Se você se incomoda com a coceira e a irritação nos braços e no abdômen, pode ter uma reação alérgica ou doença de pele. Aprenda as causas e opções de tratamento para aliviar sintomas desconfortáveis e melhorar sua qualidade de vida.
Mãos e estômago com coceira é uma condição comum que muitas pessoas experimentam. Desde a infância, somos instruídos a não arranhar lugares com coceira, mas às vezes isso se torna insuportável. As causas da coceira podem variar de reações alérgicas a problemas hepáticos. Neste artigo, examinaremos as principais causas das mãos e do abdômen, bem como recomendações para sua eliminação.
Uma das causas mais comuns das mãos e do abdômen é uma reação alérgica. Pode ser causado por várias substâncias, como pólen de plantas, produtos alimentícios, produtos químicos e até alguns medicamentos. Com alergias, o sistema imunológico é comprometido e começa a reagir a essas substâncias como hostil, liberando histamina e outras substâncias que causam coceira e inflamação. Para eliminar a coceira, é necessário encontrar e eliminar a causa da alergia, além de usar medicamentos especiais que aliviam a coceira e impedem o desenvolvimento da inflamação.
Além de uma reação alérgica, a coceira das mãos e do abdômen pode ser causada por várias condições da pele. Por exemplo, o eczema é uma inflamação crônica da pele, que é acompanhada pela coceira e pelo aparecimento de erupções cutâneas. Muitas vezes, o eczema se desenvolve devido à pele seca, por isso é muito importante hidratar a pele no tempo e usar produtos especiais para cuidados com a pele. Também a coceira das mãos e do abdômen pode ser um sintoma de dermatite, psoríase e outras doenças da pele.
- Por que minhas mãos e estômago coceira?
- Causas externas de sarna
- Reação alérgica à comida
- Dermatite de contato
- Fatores neuropsiquiátricos
- Falta de higiene
- Causas internas da sarna
- Reação alérgica a medicamentos
- Falência renal
- Tipos de insuficiência renal
- Tratamento de insuficiência renal
- Prevenção de insuficiência renal
- Vídeo sobre o assunto:
- Q & amp; A:
- Por que minhas mãos e abdômen podem coceira?
- Como posso lidar com coceira nos braços e no abdômen?
- Como posso evitar mãos e estômago com coceira?
- Como sei se a coceira nos meus braços e o abdômen é causada por sarna?
- O que devo fazer se a coceira nos meus braços e o abdômen persistir?
- O que devo fazer se minhas mãos e coceira de estômago?
- Quais podem ser as causas de coçar nos braços e abdômen?
- Doenças hepáticas
- Reação à infecção
Por que minhas mãos e estômago coceira?
Por que exatamente as mãos e a coceira do estômago? Há várias razões possíveis para isto.
- Alergias: muitas vezes a causa das mãos e do estômago é uma reação alérgica para entrar em contato com um irritante, como poeira doméstica, comida, medicamentos ou produtos químicos. Nesse caso, a coceira pode ser acompanhada de vermelhidão, inchaço e queimação na pele.
- Pele seca: se a pele nos braços e o abdômen estiver muito seca, pode começar a coceira. Isso é especialmente comum durante o inverno, quando o ar está seco e frio. O uso de produtos de cuidados com a pele excessivamente agressivos também podem contribuir para a pele seca e com coceira.
- Infecção: Às vezes, a coceira nas mãos e no estômago pode ser causada por uma infecção como um fungo ou vírus. Tais infecções podem levar a erupções cutâneas, bolhas ou feridas na pele, acompanhadas pela coceira.
- Irritação: as mãos e o abdômen podem coçar devido à irritação mecânica, como esfregar com roupas ou esfregar constante contra uma superfície.
Causas externas de sarna
- Parasitas: Uma das principais causas da sarna é a presença de um ácaro na pele. Esse parasita microscópico penetra nas camadas superiores da pele e causa uma reação alérgica, levando a coceira e erupções cutâneas características.
- Contato com substâncias irritantes: as mãos e o abdômen podem começar a coceira se estiverem em contato com produtos químicos agressivos, como sabonetes, detergentes, corantes, vernizes etc. quando a pele é exposta a essas substâncias por um longo tempo, ocorre uma irritação e coceira.
- Reação alérgica: Algumas pessoas podem ser alérgicas a certos alimentos, medicamentos, plantas, animais etc. Quando o allereno entra na pele, reage com coceira grave e erupções cutâneas.
- Exposição ao sol: a exposição prolongada ao sol sem proteção pode causar queimaduras solares e coceira grave. Nesse caso, os braços e o abdômen podem coçar devido à inflamação da pele.
Se você tem coceira em mãos e abdômen, consulte um médico para fazer um diagnóstico e determinar a causa da sarna. Somente um especialista qualificado poderá prescrever o tratamento correto e oferecer recomendações para eliminar os sintomas.
Reação alérgica à comida
Quando ocorre uma reação alérgica aos alimentos, você pode experimentar uma variedade de sintomas, incluindo coceira, vermelhidão e inchaço da pele, bem como distúrbios gastrointestinais, como náusea, vômito e diarréia. Em alguns casos, o choque anafilático pode se desenvolver, que é uma condição potencialmente com risco de vida e requer atenção médica imediata.
Dermatite de contato
A dermatite de contato pode ser causada por uma variedade de fatores, como:
- Produtos químicos: detergentes, cosméticos, corantes, etc.
- Metais: níquel, ouro, prata, etc.
- Plantas: plantas venenosas, como hera venenosa, tansy, hera venenosa, etc.
- Medicamentos: Alguns medicamentos podem causar uma reação alérgica na pele.
Os sintomas da dermatite de contato incluem:
- Com coceira: um dos principais sintomas da dermatite de contato é a coceira na pele. Pode ser localizado ou espalhado para grandes áreas do corpo.
- Vermelhidão e inchaço: a pele fica vermelha e pode inchar no ponto de contato com o irritante.
- Bolhas e erupções cutâneas: as bolhas podem aparecer na pele, que mais tarde podem explodir e formar crostas.
Para tratar a dermatite de contato, é recomendável::
- Evite o contato com irritantes ou alérgenos.
- Aplique cremes ou pomadas antiprurríticas.
- Tome ant i-histamínicos para aliviar a coceira.
- Se necessário, prescreva um curso de cotosteróides para eliminar a inflamação.
Se houver coceira grave, inchaço, vermelhidão ou bolhas, é recomendável consultar um médico para obter ajuda profissional e prescrever tratamento adequado.
Fatores neuropsiquiátricos
Fatores nervosos-psiquiátricos podem ser a causa das cirvas da mão e do abdômen. O estresse, a tensão nervosa e os transtornos mentais podem causar uma variedade de sintomas físicos, incluindo coceira na pele.
O estresse e a tensão nervosa podem causar alterações no sistema nervoso, incluindo um aumento na liberação de certos produtos químicos, como a histamina, que podem causar coceira. O estresse também pode levar a uma diminuição na imunidade e na saúde geral do corpo, o que pode contribuir para problemas de pele, incluindo coceira e erupções cutâneas.
Falta de higiene
Uma das regras básicas de higiene é lavar as mãos regularmente antes de comer, depois de banheiros e depois de contato com a sujeira ou os animais. Mas não são apenas as mãos que precisam ser lavadas. Você também precisa manter seu corpo limpo em geral, seguindo rotinas diárias de higiene.
A falta de higiene pode levar ao desenvolvimento de várias doenças da pele, como dermatite, eczema, inflamação da pele, etc. A pele coceira nos braços e no abdômen pode ser um sintoma de tais problemas.
Para manter uma boa higiene, é recomendável que você:
- Lave as mãos regularmente com água morna e sabão, especialmente antes de comer e depois de usar o banheiro.
- Use itens de higiene pessoal, como toalhas e escovas de dentes.
- Dundeicão ou banho todos os dias, usando sabonete suave ou gel de chuveiro.
- Escove e apare as unhas para impedir que a sujeira e as bactérias se acumulem por baixo delas.
Além disso, também é aconselhável manter nossas roupas, roupas de cama e os itens que usamos em nossas vidas diárias limpas e bem mantidas. Afinal, a sujeira e a poeira também podem causar coceira e irritação na pele.
Benefícios de higiene as consequências da falta de higiene
Impedir a propagação de infecções | Várias doenças de pele |
Manter a saúde e uma sensação de conforto | Comichão, irritação e desconforto |
Melhora na aparência e bem-estar | Possível aparecimento de manchas e erupções cutâneas na pele |
Assim, para evitar coceira e irritação nas mãos e abdômen, é necessário seguir as regras de higiene e realizar procedimentos higiênicos regularmente. Isso ajudará a manter a pele limpa e a prevenir vários problemas.
Causas internas da sarna
A sarna pode ser causada não apenas por fatores externos, mas também por diversas causas internas. O corpo pode reagir a algumas mudanças internas, resultando em coceira nas mãos e no estômago.
Uma das possíveis causas da sarna são as alergias. Nas alergias, o sistema imunológico do corpo reage a certas substâncias chamadas alérgenos e produz anticorpos. Esse processo pode resultar em coceira na pele, incluindo mãos e estômago.
Outra causa possível pode ser um distúrbio hepático ou renal. Esses órgãos desempenham um papel importante na limpeza do corpo de toxinas e resíduos. Se não estiverem funcionando corretamente, vários problemas podem ocorrer, incluindo coceira na pele.
Além disso, a sarna pode estar associada a algumas doenças internas, como diabetes ou distúrbios hormonais. Nestes casos, a coceira pode ser um dos sintomas da doença e requer consulta médica para estabelecer um diagnóstico preciso.
As causas internas da sarna requerem uma abordagem séria ao tratamento e uma consulta médica. Caso ocorra coceira nas mãos e abdômen, principalmente se persistir por muito tempo ou for acompanhada de outros sintomas, é necessário consultar um médico para exame e prescrição do tratamento adequado.
Reação alérgica a medicamentos
As reações alérgicas a medicamentos podem ser causadas por uma variedade de medicamentos, incluindo antibióticos, antiinflamatórios, antialérgicos, antidepressivos e outros. Algumas pessoas podem ser mais propensas a reações alérgicas a certos medicamentos, especialmente se já apresentam reações alérgicas a outras substâncias.
Falência renal
As causas da insuficiência renal podem variar, incluindo doenças renais crônicas, como glomerulonefrite crônica e pielonefrite crônica, além de outras condições, como diabetes e hipertensão arterial. Em alguns casos, a insuficiência renal pode ocorrer como resultado de trauma ou envenenamento.
Os sintomas de insuficiência renal podem incluir micção frequente e dolorosa, inchaço, diminuição do apetite, náusea, dor lombar, sonolência, fraqueza e outros. Se você suspeitar de insuficiência renal, consulte seu médico para diagnóstico e tratamento apropriado.
Tipos de insuficiência renal
Dependendo das causas e da natureza do desenvolvimento, a insuficiência renal pode ser dividida em vários tipos:
- Insuficiência renal aguda – se desenvolve repentinamente e requer intervenção médica urgente;
- Insuficiência renal crônica – se desenvolve gradualmente e progride com o tempo;
- A insuficiência renal no fundo de outras doenças – pode estar associada a outras doenças, como diabetes ou hipertensão arterial;
- Insuficiência renal com balanço hídrico prejudicado – pode ocorrer com carga de fluido prolongada ou ingestão de água inadequada prolongada;
- A insuficiência renal com envenenamento – pode ser causada pela ingestão de certos medicamentos, produtos químicos ou outras toxinas.
Tratamento de insuficiência renal
O tratamento para insuficiência renal pode envolver diferentes métodos, dependendo do tipo e extensão da doença. A insuficiência renal aguda pode exigir procedimentos de hospitalização e desintoxicação para restaurar a função renal e manter sinais vitais. A insuficiência renal crônica pode exigir tratamento a longo prazo, incluindo tomar medicamentos e seguir uma dieta especial.
Em alguns casos, pode ser necessário um transplante de rim para restaurar a função renal. A decisão de transplante é tomada por um médico com base em um exame e avaliação da condição geral do paciente.
Prevenção de insuficiência renal
Para evitar insuficiência renal, é recomendável seguir um estilo de vida saudável, incluindo exercícios regulares, dieta equilibrada, evitar maus hábitos e hábitos adequados para beber. Também é importante prestar atenção ao encaminhamento oportuno a um médico em caso de sintomas relacionados à função renal.
Vídeo sobre o assunto:
Q & amp; A:
Por que minhas mãos e abdômen podem coceira?
A sarna é uma das causas mais comuns de coceira nas mãos e no abdômen. É causado por piolhos que randam e depositam ovos dentro da pele. Além disso, a coceira pode ser devido a uma reação alérgica a alimentos ou dermatite em contato. Outras causas também são possíveis, por isso é aconselhável consultar um médico para diagnóstico.
Como posso lidar com coceira nos braços e no abdômen?
Se a coceira for causada por uma reação alérgica, é recomendável eliminar o contato com o alérgeno. Você também pode usar cremes e loções antipurríticos, que podem ser comprados na farmácia sem receita médica. Se a coceira não desaparecer ou for acompanhada de outros sintomas, você deve consultar um médico.
Como posso evitar mãos e estômago com coceira?
Para impedir a coceira nas mãos e no abdômen, é recomendável seguir algumas recomendações: Evite o contato com possíveis alérgenos, use detergentes naturais, use roupas feitas de materiais naturais, não esfregue a pele com força ao limp á-la, não superm o-o ou seque opele.
Como sei se a coceira nos meus braços e o abdômen é causada por sarna?
Para diagnosticar sarna, você pode passar por uma raspagem da pele. O médico pega uma amostra de pele e a examina sob um microscópio para detectar a presença de piolhos ou ovos. Se o resultado for positivo, o tratamento consistirá no uso de medicamentos especiais para destruir piolhos e larvas.
O que devo fazer se a coceira nos meus braços e o abdômen persistir?
Se asciar os braços e o abdômen não desaparecer ou for acompanhado de outros sintomas, como erupções cutâneas ou vermelhidão, você deve consultar imediatamente um médico. Ele realizará os testes necessários e prescreverá o tratamento apropriado, dependendo da causa da coceira.
O que devo fazer se minhas mãos e coceira de estômago?
Se você tem mãos e estômago com coceira, pode ser devido a várias razões, como alergias, pele seca, doenças infecciosas e outros. Em primeiro lugar, é importante determinar a causa da coceira para prescrever o tratamento certo. Se a causa da coceira não for óbvia, é melhor consultar um médico para consulta e diagnóstico profissional.
Quais podem ser as causas de coçar nos braços e abdômen?
As fontes de coceira nos braços e abdômen podem ser variadas. Uma causa comum é uma reação alérgica a alimentos, medicamentos, produtos químicos ou materiais em contato com a pele. Outras causas possíveis podem incluir pele seca, eczema, urticária, doenças infecciosas, como catapora ou telhas e até estresse. Para determinar a causa exata da coceira, é recomendável consultar um médico ou dermatologista.
Doenças hepáticas
Algumas das doenças hepáticas comuns incluem:
- Hepatite: uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, álcool, medicamentos ou reações imunológicas automáticas. Os sintomas podem incluir coceira na pele, icterícia, fadiga e dor abdominal.
- Cirrose hepática: uma doença crônica na qual as células hepáticas saudáveis são gradualmente substituídas pelo tecido cicatricial. Se estiver presente cirrose, podem ocorrer sintomas como coceira, comprometimento da memória, inchaço e dor abdominal.
- Doença hepática gordurosa: acúmulo de gordura no fígado, que pode ser causado por obesidade, diabetes, álcool ou certos medicamentos. A doença hepática gordurosa pode levar à inflamação e cicatrização no fígado.
O diagnóstico de doença hepática geralmente requer exames de sangue e exames, como ultrassom hepático ou biópsia. O tratamento depende da condição específica e pode incluir medicamentos, mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, cirurgia.
É importante observar que as mãos e o abdômen também podem ser sinais de outras condições; portanto, você deve consultar um médico para um diagnóstico e tratamento precisos.
Reação à infecção
Um dos primeiros sinais de uma reação a uma infecção pode estar coceira em várias partes do corpo, incluindo as mãos e o abdômen. A coceira é uma sensação desagradável que é frequentemente acompanhada pela queima e avermelhar a pele. Isso se deve à liberação de produtos químicos como a histamina como resultado do processo inflamatório causado pela infecção.
- Produtos químicos como a histamina fazem com que os vasos sanguíneos dilatem e aumentem a permeabilidade da parede vascular. Isso permite fácil acesso de sangue no local da infecção e permite que as células imunes atinjam rapidamente o local da inflamação.
- A inflamação é acompanhada pela liberação de anticorpos contendo fluido e substâncias anti-inflamatórias. Esse fluido pode causar inchaço e edema, o que pode levar à coceira e desconforto.
Além da coceira, outros sintomas, como aumento da temperatura corporal (febre) e dor e desconforto na área da lesão, podem ocorrer em resposta à infecção. Esses sintomas são sinais de que o sistema imunológico está ativado e o corpo está lutando contra a infecção.