Saiba por que as alergias nos adultos ocorrem, quais sintomas eles manifestam e como trat á-los corretamente. Dicas e recomendações de especialistas para combater as reações alérgicas.
A alergia é uma doença frequente que pode ser expressa de várias formas. Ocorre como resultado da reação do corpo a substâncias-alérgenos, que geralmente são consideradas inofensivas. Existem muitas causas de alergias, mas as mais comuns são alimentos, pólens, poeira doméstica, animais e medicamentos.
Os sintomas de alergias podem se manifestar de diferentes formas: na pele, nos olhos, nariz, estômago, trato respiratório, etc. Isso inclui bolhas e manchas vermelhas na pele, coceira e olhos lacrimejantes, nariz escorrendo e espirros, dores de estômago, falta de estômagode respiração e ofegante.
O tratamento de alergias em adultos depende do estágio em que a doença está. É importante não apenas tratar os sintomas, mas também eliminar a causa e impedir a recorrência da reação alérgica. Os médicos prescrevem ant i-histamínicos, medicamentos hormonais, inaladores. Além disso, é importante mudar a dieta e a escolha das roupas, reduzir o contato com os alérgenos.
- Alergia: conceitos básicos e causas de desenvolvimento
- O que é alergia?
- As principais causas de alergias
- Vídeo sobre o assunto:
- Causas de alergias
- Os principais sintomas de alergias
- Quais órgãos e sistemas corporais são danificados por alergias
- Diagnosticando alergias em adultos
- História
- Teste de pele
- Teste de anticorpos sanguíneos
- Teste de comida
- Resultados de diagnóstico
- Identificando o alérgeno
- Tipos de alergias
- Alergias a comida
- Alergias respiratórias
- Contate alergias
- Alergias de drogas
- Como tratar alergias
- Uso de ant i-histamínicos
- Uso de medicamentos hormonais
- Uso de imunoterapia
- Efeito da dieta nas alergias
- Fisioterapia e alergias
- Alergias e medicina alternativa
- Quais medicamentos ajudarão com alergias?
- Como evitar uma reação alérgica
- Efeito dos esportes nas alergias
- A importância da atividade física para pessoas com alergias
- Como escolher um esporte para alergias
- Precauções para pessoas com alergias que se exercitam
- Ant i-histamínicos e seu efeito
- Como lidar com alergias em casa
- 1- Purificação do ar
- 2. Redução de poeira e pólen
- 3. Evite alérgenos
- 4 Use remédios naturais
- 5. Fortaleça seu sistema imunológico
- Prevenção de alergias em adultos
- Nutrição apropriada
- Observância da higiene
- Evitando contato com alérgenos
- Visitando um alergista
Alergia: conceitos básicos e causas de desenvolvimento
O que é alergia?
A alergia é a resposta peculiar do corpo à ingestão de uma certa substância ou contato com um irritante. É formado por encontros repetidos com um alérgeno quando o sistema imunológico busca maneiras de se defender contra partículas estrangeiras, geralmente sem motivo aparente.
Como você se sente sobre o jejum de intervalo?
Positivo
Negativo
Neutro
As principais causas de alergias
Existem muitos alérgenos que causam reações indesejadas. Alguns dos mais comuns incluem:
- Pólens de plantas;
- Alimentos como nozes, ovos, chocolate e frutas;
- Medicamentos como antibióticos ou aspirina;
- Substâncias nocivas, que incluem produtos químicos domésticos, metais, corantes e outros;
- Insetos, como abelhas e vespas especialmente venenosas.
Os fatores de risco incluem idade, predisposição genética, doença e condições ambientais.
Vídeo sobre o assunto:
Causas de alergias
As alergias são a resposta do corpo a fatores externos. Ele se manifesta como resultado da exposição a vários alérgenos que atuam no sistema imunológico, causando uma reação na forma de inflamação alérgica.
As principais causas de alergias podem estar relacionadas a fatores hereditários, condições ambientais, dieta e estilo de vida. A hereditariedade desempenha um papel importante no desenvolvimento de reações alérgicas, pois uma pessoa pode herdar um conjunto genético que predetermina a ocorrência de alergias a certos alérgenos.
A influência negativa dos fatores ambientais também é um fator importante na ocorrência de alergias. A poluição do ar, produtos químicos industriais e aditivos alimentares podem contribuir para alergias.
A nutrição e o estilo de vida também desempenham um papel no desenvolvimento de alergias, pois dieta ruim, consumo de álcool e tabagismo podem afetar negativamente o sistema imunológico, tornand o-o mais suscetível a alérgenos.
- Fator hereditário
- Fatores Ambientais
- Nutrição e estilo de vida
Os principais sintomas de alergias
A alergia é um distúrbio do sistema imunológico que pode se manifestar na pele, olhos, trato respiratório e outros órgãos humanos. Todas as reações alérgicas estão associadas à liberação de anticorpos específicos – imunoglobulinas tipo E (IgE) – no sangue. No próximo contato com o alérgeno, o IgE se liga às moléculas antigênicas correspondentes, resultando na liberação de mediadores alérgicos.
Os principais sintomas de alergias incluem: nariz escorrendo, nariz abafado, tosse, espirros, olhos ardentes e coceira, erupções cutâneas, edema de Quincke, redução da pressão arterial e até choque anafilático.
Por exemplo, se uma pessoa é alérgica a flores, ela pode experimentar nariz escorrendo, tossir, espirrar e nariz entupido. As alergias à poeira doméstica podem se manifestar com o edema de Quincke e erupções cutâneas no corpo, enquanto os alérgenos alimentares podem causar choque anafilático.
Como regra, as manifestações de alergia podem aparecer em poucos minutos após o contato com o alérgeno, mas também pode acontecer que os sintomas possam aparecer após algumas horas. Também é importante observar que as manifestações de alergia podem ser sazonais ou o ano todo.
Quais órgãos e sistemas corporais são danificados por alergias
As alergias são uma condição do sistema imunológico no qual o corpo reage a substâncias que normalmente não causam problemas na maioria das pessoas. Essas substâncias são chamadas de alérgenos e podem causar uma variedade de sintomas, incluindo coceira, nariz escorrendo, pele vermelha e inchada e problemas respiratórios e digestivos.
Uma reação alérgica pode danificar vários órgãos e sistemas corporais. Por exemplo, com nariz escorrendo e espirros, as membranas mucosas do nariz e da garganta ficam irritadas e escorrendo, o que pode levar a um nariz escorrendo e entupido. Com a dermatite, a pele pode ficar seca, escamosa, vermelha e erupções cutâneas podem aparecer.
Se as alergias causarem problemas respiratórios, elas podem danificar os pulmões e causar asma. Na asma, as vias aéreas ficam estreitas e inflamadas, dificultando a respiração e podem levar a problemas de saúde. As alergias a certos alimentos podem danificar o sistema digestivo e causar sintomas como diarréia, náusea e vômito.
Em alguns casos, se uma reação alérgica não for tratada, pode levar a problemas graves, como a anafilaxia. A anafilaxia é uma condição rara, mas muito perigosa, que pode levar à inconsciência e até à morte se não for obtida atenção médica imediata.
Diagnosticando alergias em adultos
História
O primeiro passo no diagnóstico de alergias é analisar o histórico médico do paciente. O médico faz perguntas sobre os sintomas de seu curso, possíveis fatores, maneiras de desenvolver alergias etc. Este é um passo importante que ajuda a determinar a probabilidade de uma reação alérgica.
Teste de pele
O teste da pele é um dos métodos mais comuns para diagnosticar alergias. Neste teste, uma pequena quantidade de alérgeno é aplicada à pele e, em seguida, a reação ao alérgeno é avaliada. O aparecimento de vermelhidão, inchaço ou irritação no local onde o alérgeno foi aplicado é um resultado positivo no teste.
Teste de anticorpos sanguíneos
Outro método de diagnóstico de alergias é um exame de sangue para anticorpos. Este teste ajuda a determinar se o paciente tem anticorpos contra um alérgeno específico. Se forem detectados anticorpos, isso pode indicar uma alergia a um alérgeno específico.
Teste de comida
Em um teste de alimentos, o paciente é solicitado a consumir uma pequena quantidade de um produto que pode causar uma reação alérgica. Em seguida, o curso dos sintomas é avaliado. Se os sintomas de alergia aparecerem, indica uma reação a um produto específico.
Resultados de diagnóstico
Todos os resultados do diagnóstico devem ser avaliados por um médico que possa determinar a presença de alergia e prescrever o tratamento adequado. Tratamento e recomendações adicionais para o paciente dependem do resultado diagnóstico, por isso é necessário abordar o processo de diagnóstico com responsabilidade e cuidado.
Identificando o alérgeno
Para se livrar com sucesso das alergias, é necessário determinar a causa exata de sua ocorrência. Para fazer isso, vale a pena prestar atenção aos alérgenos mais comuns:
- Pólen de planta. Se você tem o nariz escorrendo, espirrando e com coceira na primavera e no verão, provavelmente é alérgico a pólen de plantar.
- Pó da casa. Se seus sintomas de alergia ocorrerem o ano todo, de manhã e à noite, a poeira em sua casa é provavelmente a causa.
- Gatos e cachorros . Se você tiver o nariz escorrendo quando estiver ao redor do seu animal de estimação, tente se livrar deles por um tempo para determinar se eles são um alérgeno.
- Comida . Se você receber erupções cutâneas, coceira na garganta e manchas vermelhas depois de comer uma certa comida, pode ser um alérgeno.
Para descobrir exatamente o que você é alérgico, vale a pena ver um alergista e passar por testes especiais. Eles ajudarão a identificar o alérgeno e prescrever um tratamento adequado.
Tipos de alergias
A alergia é a resposta do corpo a agentes externos. Existem diferentes tipos de alergias que podem se manifestar em adultos.
Alergias a comida
Uma alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico a certos alimentos. Muitas vezes se manifesta como erupções cutâneas, inchaço na garganta ou no rosto, coceira ou distúrbios gastrointestinais. Os alérgenos comuns incluem glúten, açúcar, leite, ovos, peixe e frutos do mar.
Alergias respiratórias
As alergias respiratórias ocorrem quando alérgenos, como pólen, poeira, pêlo para baixo ou animal, são inalados. Os sintomas podem variar, incluindo o nariz escorrendo, tosse, coceira e olhos aquosos, sufocando e até asma.
Contate alergias
As alergias de contato ocorrem quando você entra em contato com um alérgeno, que pode estar em qualquer alimento, perfume, cosméticos ou metais. Pode se manifestar como erupções cutâneas, coceira, irritações da pele ou vermelhidão.
Alergias de drogas
Uma alergia a drogas pode ocorrer a um ou mais medicamentos, como aspirina ou penicilina. Pode causar sintomas que variam de leves, como coceira e pele, a mais graves, como inchaço, engasgar e choque.
Cada tipo de alergia requer uma abordagem individualizada para o tratamento e a prevenção. Esteja atento à sua condição e consulte um médico se notar mudanças patológicas no corpo.
Como tratar alergias
Uso de ant i-histamínicos
Os anti-histamínicos são a forma mais comum de lidar com reações alérgicas. Eles eliminam sintomas de alergia como coceira, vermelhidão e inchaço da pele, coriza e tosse. Tomar medicamentos anti-histamínicos pode normalizar o corpo, protegê-lo das manifestações adversas das alergias e melhorar a qualidade de vida.
- Um dos medicamentos anti-histamínicos mais eficazes é a loratadina, que bloqueia a liberação de histamina no organismo e reduz as reações alérgicas.
- Clemastina é outro medicamento anti-histamínico que ajuda no tratamento de coceira e erupções cutâneas causadas por alergias.
Os anti-histamínicos devem ser tomados somente por recomendação do médico e com cumprimento obrigatório da posologia.
Uso de medicamentos hormonais
Os medicamentos hormonais são usados nos casos em que outros métodos de tratamento de alergias não ajudam. Podem ser prescritos na forma de pomadas, cremes, géis, aerossóis ou na forma de injeções. As pomadas hormonais reduzem o inchaço e a coceira na pele, enquanto os aerossóis e as injeções ajudam no tratamento de formas graves de alergias, como choque anafilático, inchaço da laringe e do trato respiratório.
- A flucinolona é um medicamento hormonal em forma de pomada que ajuda a controlar erupções alérgicas na pele.
- A dexametasona é um medicamento hormonal eficaz usado para tratar reações alérgicas na forma de injeções.
Os medicamentos hormonais são tomados apenas sob supervisão de um médico e sob indicações estritas.
Uso de imunoterapia
A imunoterapia é um método de tratamento de alergias, que consiste na introdução no organismo de uma dose gradualmente crescente do alérgeno que causou a reação alérgica. Este método ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduzir de forma consistente os sintomas das alergias e até curá-las completamente.
- Existem duas formas de imunoterapia: subcutânea (injeção) e sublingual (gotejamento). A imunoterapia subcutânea é realizada em ambulatório, enquanto a versão sublingual pode ser realizada de forma independente em casa.
- A imunoterapia só pode ser administrada após a confirmação do diagnóstico e identificação da sensibilidade ao alérgeno.
A imunoterapia é um processo longo que requer paciência e cumprimento estrito das instruções do médico.
Efeito da dieta nas alergias
Se você tiver alergias, uma dieta adequada pode ajudar a reduzir os sintomas e melhorar sua saúde geral. O corpo pode reagir a uma variedade de alimentos, como laticínios, ovos, glúten, nozes e outros. Portanto, é importante observar o que você come e evitar alimentos que podem causar uma reação alérgica.
Evitar certos alimentos pode ser difícil, mas há muitas alternativas que você pode consumir com segurança. Por exemplo, existem produtos lácteos sem lactose para pessoas que são intolerantes à lactose e alimentos sem glúten para aqueles que são intolerantes ao glúten.
Também é importante prestar atenção ao que você come ao longo do dia. Alguns alimentos, como especiarias, podem exacerbar as reações alérgicas, portanto, você deve evitar com ê-las.
- Dica: se você sabe que é alérgico a um alimento específico, evite com ê-lo e encontrar um substituto em sua dieta.
- Dica: visite seu médico ou nutricionista para saber mais sobre como fazer as alterações necessárias em sua dieta para reduzir os sintomas de alergia.
Dev e-se notar que a dieta não é a única maneira de reduzir os sintomas de alergia. Mas a estrita adesão a uma dieta adequada pode reduzir significativamente os sintomas e melhorar a qualidade de vida de uma pessoa.
Fisioterapia e alergias
A fisioterapia pode ser um método eficaz para tratar alergias. Basei a-se no uso de vários fatores físicos, como ultrassom, campos eletromagnéticos e outros para fortalecer o sistema imunológico e reduzir os sintomas de alergia.
Um dos métodos de fisioterapia mais comuns é a terapia com UVB. Ele usa radiação ultravioleta para diminuir a reatividade do sistema imunológico e reduzir os sintomas de alergia.
Outro método é a terapia com magnet. Basei a-se no uso de um campo magnético para fortalecer o sistema imunológico e reduzir a inflamação, além de reduzir as reações alérgicas.
No entanto, antes de iniciar a fisioterapia, é necessário consultar um médico para garantir que seja o método de tratamento certo para sua alergia específica.
Além disso, lembr e-se de que a fisioterapia só pode ser usada em conjunto com outros tratamentos, como medicamentos e mudanças no estilo de vida, para obter os resultados mais eficazes.
Alergias e medicina alternativa
As alergias podem ser uma condição desagradável e até perigosa, mas existem muitos tratamentos disponíveis, tanto tradicionais como alternativos. A medicina alternativa está se tornando cada vez mais popular quando se trata de alergias.
Um dos métodos mais comuns de medicina alternativa é a homeopatia. Este método baseia-se na utilização de pequenas doses de ingredientes naturais que causam sintomas de alergia, mas na mesma dose podem ajudar a aliviar os sintomas. Embora a eficácia da homeopatia seja debatida por especialistas, ela está se tornando cada vez mais popular entre quem sofre de alergias.
Outros métodos de medicina alternativa que podem ajudar com alergias incluem ervas e partes de plantas usadas em receitas de chás, preparações à base de ervas e pomadas. Além disso, técnicas de massagem, ioga e relaxamento também podem ajudar a controlar alergias.
- Tenha cuidado ao utilizar terapias alternativas e não se automedique;
- Consulte um especialista que poderá ajudá-lo a escolher o método de tratamento adequado para você;
- Esteja atento aos tratamentos tradicionais e tome medicamentos prescritos pelo seu médico.
Quais medicamentos ajudarão com alergias?
Hoje, há um grande número de medicamentos no mercado farmacêutico que podem ajudar no tratamento de alergias. No entanto, escolher o que funcionará para você é uma questão individual. Muitas vezes, para o tratamento de alergias, utiliza-se um grupo de medicamentos anti-histamínicos que bloqueiam a ação da histamina, que causa uma reação alérgica. Os principais representantes deste grupo são difenidramina, loratadina, cetirizina, cetotifeno e outros.
No caso de manifestações alérgicas graves, é aconselhável tomar corticosteróides, que suprimem a reação do organismo ao alérgeno. Porém, é preciso lembrar que esses medicamentos apresentam muitos efeitos colaterais e só podem ser prescritos por um médico.
Além de comprimidos e cápsulas, muitos preferem usar pomadas e cremes que contenham glicocorticosteróides. Eles são aplicados na área afetada da pele e ajudam a eliminar a coceira e a inflamação.
Não menos eficaz é o uso de preparações homeopáticas que não contenham elementos químicos. Eles se concentram no fortalecimento do sistema imunológico e no combate às manifestações alérgicas. Alguns dos remédios homeopáticos mais comuns são Allergy Formula, Nystatal e Buck Pack.
De qualquer forma, a regra principal ao tratar alergias não é para se auto-medicar. Na presença dos primeiros sintomas, é recomendável procurar ajuda médica qualificada, onde o médico prescreverá o remédio mais eficaz.
Como evitar uma reação alérgica
A alergia é um problema que pode aparecer em qualquer pessoa, mas é possível evitar sua aparência. Além do tratamento, existem várias medidas que podem ajudar a prevenir uma reação alérgica.
- Mantenha limpo . A limpeza e a desinfecção regular da sala ajudarão a evitar alérgenos – substâncias que causam uma reação alérgica.
- Coma uma dieta saudavel . A boa nutrição ajudará a fortalecer o sistema imunológico e prevenir reações alérgicas.
- Evite contato com alérgenos. Se você sabe que é alérgico a uma certa substância, evite o contato com ela.
- Use proteção ao trabalhar com alérgenos. Se você trabalha com alérgenos (como produtos químicos), use uma máscara, luvas e outros equipamentos de proteção.
- Evite o estresse. O estresse pode ser a causa de uma reação alérgica. Tente evitar situações estressantes e relaxar regularmente.
Seguindo essas regras simples, você pode reduzir a probabilidade de uma reação alérgica e melhorar significativamente sua saúde.
Efeito dos esportes nas alergias
A importância da atividade física para pessoas com alergias
Os exercícios certos e o regime de exercícios podem ter um impacto positivo no corpo de pessoas com alergias. As atividades esportivas ajudam a fortalecer o sistema imunológico e melhorar a função pulmonar e cardíaca.
No entanto, as características individuais e as condições de saúde devem ser levadas em consideração. Pessoas com asma brônquica ou rinite alérgica não são recomendadas para treinar na estação fria ou em condições de alta poluição do ar.
Como escolher um esporte para alergias
- Nadar – Essa disciplina é ideal para pessoas com alergias, pois a água hidrata e limpa o trato respiratório.
- Yoga – Exercícios de alongamento e práticas de respiração podem ajudar a melhorar a função pulmonar e a sensibilidade dos alérgenos.
- Corrida – Adequado para pessoas sem asma brônquica, mas o exercício deve ser feito perto de parques ou em estádios para evitar alérgenos.
Precauções para pessoas com alergias que se exercitam
Você sempre deve consultar um especialista antes de se exercitar e determinar um plano de exercício individualizado. Também é necessário tomar medidas para evitar o contato com alérgenos: use uma máscara, exercit e-se dentro de casa ou evitar o esforço durante os períodos de floração.
Além disso, recomend a-se não se exercitar durante a reação inicial ao alérgeno: esse período pode piorar a condição do corpo e danificar a saúde.
Ant i-histamínicos e seu efeito
Os ant i-histamínicos são medicamentos projetados para reduzir os sintomas de alergias, como coceira, nariz escorrendo, tosse, lacrimação e outras manifestações. Esses medicamentos bloqueiam a ação da histamina, uma substância produzida no corpo durante uma reação alérgica.
Os ant i-histamínicos são divididos em primeira, segunda e terceira geração. A primeira geração de medicamentos, como Dimedrol e suprastina, tem uma ação rápida e é caracterizada por um preço barato. No entanto, esses medicamentos podem causar sonolência e reduzir o tempo de reação. A segunda geração, como Claritin e Zyrtec, é mais moderna e não causa sonolência. Os anti-histamínicos de terceira geração, como fexofenadina e levocetirizina, são ainda mais avançados e têm efeitos duradouros.
É importante lembrar que os ant i-histamínicos podem ter efeitos colaterais como náusea, tontura e dor abdominal. Portanto, é necessário consultar um médico ou farmacêutico para escolher o melhor medicamento e dosagem de acordo com as características individuais do corpo.
- Conclusões:
- Os ant i-histamínicos reduzem os sintomas de alergia ao bloquear a ação da histamina.
- Os medicamentos são divididos em primeira, segunda e terceira geração.
- Possíveis efeitos colaterais devem ser considerados e um médico ou farmacêutico deve ser consultado antes do uso.
Como lidar com alergias em casa
1- Purificação do ar
Limpe o ar em sua casa usando dispositivos especiais, como um purificador de ar ou filtros de purificação de ar. Eles removem poeira, pólen e outros alérgenos do ar, o que pode ajudar a reduzir os sintomas de alergia.
2. Redução de poeira e pólen
Para reduzir a quantidade de poeira e pólen em sua casa, você deve limpar e esfregar todas as superfícies regularmente. Use panos de limpeza especiais que prendem a poeira e evitem que ela se disperte.
3. Evite alérgenos
Evite o contato com alérgenos que desencadeiam sua reação alérgica. Por exemplo, se você é alérgico ao pólen, evite ir ao ar livre quando as plantas estiverem em flor ou use um respirador se precisar estar ao ar livre.
4 Use remédios naturais
Use remédios naturais para reduzir os sintomas de alergia. Por exemplo, você pode usar a tintura de calêndula ou a água do mar para aliviar o congestionamento nasal. E para aliviar a coceira na pele, você pode usar Aloe Vera ou Oatmeal. Você pode encontrar muitas informações úteis sobre remédios naturais online.
5. Fortaleça seu sistema imunológico
Fortaleça seu sistema imunológico para reduzir as chances de reações alérgicas. Coma alimentos saudáveis, tome vitaminas e minerais, exercit e-se e viva um estilo de vida saudável. Lembr e-se também de que o chefe da família deve estar preparado para qualquer surpresa e deve sempre ter um plano de ação de alergia válido em mãos.
Prevenção de alergias em adultos
Nutrição apropriada
Um dos principais fatores na prevenção de alergias é a nutrição adequada. É importante consumir alimentos que não causam reações alérgicas. Recomend a-se limitar o consumo de álcool, cafeína e alimentos ricos em conservantes e corantes.
Observância da higiene
Seguir bons hábitos de higiene também pode ajudar a prevenir alergias. Lavagem regular das mãos, cuidados com a pele e cabelos e as tarefas domésticas podem reduzir o risco de reações alérgicas.
Evitando contato com alérgenos
Um dos métodos mais importantes de prevenção de alergias é evitar o contato com os alérgenos. Se você já foi diagnosticado com alergias, precisa evitar o contato com substâncias que causam uma reação alérgica. Por exemplo, se você é alérgico a plantas com flores, é importante evitar o contato com elas durante a estação de florescimento.
Visitando um alergista
Visitas regulares a um alergista também podem ajudar a prevenir alergias. O médico pode realizar testes para alérgenos e sugerir quais medidas preventivas tomarem em seu caso específico.