para realizar esse teste, você precisa deitar de costas e pressionar a mão contra o abdômen. Em seguida, meça a distância entre os músculos do seu reto abdominal abaixo do seu umbigo. Se a largura da lacuna for mais larga que dois dedos, você provavelmente terá diástase reti.

Você está tomando vitaminas e suplementos?

Que problemas a diástase reto abdominis podem causar?

A diástase do reto abdominal pode causar uma variedade de problemas de saúde, incluindo dor nas costas e lombares, fraqueza nos músculos abdominais, dificuldade em respirar, problemas de urinar e problemas com atividades cotidianas, como caminhada e levantamento de pesos.

Como tratar a diástase Recti abdominis?

Existem vários tratamentos para diástase do reto abdominal, incluindo exercício, correção de postura, massagem e cirurgia. Muitas pessoas podem gerenciar a diástase reti com exercícios como exercícios de Kegel, Pilates ou Yoga. Se você não conseguir gerenciar diástase do reto abdominal por conta própria, consulte um médico que possa recomendar a terapia certa para você.

Riscos de saúde

A diástase do reto abdominal é uma condição séria que pode levar a uma variedade de distúrbios no corpo.

Uma das conseqüências mais graves desta doença é o enfraquecimento dos músculos da parede abdominal e o desenvolvimento de uma hérnia. Nesse caso, é extremamente importante diagnosticar diástase do reto abdominal no tempo e iniciar o tratamento.

Além disso, esse defeito pode levar a sensações dolorosas no abdômen e nas costas, distúrbios da postura e até problemas de micção.

Vale ressaltar que, se a doença se manifestar nas mulheres durante a gravidez, isso pode levar à ruptura prematura da bexiga fetal e outras complicações durante o trabalho de parto.

Sintomas e causas de diástase do reto abdominal

Sintomas de diástase do reto abdominal

Na diástase do reto abdominal, o abdômen se projeta, especialmente ao executar certos movimentos, como senta r-se de uma posição supina. Também pode haver dor abdominal, problemas lombares, má postura e tônus muscular.

Causas de diástase reta abdominis

A diástase do reto abdominal pode ocorrer nas mulheres durante a gravidez e após o parto devido à sobrecarga dos músculos à medida que o útero aumenta de tamanho. Outra causa pode ser um exercício inadequado envolvendo torção do tronco, respiração inadequada e tensão nos músculos abdominais.

Outras condições como hérnia de linha branca, obesidade, doenças de órgãos abdominais e distúrbios do sistema musculoesquelético também podem estar associados à diástase.

Métodos para determinar a diástase

Diagnóstico visual

O método visual de diagnóstico de diástase consiste na realização de testes especiais, durante os quais o médico avalia o tamanho da lacuna entre os músculos do reto abdominal. Nesse caso, o paciente deita de costas com as pernas dobradas nos joelhos. O médico palpe os músculos do reto abdominal ao longo da linha branca do abdômen e avalia o tamanho da implantação.

Diagnóstico instrumental

O diagnóstico instrumental da diástase retal é realizado com a ajuda do exame ultrassonográfico. Este método é mais preciso, pois permite determinar o tamanho da lacuna e sua localização, além de ajudar a identificar outras patologias dos músculos e órgãos da cavidade abdominal.

  • Eletromiografia (EMG). Este método permite avaliar o trabalho dos músculos do reto abdominal. A EMG é realizada com o auxílio de eletrodos colocados na pele do paciente.
  • Tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM). Esses métodos ajudam a identificar a presença de anomalias nos órgãos abdominais, distúrbios musculares e outros distúrbios que podem levar à diástase.

Como prevenir o desenvolvimento de diástase

1. Mantenha uma postura adequada durante a gravidez

A postura inadequada pode aumentar a pressão sobre os músculos abdominais, o que pode levar ao desenvolvimento de diástase retal. Tente manter os ombros retos e evite inclinar-se para frente. Além disso, evite sentar-se em móveis baixos ou no chão para não sobrecarregar ainda mais os músculos abdominais.

2. Pratique exercícios especiais

Existem exercícios especiais que podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de diástase retal, como correção da respiração, rolamento de bola ou estocadas. Converse com seu médico sobre quais exercícios são adequados para você.

3. Evite colocar pressão excessiva nos músculos abdominais

A tensão excessiva nos músculos abdominais, como levantar pesos ou praticar exercícios alternados para abdominais e costas, pode causar diástase retal. Pense na técnica adequada e não sobrecarregue seu corpo.

4. Cuidado com o seu peso

Se você estiver acima do peso, isso pode aumentar a pressão nos músculos abdominais. Fique de olho no seu peso para evitar isso.

5. Use uma bandagem de suporte

Uma bandagem de suporte pode ajudar a reduzir a pressão sobre os músculos abdominais e prevenir o desenvolvimento de diástase retal. Pergunte ao seu médico quais curativos são adequados para você.

Como tratar a diástase Recti abdominis?

Para começar, vale ressaltar que o tratamento da diástase do reto abdominal deve ser abrangente, visando não só o fortalecimento da musculatura abdominal, mas também a correção da alimentação e do estilo de vida. Isso ajudará não só a eliminar a diástase, mas também a melhorar a saúde em geral.

Exercícios para fortalecer os músculos abdominais

Existem vários exercícios destinados a fortalecer os músculos abdominais que podem ser realizados em casa. É importante não exagerar e não carregar muito os músculos, para não prejudicar sua saúde. Além disso, pode ser necessário procurar ajuda de um treinador profissional que escolherá os melhores exercícios para um caso específico.

  1. Tábuas – Fique em frente aos cotovelos e dedos dos pés, mantendo o corpo reto. Mantenha a posição por 30-60 segundos, repita 3-4 vezes.
  2. Tesoura – Deitada de costas, levante as pernas, mantendo um pequeno ângulo entre elas. Espalhe as pernas e atravess á-las, aumentando a carga pouco a pouco. Repita 10-15 vezes.
  3. Aperte – deitado de costas, dobre as pernas e coloque os pés no tapete. Levante a cabeça e os ombros, tentando alcançar os joelhos com os cotovelos. Mantenha a tensão por 5 a 10 segundos, repita 10-15 vezes.

Correção nutricional

Os alimentos que têm um efeito adstringente (semolina, arroz, produtos lácteos fermentados, farelo), bem como ricos em proteínas, ajudarão a melhorar o tom dos abdominais abdominais. Também é importante controlar a quantidade de açúcar e sinais de constipação, o que pode aumentar a pressão no abdômen e levar a um agravamento da condição

Regime diário adequado

Tente seguir seu regime diário: beba água suficiente, caminhe ao ar fresco, durma o suficiente e evite situações estressantes. Também vale a pena evitar roupas apertadas e apertadas, o que pode agravar o problema.

Exercícios para restaurar os músculos do reto abdominal

A diástase do reto abdominal causa uma divergência dos músculos do reto, o que leva à formação de um abdômen saliente. Essa condição pode ser corrigida com a ajuda de exercícios especiais que reduzem a carga nos músculos da parede abdominal. Depois de consultar seu médico e diagnosticar diástase, você pode começar o reparo muscular.

1. Exercite “Planka”: assuma uma posição como se fosse fazer flexões, mas dobre os braços nos cotovelos e abaixe-os no chão. Mantenha as costas retas, tensa no abdômen para criar uma linha reta da cabeça aos pés. Segure esta posição por 30-60 segundos, repetindo 3-5 vezes.

2. Exercite “tesoura”: deitado de costas, dobre as pernas nos joelhos e as crie acima do chão. Tense seu abdômen, abaixe a perna direita no chão, depois devolv a-a à posição inicial e repita com a perna esquerda. Repita 10 vezes para cada perna, faça 2-3 abordagens.

3. Exercício de bicicleta: deitado de costas, dobre as pernas na altura dos joelhos e levante-as acima do chão. Faça um movimento como se estivesse pedalando uma bicicleta em movimentos circulares. Contraia o abdômen e mantenha as costas retas. Repita 10vezes, faça 2-3 abordagens.

4. Exercício “Suspiro”: ficando de quatro, abaixe a pélvis até o chão e relaxe os músculos das paredes abdominais. Contraia o abdômen e depois relaxe, repita 10 vezes.

O exercício regular ajudará a restaurar os músculos retos abdominais e a fortalecer as paredes abdominais. Mas não se esqueça de consultar um médico para diagnóstico e determinar a carga recomendada.

Nutrição na diástase do reto abdominal

Regras nutricionais para diástase reto abdominal

A nutrição desempenha um papel crucial no tratamento e prevenção da diástase do reto abdominal. Deve ser rico em proteínas, vitaminas e minerais para fornecer ao corpo os nutrientes necessários para uma rápida recuperação dos músculos e ligamentos.

Alimentos que podem causar inchaço abdominal e aumento de gases como refrigerantes, repolho, feijão e outras leguminosas devem ser evitados. A alimentação deve ser regular, com lanches frequentes e um mínimo de barras de chocolate e outros doces.

O que deve ser incluído na dieta para diástase

  • Proteínas: carne, peixe, ovos, laticínios, legumes e nozes;
  • Água: beber bastante água ajuda a combater a prisão de ventre, o inchaço e a melhorar o funcionamento do corpo.
  • Vitaminas e minerais: frutas frescas, vegetais, ervas, frutas vermelhas e nozes.
  • Fibra dietética: comer fibra alimentar ajudará a acelerar a perda de peso e reduzir o risco de prisão de ventre e outras doenças.

Bebidas para diástase do reto abdominal

É indesejável beber álcool, refrigerantes, chá, café e outras bebidas que contenham cafeína. É desejável beber água pura, frutas frescas e sucos de vegetais.

O que beber: O que não beber:

Água Álcool
Sucos frescos Bebidas carbonatadas
Chá de ervas Bebidas contendo cafeína

Recomendações de estilo de vida para diástase do reto abdominal

Nutrição

Se você tem diástase reto abdominal, precisa monitorar sua dieta. É importante consumir alimentos que ajudem a fortalecer os músculos e a melhorar o estado geral do corpo. Recomenda-se aumentar a ingestão de alimentos proteicos como carne, peixe, ovos e legumes.

Também é recomendado consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais, principalmente vitaminas C e E, que promovem a cicatrização dos tecidos.

Exercícios

O exercício é uma parte importante do tratamento da diástase reti abdominal. No entanto, ao realizar exercícios, você não deve sobrecarregar os músculos. Dev e-se prestar atenção aos exercícios que fortalecem os músculos abdominais, mas não estressam a diástase reti. Recomend a-se ioga, pilates ou outros exercícios que ajudam a fortalecer os músculos abdominais sem sobrecarregar a diástase reti.

Supervisão do médico

Quando você tem diástase reto abdominal, deve consultar um médico que supervisiona o processo de tratamento e faça recomendações sobre exercícios e dieta. O médico também pode prescrever fisioterapia ou massagem para tratar a diástase.

  • Siga um estilo de vida saudável.
  • Evite forçar os músculos do reto abdominal.
  • Faça exercícios regulares que ajudem a fortalecer seus músculos abdominais sem sobrecarregar a diástase Recti.
  • Siga as recomendações do seu médico e visite seu médico regularmente.
  • Consuma uma dieta rica em proteínas, vitaminas e minerais.

Complicações da diástase Recti

1. Avaria do tecido muscular

A diástase não regulamentada pode levar à quebra do tecido muscular e ao aumento da vulnerabilidade do corpo a lesões. Os músculos abdominais não serão capazes de apoiar efetivamente os órgãos internos, impedindo que o corpo funcione corretamente.

Para impedir que o tecido muscular se decomponha, é necessário consultar um especialista para determinar o grau de diástase e prescrever o tratamento adequado.

2. Desenvolvimento de Hérnia

A diástase pode aumentar a probabilidade de desenvolver uma hérnia, o que pode levar a sérios problemas de saúde. Uma hérnia ocorre porque os músculos não podem apoiar adequadamente os órgãos no abdômen e começam a se projetar.

Por um lado, uma hérnia pode ser resolvida com a cirurgia. Por outro lado, o tratamento da diástase Recti pode ajudar a reduzir a probabilidade de desenvolver uma hérnia e suas consequências.

3. Maior risco de desenvolver diástase reti em mães expectantes

A diástase nas mulheres é possível em qualquer idade, mas pode parecer especialmente comum em mulheres grávidas. O feto em crescimento pode separar os músculos abdominais e desencadear diástase.

Embora a diástase possa resolver por conta própria após o parto, as mulheres que a experimentaram durante a gravidez têm um risco maior de reaparecimento de diástase. Portanto, é aconselhável monitorar a condição do tecido muscular e consultar um especialista no tratamento necessário.

Dicas para mulheres grávidas e pó s-parto

Identifique a diástase reti durante a gravidez

Se você estiver grávida, será útil verificar regularmente a diástase reti dos músculos abdominais. Esse defeito geralmente ocorre durante os últimos meses de gravidez, mas sua aparência pode ser evitada com exercícios para os músculos abdominais.

Consulte um especialista depois de dar à luz

Se você notar a presença de diástase dos músculos do Rectus Abdominis após o parto, você deve definitivamente consultar um especialista. Não é recomendável tratar o defeito após o parto sem consulta prévia com um médico.

Coma direito

Durante a gravidez e após o parto, a nutrição adequada é muito importante. Coma vegetais, frutas e outros alimentos ricos em vitaminas e minerais. Isso ajudará a fortalecer seus músculos e promover a recuperação rápida.

Observe seu peso

O ganho constante de peso pode ser uma das razões para o desenvolvimento de diástase abdominal. Mantenha seu peso sob controle para impedir que a força do seu abdômen enfraqueça.

Exercit e-se para fortalecer seus músculos abdominais

Durante a gravidez e após o parto, é recomendável fazer exercícios para os músculos abdominais. Inform e-se com um especialista sobre complexos especiais para mulheres grávidas e novas mães. Isso ajudará a fortalecer os músculos abdominais e impedir o desenvolvimento de diástase.

Cirurgia plástica para diástase reti

Em alguns casos, especialmente quando a diástase é grande, a cirurgia plástica é o tratamento mais eficaz. Pode remover o excesso de pele e gordura no abdômen, alinhar os músculos do reto e eliminar a diástase.

No entanto, antes de decidir passar por uma cirurgia, você deve ter uma consulta com um cirurgião plástico. Ele examinará e avaliará a condição da pele, músculos e gordura no abdômen, além de dar recomendações sobre a preparação para a cirurgia e a reabilitação depois dela.

A cirurgia plástica para diástase pode ser realizada como um método independente ou combinado com outros métodos, como lipoaspiração. Após a cirurgia, é recomendável usar um curativo de compressão e observar sua dieta para manter o resultado alcançado.

Prevenção de diástase reta abdominis em recé m-nascidos

Amamentação

Um bebê que é amamentado tem menos probabilidade de desenvolver diástase do reto abdominal. O leite materno contém vitaminas e nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável de músculos e ligamentos.

Levantamento cuidadoso do bebê

Dev e-se tomar cuidado ao levantar uma criança. Recomend a-se deitar de costas, dobrar as pernas nos joelhos e levantar o bebê usando os braços e as pernas. Dessa forma, você evitará forçar os músculos do reto abdominal, o que pode levar à diástase reti.

Exercícios físicos

Depois de ter um bebê, as mulheres devem fazer exercícios especiais para fortalecer seus abdominais. Esses exercícios ajudarão a prevenir a diástase dos músculos do reto abdominal. Mas antes de iniciar qualquer exercício, as mulheres devem consultar um médico.

Evite exercícios de abdominais retos

Durante a gravidez e após o parto, as mulheres não são aconselhadas a realizar exercícios que carregam os músculos do reto abdominal. Tais exercícios estão torcendo e os elevadores das pernas. Eles podem levar ao esforço dos músculos do reto abdominal e ao desenvolvimento de diástase reti.

Roupas especiais

Algumas mulheres usam bandagens especiais para apoiar seus abdominais após o parto. Essas ataduras ajudam a fortalecer os músculos abdominais e impedir o desenvolvimento de diástase reti.

Aulas de ioga

O yoga pode ser útil para fortalecer o ABS e prevenir a diástase reti abdominal. Os exercícios iogues ajudam a melhorar a circulação sanguínea, o metabolismo e o metabolismo no corpo, o que tem um efeito positivo na saúde do bebê e da mãe.

Aspectos ginecológicos da diástase reta abdominal

A diástase do reto abdominal é uma divergência dos músculos do reto abdominal, resultando em um inchaço ou depressão na superfície do abdômen. Além do desconforto estético, a diástase pode causar alguns problemas ginecológicos em mulheres.

Uma das principais doenças associadas à diástase é a diminuição do tônus muscular pélvico. Após o parto, as mulheres podem experimentar hipertonidade dos músculos adutores e fraqueza dos músculos contr a-peso, o que leva ao deslocamento dos órgãos pélvicos e pode causar incontinência urinária ou mesmo prolapso de órgãos. Nesses casos, a correção da diástase reti deve ser uma prioridade.

Para determinar a diástase Recti, uma mulher deve deitar de costas e dobrar os joelhos. Ao mesmo tempo, levante a cabeça e os ombros para sentir a divergência mais notável dos músculos. Se a distância entre os músculos for superior a 2-3 dedos, podemos falar sobre diástase.

Tratar a diástase em mulheres pode precisar de um conjunto de exercícios simples, destinados a fortalecer o reto abdominal e os músculos do assoalho pélvico. Em alguns casos, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, especialmente em casos de divergência muscular grave ou interrupção da posição dos órgãos.

Em geral, a diástase do reto abdominal pode se tornar um problema sério para as mulheres, incluindo ginecológicas. Portanto, nos primeiros sinais de diástase, as mulheres devem consultar um especialista para evitar possíveis problemas de saúde no futuro.

Reabilitação e recuperação após a cirurgia

A importância da reabilitação

Após a cirurgia para a diástase reto abdominal, é necessário se recuperar adequadamente para evitar complicações e retornar à vida normal. A reabilitação ajudará a fortalecer os músculos e melhorar a funcionalidade da parede abdominal.

Exercícios e fisioterapia

Seu médico pode prescrever exercícios especiais para ajudar a fortalecer os músculos da parede abdominal. Fisioterapia regular, massagem e estimulação elétrica podem acelerar o processo de recuperação.

  • Os agachamentos e os aumentos das pernas podem ajudar a fortalecer os músculos abdominal e das pernas.
  • Exercícios usando uma bola de fitness também podem ajudar a fortalecer os músculos e manter a postura.
  • Os exercícios respiratórios ajudarão a melhorar a ventilação pulmonar e impedir possíveis complicações após a cirurgia.

Estilo de vida e dieta

Parar de fumar e álcool ajudará a melhorar a condição geral do corpo e acelerar o processo de recuperação. Também é muito importante observar sua dieta e evitar alimentos que possam causar obesidade e piorar a condição da parede abdominal. Recomend a-se aumentar sua ingestão de proteínas e vegetais para ajudar seu corpo a se recuperar.

Benefícios da recuperação As consequências da reabilitação inadequada

Melhor qualidade de vida Reoperação
Aumento do poder dos músculos da parede abdominal Formação de hérnias e quilhas
Prevenção de possíveis complicações Deterioração da qualidade de vida

Visão de especialista sobre diástase Recti

A diástase do reto abdominal é uma divergência de músculos na área abdominal, que pode ocorrer em mulheres durante a gravidez ou após o parto. Ele se manifesta na forma de protrusão abdominal e deterioração da função dos músculos abdominais. É importante perceber que a diástase reti é um sintoma doloroso que requer tratamento imediato.

Existem muitas maneiras de identificar diástase do reto abdominal, incluindo a verificação do abdômen quanto a protrusão por conta própria e ver um especialista que realizará os testes necessários. Além disso, é importante observar os sintomas da condição, como dor abdominal, dificuldade em respirar e disfunção da bexiga.

O tratamento da diástase do reto abdominal pode incluir métodos conservadores e intervenção cirúrgica. No primeiro caso, recomenda-se que os pacientes pratiquem exercícios físicos, usem uma bandagem compressiva especial e sigam um estilo de vida saudável. Se os métodos de tratamento conservador não derem resultado, pode ser necessária uma cirurgia, que consiste na sutura dos músculos da região abdominal.

É importante perceber que a diástase dos músculos retos abdominais é um problema grave que pode levar a consequências negativas, como deterioração da saúde corporal e violação da qualidade de vida. Portanto, em caso de suspeita de diástase, é recomendável entrar em contato com um especialista competente que oferecerá a opção de tratamento mais adequada para cada caso específico.

Avaliações de pacientes sobre o tratamento da diástase dos músculos retos abdominais

Maria, 36 anos:

Recomendado! Há muitos anos que venho lidando com minha diástase do reto abdominal, mas não conseguia me livrar do abdômen protuberante. Após o tratamento, meu abdômen ficou visivelmente plano e as sensações dolorosas desapareceram. Obrigado aos médicos da clínica pela paciência e profissionalismo!

Ivan, 40 anos:

Enfrentei diástase do reto abdominal após o nascimento do meu primeiro filho. Sem saber o que fazer, visitei muitos médicos que não me ofereceram nada ou sugeriram uma cirurgia radical. Na clínica recebi ajuda especializada e aconselhamento detalhado. Passei por vários tratamentos e minha barriga mais uma vez está como eu gostaria. Sou muito grato aos médicos da clínica.

Ana, 32 anos:

Enfrentei a diástase dos músculos retos abdominais após meu segundo parto. Minha barriga não ia embora e eu sentia dor. Na clínica, foram-me prescritos procedimentos que me ajudaram a aliviar a dor de forma tangível. Além disso, minha barriga começou a desaparecer! Estou feliz e grato aos médicos e funcionários da clínica pela atenção e carinho.

  • A clínica oferece tratamento de alta qualidade da diástase do reto abdominal.
  • Os médicos da clínica consultam e tratam detalhadamente cada paciente.
  • Os especialistas da clínica ajudam a eliminar as dores e não apenas a resolver problemas estéticos.

Perguntas e respostas:

O que é diástase do reto abdominal?

A diástase do reto abdominal é uma condição na qual os músculos retos abdominais divergem ao longo da linha branca da barriga, formando uma ruptura em sua linha média. Geralmente ocorre devido ao estiramento dos ligamentos que mantêm os músculos unidos e é frequentemente observado em mulheres durante e após a gravidez.

Que problemas a diástase reto abdominis podem causar?

Correção nutricional

Consulte um especialista depois de dar à luz

Coma direito