Como se proteger da ascaridose: formas de infecção e medidas preventivas

A ascaridose é uma doença comum causada por vermes parasitas. Aprenda como os parasitas podem infectar os seres humanos e o que você pode fazer para evitar a infecção com ascaridose. O site fornece medidas e dicas preventivas eficazes para proteger contra essa infecção perigosa.

Ascaridose é uma doença parasitária causada por lombadas redondas – ascarídeos. Eles vivem no intestino de uma pessoa e podem levar a sérias conseqüências, especialmente em crianças. As formas de infecção da ascaridose podem ser diversas.

A principal via de transmissão de ascaridose é o oral fecal. Isso significa que uma pessoa é infectada ingerindo na boca os ovos de ascarídeos, que são encontrados no solo, em frutas e vegetais, bem como em itens domésticos. Isso geralmente se deve à má higiene das mãos. Além disso, é possível transmitir ascaridose de pessoa para pessoa através de mãos sujas, utensílios, brinquedos e outros objetos.

A prevenção da ascaridose é baseada no cumprimento das regras higiênicas. É importante lavar regularmente as mãos com água e sabão antes de comer e depois de visitar o banheiro. Também é necessário lavar completamente as frutas e vegetais antes do consumo e preparar os alimentos corretamente.

Para evitar ascaríase, também é aconselhável trocar de roupa íntima com frequência, limpar as instalações regularmente e descartar o desperdício doméstico. É importante ensinar às crianças sobre higiene e monitorar seu comportamento, especialmente quando ao ar livre e na escola. Se você tem animais de estimação, mantenh a-os higiênicos e os desworm regularmente.

Formas de infecção por ascaridose

As principais rotas de transmissão da ascaríase incluem:

  • Rota oral: a via mais comum de infecção da asparíase. Uma pessoa pode ser infectada consumindo alimentos ou água que contém ovos ascarídeos. Os ovos entram no intestino onde se desenvolvem em vermes adultos.
  • Rota transmaterna: os vermes podem ser passados de uma mulher grávida para o feto através da placenta. Isso pode levar à infecção no bebê recé m-nascido.
  • Rota transmamária: ascarídeos também podem ser transmitidas através do leite da mãe se ela estiver infectada com vermes.

No entanto, a principal via de infecção da asparíase é a via oral; portanto, as principais medidas preventivas devem se concentrar na prevenção dessa via de transmissão.

Vídeo sobre o assunto:

Rota alimentar de infecção

Os alimentos infestados de ovos ascarídeos podem ser uma variedade de alimentos, incluindo legumes, frutas, bagas, ervas, além de carne e peixe, que podem conter as larvas do parasita. Portanto, é muito importante lavar e manusear alimentos cuidadosamente antes do consumo, especialmente se ele foi cultivado ou comprado de uma área com uma alta probabilidade de contaminação.

Para evitar ascaríase, as seguintes medidas devem ser observadas:

  • Lave legumes e frutas antes do consumo, especialmente se forem adquiridos no mercado ou cultivados no jardim sem o uso de produtos químicos.
  • Escolha cogumelos e bagas apenas em lugares ecologicamente limpos e trat e-os bem antes do consumo.
  • Carne e peixe devem ser cozidos até ficarem totalmente fritos ou fervidos para matar possíveis larvas de parasitas.
  • Não beba água crua ou de baixa qualidade, especialmente de fontes não testadas.
  • Lembr e-se da higiene das mãos: antes de comer e depois de usar o banheiro, é necessário lav á-los bem com água e sabão.

A conformidade com essas regras simples ajudará a prevenir a infecção com ascaridose através dos alimentos e se manterá saudável.

Rota de infecção fecal-oral

As principais formas de infecção com ascaridose através da rota fecal-oral:

  • Lavar as mãos inadequadas antes de comer ou depois do contato com a sujeira, especialmente antes de comer;
  • Consumo de alimentos contaminados com ovos ascarídeos, como vegetais ou frutas cultivadas no solo com fezes infectadas;
  • Água potável contaminada com ovos ascarídeos;
  • Recebendo ovos ascarídeos pela boca através das mãos ou objetos contaminados com fezes.

As medidas preventivas para a via de infecção fecal-oral incluem as seguintes recomendações:

  • Lavagem adequada e regular das mãos com água e sabão antes de comer, depois de usar o banheiro e depois do contato com a sujeira;
  • A água potável deve ser testada quanto a ovos ascarídeos e, se necessário, tratados e purificados;
  • Vegetais e frutas devem ser lavados completamente sob água corrente antes do consumo, especialmente se colhidos do solo contaminado;
  • Evite o contato com sujeira e fezes, especialmente quando trabalha no jardim ou na horta;
  • As crianças devem ser ensinadas sobre higiene, incluindo lavagem das mãos e evitar o contato com a sujeira.

Q & amp; A:

Como posso ser infectado com ascaridose?

Os ascarídeos podem entrar no corpo humano consumindo alimentos ou água contaminados com seus ovos. Eles também podem entrar no corpo através da pele através do contato com o solo contaminado.

Com que frequência as ascaridose devem ser evitadas?

A prevenção da ascaridíase deve ser feita anualmente, especialmente em crianças e pessoas que trabalham na agricultura ou na horticultura.

Que medidas podem ser tomadas para prevenir a infecção por ascaridíase?

Para prevenir a infecção por ascaridíase, recomenda-se lavar bem as frutas e vegetais antes de consumir, beber apenas água fervida, evitar o contato com solo contaminado e lavar as mãos regularmente antes de comer e depois de usar o banheiro.

Quais sintomas indicam infecção por ascaridose?

Os sintomas de uma infecção por ascaridíase podem incluir dores de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, perda de peso, aumento da fadiga e reações alérgicas. Em alguns casos, pode ocorrer tosse e falta de ar.

Qual faixa etária é mais suscetível a contrair ascaridose?

Crianças entre 5 e 14 anos têm maior probabilidade de contrair ascaridose, pois costumam brincar ao ar livre e podem ser mais propensas a negligência na higiene.

Via de infecção por contato domiciliar

Os principais mecanismos de transmissão da ascaridíase pela via de contato domiciliar:

  • Contato direto com formas infecciosas de ascarídeos através de utensílios domésticos contaminados, como utensílios, brinquedos, roupas de cama e roupas.
  • O potencial de infecção ao visitar locais públicos, como banheiros públicos, balneários ou saunas, onde formas infecciosas de ascarídeos podem estar nas superfícies.

A prevenção da infecção por contato domiciliar com ascaridíase pode ser evitada seguindo as seguintes medidas preventivas:

  1. Lavar regularmente e cuidadosamente as mãos com água e sabão depois de visitar locais públicos e antes de comer.
  2. Manter a casa limpa, limpando e desinfetando regularmente utensílios domésticos.
  3. Higiene pessoal, incluindo banho diário e troca de roupa íntima, principalmente após visita a locais públicos.
  4. Uso de produtos de higiene pessoal como toalhas, utensílios e ferramentas.
  5. Evitar o contacto com superfícies contaminadas em locais públicos e, se necessário, utilizar desinfetantes especiais.

O cumprimento das medidas acima ajudará a reduzir o risco de infecção por contato domiciliar com ascaridíase e a manter a saúde.

Via parenteral de infecção

A principal fonte de ascaridíase na via parenteral de infecção são objetos infectados com vermes do solo, como agulhas, seringas, instrumentos utilizados em procedimentos médicos e até mesmo contaminados com objetos pontiagudos que podem penetrar no corpo humano.

Medidas preventivas

Para evitar a infecção por ascaridose, é necessário observar várias medidas preventivas. Eles estão principalmente relacionados a observar as regras de higiene e precaução.

Aqui estão algumas recomendações básicas que ajudarão a evitar a infecção com ascaridose:

  1. Observe as regras da higiene pessoal:
    • Lave as mãos com água e sabão depois de usar o banheiro, antes de comer e quando você voltar para casa;
    • Evite tocar em superfícies sujas e objetos com as mãos;
    • Mantenha sua casa limpa, limpe regularmente e lave a louça;
  2. Lidar com os alimentos corretamente:
    • Lave completamente frutas e vegetais antes do consumo;
    • Certifique-se de aquecer carne ou peixe antes de cozinhá-la;
    • Não coma carne e peixe mal cozidos;
  3. Siga boas práticas de higiene ao interagir com animais de estimação:
    • Lave as mãos após o contato com os animais, especialmente antes de comer;
    • Tratar animais regularmente para parasitas;
    • Não permita que animais de estimação passem em playgrounds e tapetes.

Seguir essas medidas preventivas ajudará a reduzir o risco de contrair ascaridose e mant ê-lo saudável.

Medidas higiênicas

Medidas higiênicas

Aqui estão algumas medidas higiênicas que devem ser seguidas para impedir a asparíase:

  • Observe a higiene pessoal: lave as mãos regularmente com água e sabão antes de comer, depois de banheiros e depois de contato com a sujeira ou o solo.
  • Beba apenas água limpa: verifique se a água potável foi tratada adequadamente ou use água engarrafada.
  • Prepare os alimentos corretamente: cozinhe os alimentos a uma temperatura alta o suficiente para destruir possíveis ovos ascarídeos.
  • Lavar frutas e vegetais bem: Frutas e vegetais devem ser lavados bem antes do consumo para remover possíveis ovos ascarídeos que podem estar em sua superfície.

É importante lembrar que praticar uma boa higiene é um fato r-chave na prevenção da infecção por ascariase. A lavagem regular das mãos e o manuseio adequado de alimentos ajudarão a minimizar o risco de contrair ascarídeos.

Medidas de saneamento

Medidas sanitárias e epidemiológicas

Para prevenir a infecção por ascaridose, várias medidas sanitárias e epidemiológicas devem ser observadas. Em primeiro lugar, é importante manter a limpeza e a higiene em casa e na área circundante.

Aqui estão algumas medidas básicas que ajudarão a prevenir a infecção com ascaríase:

  • Lave as mãos regularmente. Depois de usar o banheiro, antes de comer e depois de contato com sujeira ou solo, você deve lavar as mãos completamente com água e água. Isso ajudará a destruir possíveis ovos ascarídeos e larvas.
  • Monitore a limpeza da casa. Limpe regularmente, especialmente nos quartos e na cozinha. Topetes a vácuo, móveis de poeira e móveis. Mantenha todas as superfícies, incluindo mesas, cadeiras e pisos, limpas.
  • Manuseie os alimentos corretamente. Atenção especial deve ser dada à carne, peixe e vegetais. Eles devem ser lavados bem antes de cozinhar e cozidos em altas temperaturas para destruir possíveis ovos ascarídeos e larvas.
  • Evite o contato com o solo contaminado. Se você trabalha em um jardim ou horta, use luvas para proteger suas mãos de uma possível contaminação. Depois de terminar o trabalho, não deixe de lavar as mãos.

Também é necessário prestar atenção à observância de normas sanitárias em locais públicos. Por exemplo, ao visitar banheiros públicos, use equipamentos de proteção individual, como toalhas de papel ou guardanapos para evitar o contato com superfícies possivelmente contaminadas.

Essas medidas ajudarão a minimizar o risco de contrair ascaridose e manterá você e seus entes queridos saudáveis.

Regras de preparação de alimentos

Para evitar ascaríase, certas regras de preparação de alimentos devem ser seguidas. Abaixo estão as principais recomendações:

  1. Lave bem frutas e vegetais antes do consumo. Use água limpa e uma escova para remover possíveis sujeira e pesticidas. Preste atenção especial aos vegetais de raiz e às maiores frutas, que podem ter mais parasitas.
  2. Congele carne e peixe antes do consumo, se possível. As baixas temperaturas ajudam a matar ovos de ascarídeos e outros parasitas.
  3. Ferva a carne, o peixe e as aves cuidadosamente até ficarem totalmente cozidos. Verifique se a temperatura interna atingiu os valores recomendados para cada alimento.
  4. Evite comer ovos crus e alimentos mal cozidos, como sushi, Salmonella pode ser uma fonte de infecção por ascaridose.
  5. Preste atenção especial à higiene das mãos e utensílios de cozinha. Lave as mãos antes de cada contato com comida, especialmente depois de usar o banheiro e entrar em contato com os animais. Lave bem as facas e as tábuas de corte após o manuseio de aves e carne cruas.
  6. Evite o contato com o solo contaminado e evite comer alimentos cultivados em condições não testadas e inadequadas.

Seguir essas regras ajudará a reduzir o risco de contrair ascaridose e outras infecções parasitárias. Também é importante lembrar de desparastar regularmente a si mesmo e a seus animais de estimação para prevenir a infecção e a propagação de parasitas.

Observando o regime de temperatura

Para evitar uma infestação ascarídeos, certas condições de temperatura em casa e em alimentos devem ser observadas. Aqui estão algumas medidas básicas para ajudar a impedir a infestação ascarídeos através do controle de temperatura:

  • Tratamento térmico adequado dos alimentos. Ao preparar alimentos, especialmente carne e peixe, você precisa prestar atenção à temperatura de cozimento. Os ascarídeos morrem a altas temperaturas, para que os alimentos sejam cozidos até ficarem totalmente fervidos ou fritos.
  • Conformidade com as regras de armazenamento de alimentos. Os alimentos, especialmente os produtos de carne e peixe, devem ser armazenados a uma temperatura baixa. Os ascarídeos não podem sobreviver a temperaturas abaixo de 0 ° C, portanto, os alimentos congelantes podem reduzir o risco de infecção.
  • Limpeza e desinfecção regulares das instalações. Os ascarídeos podem sobreviver em poeira e sujeira, portanto, a limpeza regular ajudará a reduzir seus números no ambiente. Também é recomendável desinfetar as instalações usando produtos especiais.

A conformidade com o regime de temperatura é uma das medidas importantes para a prevenção da ascaridose. Ele permite reduzir o risco de infecção e manter condições seguras em casa e ao preparar alimentos.

Lavagem regular das mãos

Lavagem regular das mãos

Para lavar as mãos corretamente, você deve usar água morna e sabão. O sabão deve ser aplicado às mãos e sabão por alguns segundos. É necessário não esquecer os espaços, as pontas dos dedos, as costas das mãos e os pulsos. Também é necessário lavar o cotovelo.

Recomend a-se que você lava as mãos antes de comer, depois de usar o banheiro, após o contato com superfícies contaminadas, depois de voltar para casa e antes do contato com crianças pequenas. A lavagem regular das mãos ajudará a matar e remover ascarídeos da superfície da pele, impedirá que eles entrem na boca e mais infecções.

Inspeção e manuseio de frutas e vegetais

Inspeção e manuseio de frutas e vegetais

Antes de começar a verificar e manusear frutas e legumes, você deve lavar bem as mãos com água e sabão. Isso ajudará a remover possíveis germes e bactérias da superfície da casca e impedirá que eles entrem no alimento.

  1. Verificando frutas e vegetais para a integridade da pele. Antes do consumo, você deve inspecionar cuidadosamente frutas e vegetais quanto a rachaduras, cortes ou outros danos. Se a pele estiver danificada, pode ser um sinal de infestação de parasitas.
  2. Lavar frutas e legumes. Recomend a-se enxaguar frutas e vegetais bem em água corrente antes do consumo. Isso ajudará a remover sujeira, bactérias e possíveis resíduos de pesticidas. É importante lembrar que lavar frutas e vegetais nem sempre podem remover completamente os microorganismos, por isso também é recomendável trat á-los de outras maneiras.
  3. Tratando frutas e legumes com água e vinagre. Uma das maneiras de tratar vegetais e frutas é usar água com a adição de vinagre. Para fazer isso, é necessário misturar água e vinagre de mesa em proporções iguais. Vegetais e frutas devem ser colocados nesta solução por 15 a 20 minutos e depois enxaguar em água corrente. O vinagre ajudará a destruir possíveis bactérias e parasitas.
  4. Tratamento de frutas e vegetais com uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio. Outra maneira de tratar frutas e vegetais é usar uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio. Para fazer isso, dilua o peróxido de hidrogênio na água de acordo com as instruções da embalagem. Vegetais e frutas devem ser colocados nesta solução por 15 a 20 minutos e depois enxaguar em água corrente. O peróxido de hidrogênio ajuda a matar possíveis parasitas e bactérias.

Depois que as frutas e vegetais foram inspecionados e tratados, eles estão prontos para o consumo. A inspeção e processamento adequados ajudarão a reduzir o risco de contrair ascaridose e outras infecções parasitárias.