7 razões pelas quais você não perde peso e gordura com as aulas de fitness

Leia o artigo sobre as razões pelas quais você não perde peso e gordura em uma dieta com aulas de fitness. Descubra o que os erros cometem ao perder peso e como lidar com eles.

O tópico da perda de peso nunca sai de moda e, todos os anos, quando os meses de verão se aproximam, as pessoas começam a fazer a pergunta: como perder o excesso de peso de maneira rápida e eficaz? Não há nada de errado nisso, pois todos queremos nos sentir mais saudáveis e atraentes. Mas aqueles que seguem dietas estritas e constantemente vão para exercícios, simplesmente não conseguem alcançar os resultados desejados.

Por isso, decidimos descobrir por que isso acontece e descrever as sete razões mais comuns pelas quais a dieta e a aptidão não perdem peso. Se você já encontrou esse problema, encontrará este artigo útil.

Razão #1: você subestima a quantidade de calorias que consome.

“Eu estava fazendo dieta, mas não estava vendo resultados, então comecei a ir à academia e aumentando minha ingestão de proteínas. Mas ainda não posso perder peso”.

Ouvimos muitas histórias como essa e, na maioria dos casos, o problema está de fato simples: você está consumindo mais calorias do que está gastando. Vamos entrar nisso com mais detalhes ao longo do artigo.

Abordagem errada para fazer dieta

Abordagem inadequada para fazer dieta

Muitas pessoas que querem perder peso cometem um erro comum: elas simplesmente reduzem a quantidade de alimentos que consomem ao longo do dia. No entanto, essa não é a abordagem mais eficaz para derramar esses quilos extras.

Uma abordagem realmente eficaz para a dieta é mudar seu estilo de vida. Isso pode incluir aumentar a quantidade de frutas e vegetais em sua dieta, reduzir sua ingestão de carboidratos e gordura e aumentar a quantidade de proteína em sua dieta.

Além disso, é importante ver o que você come. Muitos alimentos que normalmente consideramos alimentos saudáveis podem conter calorias ocultas, açúcar e gordura. Portanto, é importante ler rótulos de alimentos e escolher opções mais saudáveis.

  • Dica: não tente obter resultados rápidos. Isso pode levar a deficiências de nutrientes e quebrar a massa muscular, o que diminuirá seu metabolismo e, finalmente, impedirá a perda de peso.
  • Dica: não desista de tudo o que você ama. Se você se proibir algo completamente delicioso, você se sentirá privado e provavelmente quebrará sua dieta. Você pode encontrar alternativas saudáveis para seus alimentos favoritos.

Vídeo sobre o assunto:

Por que não beber água suficiente pode impedir a perda de peso?

Muitas pessoas sabem que beber água é de grande importância para o corpo. Mas nem todo mundo percebe que está diretamente relacionado ao processo de perda de peso. Se você não beber água suficiente, seu corpo pode armazenar fluido e os quilos extras parecerão mais difíceis de derramar.

Além disso, a água potável desempenha um papel importante no metabolismo. Se você deseja acelerar seu metabolismo, beba mais água. Mas beber bebidas carbonatadas açucaradas, pelo contrário, diminui seu metabolismo e nega todos os seus esforços de perda de peso.

Evite também beber álcool, o que causa desidratação e diminui seu metabolismo. Se você quiser perder peso, prefira água potável.

  1. Dica: beba pelo menos 8 copos de água por dia
  2. Dica: beba um copo de água antes de uma refeição, isso ajudará você a reduzir a quantidade de alimentos absorvidos
  3. Dica: adicione suco de limão ou bagas frescas à sua água, isso não apenas tornará a bebida mais saborosa, mas também a enriquecerá com nutrientes.

Qual atividade física você prefere mais?
Treinamento de força
43, 18%
14, 77%
Outro
42, 05%

Falta de atividade física regular

Falta de atividade física regular

Uma das principais razões pelas quais as pessoas não perdem peso na dieta e na aptidão é a falta de atividade física regular. Mesmo se você seguir uma dieta, mas não se exercitar, pode não obter os resultados desejados.

O exercício ajuda a acelerar seu metabolismo e aumentar o número de calorias que você queima durante o dia. Além disso, a atividade física aumenta seus níveis de energia e melhora seu humor, o que pode ajud á-lo a gerenciar a fome e evitar demais.

Se você não gosta de se exercitar ou não pode se juntar a uma academia, pode adicionar atividade física à sua vida diária. Por exemplo, tente caminhar em vez de dirigir ou se exercitar durante os comerciais enquanto assiste à TV.

  • Você não precisa se exercitar todos os dias para obter resultados. Apenas 30 minutos de atividade física moderada por dia é suficiente para melhorar sua saúde e perder peso.
  • Escolha exercícios que você goste. Por exemplo, se você gosta de dançar, escolha exercícios de dança.
  • Consulte um especialista se tiver problemas de saúde que podem impedir que você se exercite.

Não se esqueça de que a atividade física não é apenas importante para a perda de peso, mas também para sua saúde geral. Para obter sucesso na perda de peso e manter seu peso no nível certo, é importante combinar nutrição adequada e atividade física regular.

Hábito de lanches – o motivo do fracasso em uma dieta

O hábito de petiscar é causa de fracasso na dieta

Uma das razões pelas quais se deixa de perder peso e gordura na dieta e na aptidão é o hábito de lanches. Muitas pessoas não podem resistir a lanches e lanches entre as refeições.

Os lanches geralmente são ricos em calorias e não fornecem uma sensação de saciedade por um longo tempo. Além disso, a lanches constantes faz com que você consuma mais calorias do que o gasto, o que leva ao ganho de peso.

Se você quiser perder peso e gordura na dieta e fitness, evite fazer lanches entre as refeições. Em vez disso, tente aumentar a quantidade de proteínas em sua dieta, o que o ajudará a manter uma sensação de saciedade por um longo período de tempo. Você também pode tentar aumentar a quantidade de água que consome para aumentar a sensação de saciedade e evitar lanches.

  • Evite lanches entre as refeições principais
  • Aumente a quantidade de proteína em sua dieta
  • Aumente a quantidade de água que você consome

Razão #2: absorvendo comida muito rapidamente

Razão nº 2: comer muito rápido

Uma das razões comuns para não perder peso é comer muito rapidamente. Se você comer muito rapidamente, provavelmente não notará a configuração de saciedade e, portanto, comerá muito mais do que precisa. Além disso, a alimentação rapidamente pode levar a problemas de saúde digestivos e gerais.

Comer rápido também pode levar à necessidade de comer em intervalos curtos. Se você comer muito rapidamente, seu corpo não tem tempo para digerir completamente a comida e, portanto, sentirá fome horas depois de comer. Isso pode levar a comer demais e aumentar o peso.

É recomendável que você leve alguns minutos para comer e saborear cada mordida. Isso ajudará você a perceber os sinais de saciedade corretamente e reduzir a quantidade de alimentos que você consome. Também pode ajudar a melhorar a digestão e reduzir a frequência das refeições.

Se você não tiver tempo para comer devagar, tente usar placas e aparelhos menores, o que pode ajudar a reduzir a quantidade de alimentos que você consome. Também é aconselhável evitar TV e dispositivos que estão distraindo enquanto comem. É importante apreciar sua comida e saborear seu sabor e cheiro.

Estresse e privação de sono: como isso afeta a perda de peso

Estresse e privação de sono: como isso afeta a perda de peso

O estresse é um dos principais motivos que podem impedir a perda de peso. Emoções instáveis podem desencadear a liberação do hormônio cortisol, que aumenta os níveis de açúcar no sangue. Isso pode levar a uma necessidade excessiva de comer e ao desejo de petiscar algo doce ou gorduroso para lidar com o estresse.

Além disso, o estresse também pode fazer com que você durma menos, o que também tem um impacto negativo na perda de peso. Existem numerosos estudos que mostram que a falta de sono está ligada ao ganho de peso. Afinal, quando estamos privados de sono, nosso corpo fica menos sensível à insulina, responsável por utilizar a glicose como energia. Isso significa que comemos mais para obter a energia que precisamos.

Então, como você combate o estresse e a privação de sono?

  • Ajude-se a relaxar. Reserve tempo para meditação, ioga ou respiração profunda para reduzir os níveis de cortisol.
  • Estabeleça um horário de sono e cumpra-o. Tente deitar e acordar no mesmo horário todos os dias e lembre-se de reservar um tempo adequado para descansar.
  • Evite o consumo excessivo de cafeína e álcool, que também podem interferir no sono.
  • Procure ajuda profissional se estiver tendo problemas de estresse e sono.

Não se esqueça que o estresse e a privação de sono podem dificultar muito a perda de peso, por isso faz sentido prestar atenção a eles e tomar medidas para eliminá-los.

Por que você não consegue perder peso: razões médicas

Existem algumas razões médicas que podem impedir a perda de peso, mesmo com dieta e exercícios moderados.

  • Tireoide. O hipotireoidismo, uma condição na qual a glândula tireoide reduz a produção de hormônios, pode causar diminuição do metabolismo e inibir a perda de peso.
  • Resistência a insulina. Esta é uma condição em que as células do corpo não conseguem utilizar a insulina de forma eficaz, o que pode levar ao aumento do apetite e ao aumento da gordura corporal.
  • Medicamentos para aumentar o peso. Certos medicamentos, como antidepressivos ou que alimentam doenças mentais, podem aumentar o apetite e levar ao ganho de peso.
  • Genética. Ter certos genes pode tornar uma pessoa propensa ao ganho de peso e difícil de perder peso, mesmo com dieta e exercícios físicos.

Se você perceber que não consegue atingir a forma desejada apesar dos esforços, é aconselhável consultar um médico para fazer um check-up e identificar possíveis motivos médicos.

Perguntas e respostas:

Posso perder peso com uma dieta sem praticar esportes e preparação física?

Sim você pode. Livrar-se do excesso de peso depende principalmente de uma nutrição adequada. Porém, a combinação de dieta alimentar e atividade física acelera o processo de perda de peso e melhora a saúde geral.

Por que depois de alguns dias de dieta o peso não diminui?

Os motivos podem ser vários: ingestão muito elevada de calorias, atividade física insuficiente, retenção de líquidos no corpo, distúrbios metabólicos. Para ter certeza de que o plano de emagrecimento está correto e excluir esses fatores, vale a pena consultar um especialista.

Como perder gordura em áreas problemáticas (coxas, abdômen)?

Você não pode perder gordura apenas em uma determinada área do corpo. A perda de peso ocorre uniformemente em todo o corpo. No entanto, exercitar esses grupos musculares ajudará a fortalecê-los e torná-los mais tensos.

A dieta e o condicionamento físico podem piorar minha saúde?

Se a dieta e a boa forma física não forem adequadas ao corpo individual, podem levar a várias doenças. Para evitar consequências negativas, você deve consultar um especialista e escolher um plano de emagrecimento pensando na sua saúde.

Quais produtos são mais eficazes para perda de peso?

Alimentos ricos em proteínas e fibras (carnes, peixes, ovos, laticínios com baixo teor de gordura, frutas, vegetais) ajudam a acelerar o processo de perda de peso e a fortalecer a massa muscular. Porém, o melhor é escolher uma dieta alimentar individualmente, levando em consideração as necessidades do corpo e do estilo de vida.

Com que frequência devo fazer exercícios para perder peso?

A frequência de exercícios cerca de 3-4 vezes por semana ajuda a manter o tônus ​​muscular e a acelerar o metabolismo. No entanto, ao criar um programa de treinamento individual, os especialistas levam em consideração muitos fatores, como idade, sexo, aptidão física, etc.

É possível substituir o exercício físico por um estilo de vida ativo?

Sim, se a atividade total durante o dia for suficientemente elevada. No entanto, o desporto ajuda a perder peso mais rápido e melhor, a fortalecer o sistema cardiovascular e a manter um tom corporal elevado.

Quais doenças podem atrapalhar a perda de peso?

Algumas doenças, como distúrbios metabólicos, doenças da tireoide, diabetes, anemia, podem causar um aumento de energia e servir como motivo para ganho de peso. Se você tem uma doença crônica, deve consultar um médico para ajudá-lo a escolher o melhor programa de perda de peso para sua saúde.